LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft "mata" Projeto Astoria porque estava confundindo desenvolvedores

25 de fevereiro de 2016 48

Hoje a Microsoft confirmou que eles já não estão desenvolvendo o projeto Astoria, um dos investimentos da empresa que visam trazer aplicativos Android para a Windows Store. O Astoria foi bastante comentado em 2015, com seu conjunto de ferramentas que permitiria que os desenvolvedores portassem aplicativos para o Windows reutilizando o seu código criado para o Android.

A Microsoft originalmente anunciou o projeto Astoria juntamente com a ponte para iOS, o projeto "Islandwood", no ano passado, e depois de alguns meses não houve nenhuma atualização da Microsoft sobre o projeto Astoria.

Hoje, Kevin Gallo, do time do Windows, trouxe a público uma nota explicando os motivos para a Microsoft matar o projeto Astoria. Ele disse que a empresa recebeu "um monte de comentários" de que duas tecnologias de ponte para trazer o código de aplicativos de outros sistemas operacionais móveis para o Windows foi desnecessário, e que ficou confuso para escolherem qual das opções utilizar.

Nós cuidadosamente consideramos esse feedback e decidimos que iríamos concentrar os nossos esforços na Windows Bridge para iOS e torná-lo a única opção de ponte para trazer o código móvel para todos os dispositivos do Windows 10, incluindo PCs e Xbox. Para aqueles desenvolvedores que passaram tempo investigando a Android Bridge, nós fortemente encorajamos você a olhar para a iOS Bridge e o Xamarin como grandes soluções.

A compra da Xamarin pela Microsoft também foi anunciada oficialmente, e isso deve dar ainda mais impulso para os desenvolvedores, ou seja, o fim do Astoria não é exatamente uma má notícia para os desenvolvedores Android.

A outra boa notícia é que a Microsoft terá mais foco na plataforma para o iOS. Até agora, a empresa tem focado na cobertura de API para desenvolvedores de jogos, mas agora eles estão expandindo para as Bridges API para todos os tipos de app, adicionando suporte para frameworks adicionais. Assim, esperamos mais apps iOS na loja do Windows nos próximos meses.


48

Comentários

Microsoft "mata" Projeto Astoria porque estava confundindo desenvolvedores
  • triste.. windows phone é de longe o melhor sistema.. Se eles trousessem a play store do android para o wp10 oficialmente, seria "foda!"

      • Eu acho que a MS está fazendo certo.
        Iria ser uma confusão danada mesmo para os desenvolvedores que já trabalham pra caramba. Muitos deles nem dorme direito e já tem muito pouco tempo para viver a vida.
        Imagina ter que fazer malabarismo para apps do Android e também do iOS funcionarem bem no Windows 10...
        Assim, focam somente em um sistema (iOS) no que se diz respeito a fazer a transferência desses (apps) para o outro (Windows).
        Só resta saber se vai ser de boa ou vai bagunçar a coisa toda.

          • Bom, bom para os desenvolvedores do Android, eles já tem uma dor de cabeça imensa com o Android, uma vez o Tecmundo fez uma matéria onde entrevistava desenvolvedores, e eles mencionaram que desenvolver para Android é necessário devido o sistema ser o mais usado, porém é mais trabalhoso, pois como o sistema é fragmentado, eles são obrigados a perder tempo para corrigir Bugs, pois os aplicativos funcionam bem num aparelho com tal versão do Android, mas não funciona em outro, eles falaram que perdem mais tempo corrigindo Bugs que os mesmo aplicativos para o IOS e até mesmo para o Windows Phone. E o pior, eles são obrigados a terem vários aparelhos para testar nestes aparelhos o aplicativo para ver se esta tudo O.K. Já que cada aparelho é de uma fabricante com sua modificação.

              • Favor parar de falar q é com para os "devs", te garanto que não é assim. Estou a mais de 6 anos desenvolvendo para Android e nem se compara as gambiarras feitas em C# para Windows Mobile. E sim acontece de alguns aparelhos apresentarem problemas, porém o problema geralmente é relacionado ao dev usando métodos incompatíveis ou não está usando adequadamente o SupportLib. E detalhe o projeto foi morto, pq como JÁ FALEI ANTES, XAMARIN já permitia isso, logo, NADA DE NOVO. E detalhe a MS comprou a Xamarin, que foi fundada pelo Miguel Icaza.....

                  • Lembro ainda nos primeiros anos do Android. Uma empresa desenvolvedora colocou todos dispositivos com Android em um grande espaço. Eram uns 400 tipos de mesma marca e marcas diferentes.
                    Tinha de tudo que é tamanho e versões. Contando os tablets.
                    Tinha uma equipe só para testar em todos e depois passar para os desenvolvedores em quais não estava muito legal.
                    Esses desenvolvedores são como deuses, só pode.
                    A partir da versão Android 4.1 melhorou muito certas questões, pois o apps se adaptavam melhor na questão tamanho. O problema hoje é o tal: monte de versões.
                    Pior que para um sistema que vende muito, eu acho que fica difícil não ter fragmentação, pois são muitos tipos de hardwares com várias eras.
                    Eu gostaria de ver o Windows em todas essas marcas em vários tipos de hardwares. Se seria tudo tranquilo.
                    Imagina o iOS em tudo que é hardware?
                    Como seria de fato?
                    Bom, pelo menos o Windows Phone funciona bem em vários hardwares, dede um simples e já ultrapassado L520 até os atuais, como o L640 que tenho.
                    Mas, e em todas as outras marcas?
                    Acho que até daqui uns 2 anos vamos saber se o Windows 10 estiver em tudo que é dispositivo.

                  • Tambem achava que nao precisava de um projeto para os dois. Deixando só o do IOS já está bom.

                      • Gritando de rir aqui que quando esse projeto saiu estavam todos doidos pelos apps, snap, clash of clans, face que preste. Agora estão desdenhando. Vocês são muito engraçados!

                          • Amigo, aprenda, aplicativos do IOS são muito melhores que do Android, por que os desenvolvedores faturam muito mais na loja do IOS do que na loja do Android, Microsoft fez bem, sem mencionar que os aplicativos do IOS ao serem convertidos não obriga o Windows ter um subsistema do IOS, como ocorria no Android, pois Android é um sistema Emulado, usa uma máquina Virtual, e o IOS roda diretamente no Hardware como no Windows Phone, talvez por isso não precisa de subsistema do IOS. Candy Crush é totalmente convertido e funciona perfeitamente e veio do IOS.

                              • Desde o começo eu já achava que a MS tinha que optar somente pelo iOS, pois além de maior praticidade, o iOS tem tudo que app. Não haveria necessidade do Android.
                                Mas, o que o Third disse é a pura verdade.

                                • não sabia que o snapchato e o clash of clans era exclusivo do android.

                                    • Para ele é... O que dificultou é que o porte de aplicativos do Android era limitado, ele iria converter e se tornar aplicativo apenas para o setor móbile, do IOS ao converter ele se torna aplicativo universal. Mas o povo não entende isso, e outro detalhe, o Windows 10 Móbile precisaria ter um subsistema do Android, o qual estava travando os aparelhos naquela Build que tinha ele.

                                    • Gritando de rir aqui que quando esse projeto saiu estavam todos doidos pelos apps, snap, clash of clans, face que preste. Agora estão desdenhando. Vocês são muito engraçados!

                                        • Eu Queria entender a Lógica, o pessoal já está dando como morto o sistema (De novo) porque esse projeto morreu? (que eu já até Sabia que não iria sobrevive por que depois de um tempo o androind vai sofrendo uma lentidão no sistema se tivesse continuando o Subsistema android quem sofreria com isso. Séria o usuário que Iria reclamar para quem pra Microsoft e iria ficar esse circulo vicioso) agora vai entender o pessoal que achar Ruim

                                          • Tchau Windows 10 mobile . Ola android

                                              • Assim W10M continuará e perpetuará sem um digno app gerenciador de arquivos pois só no Android há FX Explorer e ES File Explorer e outros mais... Nem iOS tem... Bah

                                                  • Windows 10 Móbile tem gerenciador de arquivo nativo e é ótimo, pois já testei no 640 XL com Windows 10 Móbile Insider de um amigo, e o ES File Explorer é bonzinho, já testei também, porém Android é isso né? Maioria dos recursos não são nativos, enquanto isso, a Microsoft coloca nativamente recursos, como gerenciador de arquivos... Para quê ela precisa do ES File Explorer se o nativo faz a mesma coisa?

                                                      • Ta zuando que tu ta comparando um simples explorer com o ES. HAUAHAUAHAUAAHAUHAUA

                                                          • Amigo, Android nem possui gerenciador de arquivo nativamente, enquanto isso o Windows 10 Móbile tem, possui e tende a evoluir, pois faz parte do sistema, enquanto isso o Android dependerá sempre de aplicativos de terceiros para certas coisas.

                                                              • Claro que possuiVeja la, apartir do Android 6.0 (que é o concorrente do W10M)http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/10/android-60-marshmallow-tem-explorador-de-arquivos-nativo-veja-como-usar.htmlMas é limitadíssimo se comparado com ES File Explorer (o melhor do mundo Mobile)

                                                                  • E é por este exato motivo que o android esta sempre um passo na frente. a ms sozinha nunca aplicara nativamente todas as funcionalidades que ,no android, varias empresas desenvolvem simultaneamente

                                                                  • Bem, com ES eu consigo acessar as pastas de outros dispositivos conectados na mesma rede, transferir arquivos pelo wireless, usar FTP, fazer backup, utilizar Lixeira, descobrir arquivos duplicados, abrir duas janelas simultaneamente, limpar arquivos temporários... Vai caber tudo aqui não!

                                                                      • Que bom que ele permite isso, mas no caso do Android, isso é necessário né? Já que é um sistema pesado, que adora duplicar as coisas, possui um péssimo gerenciamento de memória e olhe lá. Uma vez vi uma matéria sobre o Android, onde o cara fala assim: Android é o sistema onde a maioria dos recursos mais importantes não são nativos, ele é o sistema mais dependente de aplicativos que qualquer outro sistema. Ou seja, não esta falando de aplicativos como Facebook, e sim aplicativos que deveriam ser recursos nativos, o qual o Windows 10 Móbile vem implementando.

                                                                          • Tipo, arquivo duplicado pode ser que já tenha no celular e a pessoa transfira novamente, ou realize o mesmo download em pastas diferentes. Isso tá sujeito à qualquer tipo de armazenamento. Outra, Android Marshmallow já vem com gerenciador de arquivos nativo. Se for esperar tudo vir das mãos da Microsoft vai complicar tudo, enquanto nos primeiros Androids já tinha a opção de baixar um gerenciador de arquivos, só no Windows Phone 8 que surgiu a opção e bem limitada. O ES Explorer vai contra o OneDrive por exemplo, que ao invés de nuvem te oferece FTP (que é ilimitado), então duvido que a Microsoft implemente todas as funções dele.

                                                                          • É uma pergunta séria, não tenho nenhum Lumia aqui que eu possa arriscar a atualizar. (Não são meus.) O explorador do W10M extrai e compacta qualquer formato?

                                                                        • esqueçam o windows 10 mobile, a Microsoft está se cagando.

                                                                            • traduzindo o wp vai continuar com seus apps porcos.

                                                                                • Aleluia! Essa "ponte" do Android só estava fazendo o sistema travar ou ficar com lags terríveis. O que não é nenhuma novidade, né. Afinal, é do Android que estamos falando. E ele contamina tudo. Deixando tudo lento ou travoso.

                                                                                    • Aleluia!....

                                                                                        • Microsoft sempre voltando atrás...reconhecer um erro: OK, mas toda hora...fica chato, né? E não acontece só no mobile...se um projeto tem grandes chances de ser abandonado, nem apresente ao público.

                                                                                            • Mas como eles saberiam que ia dar errado? Eles tentaram, deu errado, e estava prejudicando o sistema e os desenvolvedores, então o que eles iriam fazer? Deixar lá como tá? Claro que não.

                                                                                                • Exato, eles não deixariam...assim. Mão-de-obra é o que não falta! Apresentou o projeto ao público, encorajou até uma galera a comprar e agora...né? Me remete ao anúncio do Kinect, onde prometeram mundos e fundos e eu fui uma da galera que caiu no papo.

                                                                                                • Finalmente. Basta os apps dos iOs msm

                                                                                                    • kkkkkkk parece q a maquina de xerox falhou.....

                                                                                                        • Mt bom, iOS tem apps melhores.

                                                                                                          • '-' sé for ver porte do Ios e Melhor que do android.

                                                                                                              • Vejo ambos de formas distintas. Se analisar bem, jogos (Mesh) e soluções empresariais são melhores desenvolvidas no iOS, entretanto, ferramentas do uso cotidiano estão melhores representadas pelo Android. AirDroid por exemplo, são tantos usos que mal cabe nesse espaço!

                                                                                                                  • Ferramentas de uso cotidiano são melhores no Android por que Android precisa disso, precisa de Anti Vírus, Precisa de Gerenciador de Arquivos, pois Android não possui muita coisa nativamente, enquanto isso o Windows 10 Móbile tem Gerenciador de Arquivo nativo, e a Microsoft irá melhorar ele sempre.

                                                                                                                • amém !

                                                                                                                    Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                    Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                    Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                    Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas