LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Celular muito lento? Veja esses truques para melhorar o desempenho de seu Android

08 de abril de 2016 427

Nada como um celular novinho em folha, com transições de tela suaves como pele de neném, abrindo aplicativos mal você toca, tudo uma beleza. Mas aparelhos Android mais baratos não mantêm essa velocidade nem por uma semana. É só começar a tirar umas fotos, instalar meia dúzia de apps e pronto. Foi-se a lua de mel com o dispositivo, fica a irritação intercalada com bufadas de quem tenta manter a paciência enquanto espera o Facebook ou o Twitter abrir.

Bom, aqui vão algumas dicas para tentar recuperar ao menos uma parte do vigor de seu dispositivo Android dos primeiros dias de uso. Lembrando que é possível recuperar fotos apagadas e liberar espaço na memória com o PSafe Total. A maioria das dicas a seguir, no entanto, não exigem a instalação de aplicativos.

Limpar o cache

Cada vez que você abre um app que usa dados, são salvos arquivos na memória interna do aparelho chamados cache. Estes arquivos servem para, no próximo acesso, o aplicativo não precisar buscar todas as informações de novo e abrir um pouco mais rápido. No entanto, com o uso, mais e mais arquivos vão se acumulando, e uma limpada geral é fácil, rápida e não afeta em nada o desempenho - pode até melhorar!

Para limpar o cache no Android é muito fácil. Basta ir em Configurações - Aplicativos e abrir o menu. Nele, há a opção Limpar todo o cache de aplicativos. Selecione Limpar cache e veja quanto espaço extra você consegue. Provavelmente um monte!

Limpar cache

Remover apps inúteis

Quanto mais aplicativo instalado, mais espaço é gasto. E sempre tem aquele monte de app que você não usa mais, ou sequer já usou algum dia. Remover apps inúteis libera um bom espaço na memória, ainda mais considerando que, se o aparelho está muito lento, você certamente não vai usar estes serviços de qualquer maneira. Então, abra sua gaveta de aplicativos e apague todos aqueles que não usa sem dó. Dá pra prolongar a vida útil do dispositivo em uns bons meses fazendo isso.

Desinstalar aplicativo

Desligue ou diminua animações do sistema

Para esta opção, será necessário ativar a versão de desenvolvedor. Para isto, vá em Configurações, Sobre (o telefone), e, em Informações do Software, toque sete (7) vezes em Número da versão. Volte à tela inicial das configurações e vá em Opões do desenvolvedor, novo item no menu. Procure pela parte de Desenho e diminua as escalas de animação que quiser. São três opções: animação da janela, animação de transição e duração do animador. Se preferir, desative as três. Abrir e fechar apps, transitar entre janelas, entre outras ações vão ficar secas, mas mais rápida.

Também é indicado utilizar apenas papéis de parede estáticos, com fotos bonitas de cenários tranquilos, por exemplo. E o menor número possível de widgets. A duração de sua bateria também vai melhorar com isto.

Escala de animações

Salve fotos na nuvem e remova da memória interna

Outro truque que vai garantir um bom espaço na memória interna é manter um back up das suas fotos na nuvem e deletar do dispositivo. Apps como Dropbox ou OneDrive fazem o upload automaticamente, então é uma boa manter um desses dois e ativar o envio automático. O problema de fazer isso é que seu plano de dados pode não dar conta se você ficar acessando as imagens fora do WiFi. Mas a memória extra certamente vai melhorar o desempenho do dispositivo.

Também é possível utilizar o Camra, app que tira fotos e envia os arquivos direto para a nuvem.

Backup na nuvem

Retornar às configurações de fábrica

Este é um último recurso e, na verdade, só vai funcionar por algum tempo se você pretende manter o máximo de apps instalados. Vá em Configurações e selecione Fazer backup & redefinir, e então escolha Configuração original. Será necessário fornecer a senha de desbloqueio do dispositivo, se houver uma. Antes, verifique se o backup está ativado. Se não estiver, ative, pois assim garantirá a manutenção de seus contatos e, dependendo da versão do sistema, até os aplicativos baixados serão reinstalados.

Redefinir sistema

Conhece mais alguma dica que tenha utilizado e funcionou? Conta pra gente nos comentários. Aproveite também para tirar dúvidas, sugerir quais dicas você utilizou e se ela funcionou ou não.


427

Comentários

Celular muito lento? Veja esses truques para melhorar o desempenho de seu Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas