LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Autonomia do Quantum Muv | Teste de bateria oficial do TudoCelular

26 de outubro de 2016 5


A Quantum é uma companhia brasileira que surgiu "meio que do nada" ainda em 2015 ao se separar da Positivo, anunciando o interessante smartphone Go em versões 3G e 4G. Este ano, a empresa foi ainda mais longe, investindo também no nicho dos phablets com os intermediários Muv e Muv Pro, ambos com design idêntico mas especificações técnicas distintas.

Após realizarmos um rápido hands-on com o Muv, chegou a hora de fazermos nosso teste de bateria em tempo real, onde realizaremos diversas tarefas com o aparelho ao longo do dia para ver como ele se sai em nosso padrão de uso. Vale lembrar que ele conta com exatamente os mesmos 2.800 mAh presentes em sua variante Pro, então será interessante vermos quais as diferenças que isto traz em termos de autonomia para o modelo com hardware mais básico.

Mais Notícias

O conjunto incluído pela Quantum em seu phablet mais básico inclui uma tela AMOLED de 5,5 polegadas com resolução HD (720 x 1280 pixels), um chipset MediaTek MT6735P 64-bit Quad-Core com clock máximo em 1 GHz apoiado pela GPU ARM Mali-T720 e 1 GB de RAM, além de 16 GB de armazenamento com possibilidade de expansão via cartão microSD de até 128 GB.

Durante o teste, utilizaremos aplicativos tradicionais por variados períodos de tempo, incluindo Facebook, WhatsApp, YouTube, Google Maps, Gmail, Chrome, PowerAmp e Spotify, dentre outros. Também realizaremos algumas chamadas usando as redes móveis e daremos atenção a alguns jogos, como Subway Surfers, Pokemon GO, Asphalt 8 e muito mais.

Então, se você estiver interessado em saber qual a autonomia de bateria do Quantum Muv, não esqueça de programar o despertador para acompanhar nosso teste a partir das 8 horas de amanhã, 26 de outubro, sendo considerado o horário de Brasília.

Resultados

Após um dia inteiro de testes, foi possível alcançarmos as seguintes marcas com o Quantum Muv Pro:

  • O carregador padrão de 1A demora 4 horas e 30 minutos para encher totalmente a bateria.
  • Após uma hora conectado à tomada o aparelho é recarregado cerca de 35%.
  • Foram necessárias aproximadamente 11 horas e 07 minutos para esgotar a bateria do aparelho com o brilho da tela em 50%.
  • A tela permaneceu ligada por 7 horas e 15 minutos.
  • Neste período foram feitas ligações que totalizaram 26 minutos.
  • Realizamos seis ciclos de testes que incluíram:
    • 70 minutos de navegação no Chrome;
    • 216 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (36 minutos cada);
    • 36 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers e Asphalt 8);
    • 36 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (12 minutos cada);
    • 24 minutos de chamadas de voz via 3G;
  • Temperatura da bateria ficou entre 30 e 38°C.
  • O aplicativo que mais devorou a bateria foi o jogo YouTube.
  • O aplicativo que menos consumiu bateria foi o WhatsApp.

Conclusão

O Quantum Muv dificilmente deixará um usuário mais convencional na mão, e levando em consideração o hardware incluído pela empresa devem ser poucas pessoas que o utilizarão para jogos mais pesados, logo sua bateria deve tranquilamente durar o dia inteiro mesmo com um padrão de uso mais intenso. Em resumo, se você tirar o aparelho da tomada às 6 horas da manhã e sair para trabalhar, as chances de voltar para casa às 18 horas com alguma carga é muito real, sendo possível ainda usá-lo no início da noite sem problemas.

Vale notar que em nenhum momento foi utilizado o modo de economia de bateria disponibilizado por padrão no Android 6.0 Marshmallow, que atende pelo nome de Doze e promete aumentar consideravelmente a autonomia. Além disso, o modo de standby do aparelho se mostrou muito eficiente, gastando apenas algo entre 1 e 2% da carga a cada hora mesmo com vários apps e contas sincronizando em segundo plano.

Transmissão encerrada!

26/10/2016 - 18.27

O teste em tempo real fica por aqui, logo atualizaremos a matéria com um resumo dos resultados. Obrigado a todos que acompanharam, e até a próxima! o/

26/10/2016 - 18.26

Usando o próprio gerenciador nativo de bateria do Android 6.0.1 Marshmallow, tivemos algo similar, sendo apresentadas 7 horas e 21 minutos de tela.

26/10/2016 - 18.24

Tivemos 7 horas e 15 minutos de tela, de acordo com o GSam, além de 11 horas e 3 minutos de redes Wi-Fi e GSM, ambas ligadas durante todo o tempo.

26/10/2016 - 18.22

O app que mais consumiu no período foi o YouTube, e o que menos consumiu foi o WhatsApp. Vale uma menção "honrosa" ao Telegram, que mesmo sendo utilizado apenas para o compartilhamento das capturas de tela entre o smartphone e o computador conseguiu alcançar a segunda posição em termos de consumo.

26/10/2016 - 18.17

Fique ligado por atualizaremos o live blog com mais algumas capturas de tela para pontos específicos do teste, além de colocarmos um resumo dos resultados alcançados.

26/10/2016 - 18.16

Nestas mais de 11 horas de teste o Quantum Muv manteve seu display ligado por pouco mais de 7 horas, o que é uma marca bastante razoável para usuários mais básicos.

26/10/2016 - 18.15

Chegamos ao fim do sexto ciclo do teste com apenas 5% de bateria, o que impossibilita qualquer tentativa de um sétimo ciclo.

26/10/2016 - 17.08

Vamos começar agora o sexto ciclo, e o Quantum Muv se mantém bravamente com 22% de carga.

26/10/2016 - 16.45

Vamos deixar o aparelho de lado por uns minutos antes de iniciar o sexto ciclo.

26/10/2016 - 16.45

Até o momento o app que mais consumiu foi o YouTube, com larga "vantagem" para o segundo colocado, Spotify.

26/10/2016 - 16.44

Chegamos ao final de nosso quinto ciclo de testes com o Quantum Muv ainda contando com 22% de carga!

26/10/2016 - 15.12

Após todo este tempo em standby o Muv ainda apresenta 36% de carga, mais do que suficiente para o quinto ciclo de nosso teste.

26/10/2016 - 14.38

Deixaremos o aparelho em standby por alguns minutos antes de partirmos para o quinto ciclo.

26/10/2016 - 14.38

Chegamos ao fim de nosso quarto ciclo ainda com 38% de carga, já ultrapassando agora as 5 horas de tela!

26/10/2016 - 13.09

Começaremos agora o quarto ciclo de nosso teste. O Quantum Muv conta atualmente com 53% de carga.

26/10/2016 - 12.33

Após o terceiro ciclo do teste do Muv ainda contava com 54% de carga, já estando agora próximo das 4 horas de tela.

26/10/2016 - 11.17

Após este tempo em standby, o Quantum Muv está agora com 68% de bateria, bem em tempo de começarmos o terceiro ciclo do teste.

26/10/2016 - 10.46

Deixaremos o aparelho em standby por alguns minutos para ver como ele se sai lidando apenas com as sincronizações em segundo plano.

26/10/2016 - 10.45

Já estamos com pouco mais de 2 horas e meia de tela no período, lembrando que as conexões Wi-Fi e redes móveis estão ativas durante todo o tempo, assim como a localização.

26/10/2016 - 10.44

Ao final deste segundo ciclo o Quantum Muv manteve seu consumo de aproximadamente 15% a cada ciclo, estando agora com 70% de sua carga total.

26/10/2016 - 09.30

Daremos início agora ao segundo ciclo de execução dos apps.

26/10/2016 - 09.30

Passada quase uma hora de standby, o Muv perdeu apenas 1% de sua carga, o que demonstra que o aparelho trabalha bem com os processos em segundo plano.

26/10/2016 - 08.39

Vamos deixar o aparelho "descansar" por alguns minutos antes de iniciarmos um novo ciclo de testes.

26/10/2016 - 08.38

O lado positivo é que o Muv não teve sua temperatura muito elevada, ficando apenas próximo dos 35°C na execução dos jogos mais pesados.

26/10/2016 - 08.37

Após o primeiro ciclo de execução dos apps mencionados abaixo tivemos aproximadamente 15% da bateria drenada, o que é algo acima do que esperávamos.

26/10/2016 - 07.11

Serão executados os seguintes aplicativos:

  • 6 minutos de uso (cada) - WhatsApp, Youtube, MX Player (o mesmo vídeo em ambos em Full HD), Spotify, PowerAmp (música offline) e Chrome;
  • 1 minuto (cada) - Pokémon Go, Asphalt 8, Subway Surfers, Candy Crush, Modern Combat 5 e Injustice;
  • 4 minutos de chamadas em 3G/4G;
  • 2 minutos de uso (cada) - Facebook, Gmail e GMaps
26/10/2016 - 07.10

Será utilizado o aplicativo GSam para uma medição mais de acordo com o que tivemos em outros testes, sendo publicadas capturas de tela após cada rodada de execução dos apps.

26/10/2016 - 07.10
26/10/2016 - 07.08

Vamos iniciar a primeira bateria de testes com o Quantum Muv. O aparelho está em 100% de carga e pronto para encarar o dia.

26/10/2016 - 06.54

O Quantum Muv precisou de 4 horas e 30 minutos para ser totalmente carregado com o carregador de 1A disponibilizado pela empresa, o que é menos do que vimos em sua versão Pro mas ainda é muito acima do esperado para uma bateria de "apenas" 2.800 mAh.

26/10/2016 - 06.48

Bom dia galerinha! Dentro de alguns instantes começaremos o teste de bateria em tempo real com o Quantum Muv, então se ajeite aí pois antes informaremos alguns dados coletados com o aparelho até agora.

O Quantum MUV ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

Autonomia do Quantum Muv | Teste de bateria oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas