LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Confira a evolução da linha Galaxy S até o mais novo S6

29 de março de 2015 25

Lançado originalmente em março de 2010, o primeiro smarpthone da linha Galaxy S foi um marco na história da Samsung. Abrindo portas para centenas de outros produtos e também para uma trajetória cheia de sucessos para a companhia, o smartphone não foi apenas uma simples revolução interna dentro da fabricante, mas também uma nova janela de oportunidades para que diversas outras empresas pudessem explorar o mercado com novos aparelhos.

Ambiciosa e com muita vontade de dominar o mercado de smartphones, a Samsung se viu encurralada em alguns momentos, mas ao mesmo tempo contou com aliados fortes para que a evolução dos seus smartphones fosse feita da melhor maneira possível. Aliando um hardware poderoso ao software da Google, o Android, a Samsung construiu laços de longa data até chegar ao novíssimo Galaxy S6, smartphone top de linha da sul-coreana que chega em 2015 como sendo uma das principais apostas do mercado.

Veja em tamanho real todos os modelos da linha Galaxy S:

Da esquerda para a direita: Galaxy S, S2, S3, S4, S5 e S6.

A concorrência com o iPhone e o grande salto para o Galaxy S2

Sabemos que Apple e Samsung nunca foram melhores amigas quando o quesito é o lançamento de smartphones. Embora as empresas sejam parceiras na distribuição de hardware, a disputa iPhone Vs. Galaxy S se estende por alguns anos e possivelmente continuará, o que tende a ser bom para os consumidores, de maneira geral.

Rodando Android 2.1 numa tela Super AMOLED de 4 polegadas, o Galaxy S já era muito melhor que a grande maioria dos smartphones daquela época. Sua câmera de 5 megapixels também foi um grande atrativo aos usuários, e no período, 24 milhões de unidades do smartphone foram vendidas, e a Samsung enxergou ali uma grande oportunidade de se sobressair em relação a outras fabricantes como HTC, Motorola e LG.

Passando de 4" para 4,3 polegadas, o Galaxy S2 é o que podemos chamar de "início de uma nova era" para a linha de flagships da Samsung. O aparelho com tela super AMOLED mostrou ao mundo que a empresa de JK Shin não estava na disputa somente para ser a primeira, mas sim a principal fabricante de smartphones para o público high-end (sem deixar de lado os outros mercados, é claro).

Apresentado em abril de 2012 durante a Mobile World Congress, o S2 chega para o mercado já com suporte à conectividade 4G (que ainda estava dando seus primeiros passos) e dois modelos com processador Snapdragon (1,5GHz) e Exynos (1,2GHz) de dois núcleos. Na época, o aparelho já era considerado um "monstro" tratando-se de hardware e já trazia 1GB de memória RAM. A sua câmera, naquela época, passada de 5MP para 8MP.

Galaxy S3 e o distanciamento da concorrência


Se a Samsung já era líder de mercado em diversos aspectos, foi pouco tempos após o lançamento do Galaxy S2 que a empresa se consolidou de uma vez por todas. A chegada do S3 para os consumidores foi vista como uma grande mudança em termos de hardware e software, além de uma mudança exterior que fez do novo aparelho um grande marco na história da companhia.

Logo após diversos processos judiciais contra a Apple por questões de design e quebras de patente, o projeto do Galaxy S3 ficou pronto e em 3 de maio de 2012 o aparelho foi lançado. Um sucesso! 9 milhões de unidades apenas na pré-venda para um aparelho com visual fantástico.

O hardware, como sempre, conquistou o público sem precisar fazer muito esforço na época, visto que o chip Snapdragon S4 dual-core com clock de 1,5GHz e 2GB de memória RAM, e outro modelo com chip Exynos quad-core com clock de 1,4GHz e 1GB de RAM já eram suficientes para que qualquer consumidor já olhasse para o atraente smartphone da Samsung com outros olhos.

A chegada do Galaxy S4 para reestruturar os moldes da empresa

Passaram-se os problemas que envolviam a briga por patentes e o sucesso do Galaxy S3 era iminente, mas claro, após as ações da Samsung, outras fabricantes passaram a crescer os olhos em todo o sucesso da companhia. O que estava para acontecer nos meses seguintes já era previsto:

  • Fabricantes lançando aparelhos competitivos;
  • Celulares cada vez mais "inteligentes";
  • Recursos nunca antes utilizados;
  • Empresa focando em pontos específicos para atrair o consumidor (como na câmera) e outros.

HTC, LG e Sony passaram a também se destacar no mercado, mas a Apple continuava sendo o Calcanhar de Aquiles da Sul Coreana, que para se manter como uma das principais empresas precisou reinventar um pouco a sua política de lançamentos e fez do mais novo aparelho o seu mantra para os futuros lançamentos. O S4, basicamente, foi desenvolvido visando os próximos projetos e o trajeto que a companhia viria a traçar nos próximos meses de existência.

A velha história de "ascensão e queda"

Se no Galaxy S4 a Samsung conseguiu atingir as expectativas dos consumidores em cheio, no S5 a empresa acabou decepcionando um bom número de usuários que esperavam novidades. O leitor biométrico e os sensores inseridos pela Samsung acabaram não sendo o suficiente para fazer com que o S5 se tornasse um recordista de vendas, e apesar de ter tido um grande impulso ao redor do mundo o aparelho acabou não satisfazendo todos os usuários, que a partir dai passariam a ser um pouco mais rigorosos com a empresa.

Galaxy S5 Band-Aid Edition foi uma das piadas mais comentadas na internet, por causa do visual da traseira do novo aparelho e de sua cor.

O novo Galaxy S5 foi visto apenas como uma versão melhorada do Galaxy S4. Uma releitura com poucas modificações, estas que, segundo os atuais usuários da empresa, não justificavam a troca de modelo. Mas a grande preocupação da Samsung não estava focada apenas no medo do seu mais novo flagship não se tornar um sucesso, mas sim de que outras fabricantes haviam aprendido a fazer smartphones de respeito e que o mercado estava mais disputado do que nunca.

Era hora hora de começar tudo de novo e apresentar um projeto inovador. Foi partindo desse princípio que a empresa anunciou o Galaxy S6.

Projeto Zero e um recomeço

Com a pré-venda já iniciada em alguns países e com lançamento previsto para o dia 10 de abril, o Galaxy S6 chegará enfim para as prateleiras e para os bolsos de diversos usuários. Com visual premium, especificações de ponta e recursos melhorados, a Samsung trouxe para o seu novo modelo o que já era esperado: uma nova identidade. Se antes os aparelhos da linha Galaxy S já eram respeitados por serem robustos em todos os aspectos, a o S6 faz com que essa ideia seja levada ao pé da letra.

Abandonando de vez os modelos com 16GB, a Samsung aposta nas versões com 32GB, 64GB e 128GB do seu novo flagships para atrair os usuários. Aliado à 3GB de memória RAM, o processador Exynos 7420 de oito núcleos faz com que o mais novo smartphone da companhia dê um grande salto em relação aos modelos anteriores. Sua tela Super AMOLED de 5,1 polegadas com resolução de 2560 x 1440 pixels também é um grande diferencial, tanto que nos testes do nosso site recebeu nota 10/10.

O smartphone também conta com câmera traseira de 16 megapixels com capacidade de gravar vídeos em resolução 4K e abertura f/1.9 e câmera frontal de 5 megapixels. Sua bateria de 2550mAh garante uma boa autonomia, e a TouchWiz do dispositivo, assim como no seu modelo anterior, traz diversas mudanças e melhorias, sendo ainda mais leve e fazendo da melhor maneira possível o gerenciamento de bateria.

O aparelho ainda não tem data divulgada para ser lançado no nosso país, mas de acordo com rumores divulgados anteriormente a versão mais barata deverá custar R$ 3.299.

  • O Samsung Galaxy S6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S4 I9500 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

25

Comentários

Confira a evolução da linha Galaxy S até o mais novo S6
  • O primeiro Samsung Galaxy foi lançado em Berlim, Alemanha, em 2 de setembro de 2010, e não em março de 2010 como está no inicio da matéria.

      • Fala isso pq nunca teve kkkk

          • o S2 foi apresentado em abril de 2011, não?

              • Meu primeiro Galaxy foi o S2 que comprei em agosto de 2012, tipo no auge do lançamento e é muito bom telefone, não tive o que reclamar e como o tempo passa e a tecnologia e os aplicativos evoluem rapido, era a hora do upgrade entao em fevereiro de 2014 comprei o Galaxy S4 4G (acredito eu que o aparelho tinha pouco tempo lançado, essa versao lançou em novembro ou dezembro, me corrijam se errei) e passei o Galaxy S2 pro meu pai.

                O Galaxy S4 é sensacional, nao tenho muito do que reclamar, me satisfaz e muito! Agora quando farei outro upgrade de aparelho nao sei, vai levar um tempo até pq o S4 ja ta com o SO mais atual (lollipop) e ainda tem muita lenha pra queimar.

                  • bom msm e o galaxy s7 ate que venha o s8 sem falar do s9 ai e outra coisa , um dia eu compro um s10, se bem que meu avo tem uma D20 ate hoje e nao quer outro!

                      • So falta agora linha Note e linha G da Lg claro qndo lancarem G4 p dar mais historia kk

                          • Galaxys=lixo
                            Galaxy s2=+lixo
                            Galaxy s3 =+lixo+lixo
                            Galaxy s4=+lixo+lixo+lixo
                            Galaxy s5=+lixo+lixo+lixo+lixo
                            Galaxy s6=+lixo+lixo+Lixo+lixo+lixo

                              • A meu ver- Galaxy S: um mero protótipo.

                                Galaxy S2: um S melhorado.

                                Galaxy S3: o marco de uma nova etapa para a Samsung. Design inovador e arriscado.

                                Galaxy S4: belíssimo. Apesar de que possuía muitos recursos inúteis.

                                Galaxy S5: um S4 bastante melhorado, só que mais feio. Trouxe muitas melhorias significativas na TouchWiz e na resistência do aparelho.

                                Galaxy S6: um S5 mais bonito e mais premium. Apesar disso, trouxe diversos retrocessos em comparação aos seus antecessores.

                                Acredito que vocês não foram imparciais ao falar do S5. Criticaram muito e não mostraram os pontos positivos do aparelho.
                                Mas em geral, concordo com o texto.

                                A Samsung deve tomar cuidado. O mercado não é mais o mesmo. A concorrência agora é grande. Muito maior que na época do S3, por exemplo

                                • Eu prefiro a linha Note

                                    • LG G2 simplesmente estuprou o S4. Para mim, o melhor de 2013 e da um caldo ate hoje.

                                        • não, obrigado, galaxy S sempre foi uma linha legalzinha, mas nunca era o suficiente para me fazer comprar; sempre faltou uma "mágica" neles.

                                            • A FAMÍLIA S PRA MIM:
                                              O Galaxy S não me agradou
                                              em nada, a não ser o fato de
                                              vir com TV Digital. Ele era
                                              bem... bom... +/-. Blargh.
                                              O S2 é feio. Muito. Na época,
                                              como já comentei aqui, entre
                                              ele e o 4S, eu pegaria o 4S
                                              por causa da câmera e da tela
                                              (pelo tamanho, por ser IPS e
                                              por ter 329ppi da Retina, em
                                              2011 eu não gostava de uma
                                              tela de 4.27 polegadas), pela
                                              qualidade de construção do
                                              corpo e pelo fato de eu achar
                                              o iOS bem mais bonito que a
                                              TW "formal" que foi imposta
                                              no S2.
                                              O S3 re-definiu o conceito de
                                              smartphone poderoso e abriu
                                              os olhos da concorrência. É
                                              mito por que conseguiu barrar
                                              duas gerações do iPhone, 4S
                                              e 5. E também foi com ele que
                                              o povão passou a ver a
                                              Samsung como melhor
                                              fabricante de smartphone's
                                              (tadinhos, né? rsrsr)
                                              O S4, visualmente, é um S3
                                              um pouquinho maior. Não
                                              houveram muitas mudanças,
                                              infelizmente. Acho que a
                                              Samsung achou que iria
                                              continuar no topo, mas ela
                                              estava errada, né non?
                                              Snapdragon 600? SÉRIO
                                              SAMSUNG? Cof, cof... (GG LG
                                              G2). Em 2013, a concorrência
                                              começou a dar as caras de
                                              VERDADE, e surgiram smart's
                                              mais potentes. Z1, Z ULTRA,
                                              G2, 5S, etc.
                                              O S5, ao meu ver, trouxe
                                              mudanças significantes sim.
                                              Nova UI, os novos recursos
                                              (sei que não são os mais
                                              originais, mas...), a IP67, etc.
                                              Porém a concorrência já
                                              estava totalmente preparada, e
                                              as vendas não foram o maior
                                              sucesso. Z3, G3, X2014, 5S,
                                              i6, Nexus 6, entres outros
                                              smartphones deram de 10 a 0
                                              nele. O modelo S5 LTE-A é
                                              bem legal. Esse sim é digno.
                                              O S6/Edge têm tudo pra ser
                                              (em) o(s) melhor(es) modelo
                                              (s) de 2015. Hardware potente
                                              (ai que o diga), telas
                                              maravilhosas, corpo
                                              melhorado, lindo(s), câmeras
                                              excelentes... é, a SAMSUNG
                                              realmente acertou nele. Menos
                                              na bateria, né? Cof, cof...
                                              .
                                              ..
                                              Concordarei com quase tudo, com a excessão do s5, a meu ver, o s4 teve coisas mais significantes que ele, o s5 só recebeu dois sensores, um retoque ou outro e un design pior. minha opiniao

                                              • Sou um dos maiores haters da Samsung, mas o S6 está sensacional, Digno de um TOP de linha da Samsung, claro que tem suas ressalvas, tipo: Parte inferior parecida com a do concorrente direto e tal, mas no geral, PONTOS para a Samsung. Único que compraria.

                                                • "Galaxy S6 Band-Aid Edition" não seria S5?

                                                  • A FAMÍLIA S PRA MIM:
                                                    O Galaxy S não me agradou em nada, a não ser o fato de vir com TV Digital. Ele era bem... bom... +/-. Blargh.
                                                    O S2 é feio. Muito. Na época, como já comentei aqui, entre ele e o 4S, eu pegaria o 4S por causa da câmera e da tela (pelo tamanho, por ser IPS e por ter 329ppi da Retina, em 2011 eu não gostava de uma tela de 4.27 polegadas), pela qualidade de construção do corpo e pelo fato de eu achar o iOS bem mais bonito que a TW "formal" que foi imposta no S2.
                                                    O S3 re-definiu o conceito de smartphone poderoso e abriu os olhos da concorrência. É mito por que conseguiu barrar duas gerações do iPhone, 4S e 5. E também foi com ele que o povão passou a ver a Samsung como melhor fabricante de smartphone's (tadinhos, né? rsrsr)
                                                    O S4, visualmente, é um S3 um pouquinho maior. Não houveram muitas mudanças, infelizmente. Acho que a Samsung achou que iria continuar no topo, mas ela estava errada, né non? Snapdragon 600? SÉRIO SAMSUNG? Cof, cof... (GG LG G2). Em 2013, a concorrência começou a dar as caras de VERDADE, e surgiram smart's mais potentes. Z1, Z ULTRA, G2, 5S, etc.
                                                    O S5, ao meu ver, trouxe mudanças significantes sim. Nova UI, os novos recursos (sei que não são os mais originais, mas...), a IP67, etc. Porém a concorrência já estava totalmente preparada, e as vendas não foram o maior sucesso. Z3, G3, X2014, 5S, i6, Nexus 6, entres outros smartphones deram de 10 a 0 nele. O modelo S5 LTE-A é bem legal. Esse sim é digno.
                                                    O S6/Edge têm tudo pra ser(em) o(s) melhor(es) modelo(s) de 2015. Hardware potente (ai que o diga), telas maravilhosas, corpo melhorado, lindo(s), câmeras excelentes... é, a SAMSUNG realmente acertou nele. Menos na bateria, né? Cof, cof...

                                                    • A Linha S tem muita história, foi com ela que a Samsung conseguiu chegar onde está hoje.

                                                        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas