LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Zenfone 3 Zoom | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

03 de abril de 2017 12

O Zenfone 3 Zoom foi apresentado pela Asus no início deste ano, levando apenas poucas semanas para chegar ao mercado brasileiro em relação ao que foi visto em países orientais, o que demonstra que a companhia vê no território tupiniquim uma boa oportunidade de crescimento.

Após realizarmos um rápido e desafiador unboxing em pleno mar, já que o dispositivo nos foi entregue ainda à bordo do evento Asus OnBoard 3, fizemos também nosso conhecido teste de bateria em tempo real, onde vimos que o aparelho consegue de fato entregar uma autonomia acima da média, ainda que não chegue ao nível que tivemos por exemplo no Xiaomi Redmi 4 Pro.

O Zenfone 3 Zoom traz um conjunto de especificações técnicas imponente para o nicho intermediário, incluindo uma tela AMOLED de 5,5 polegadas com resolução Full HD, chipset Snapdragon 625 com oito núcleos a até 2 GHz e GPU Adreno 506. Ele conta ainda com 3 ou 4 GB de RAM e até 128 GB de espaço para o armazenamento interno, que pode ser expandido via cartão microSD de até 256 GB.

Vale destacar aqui que o modelo usado para o teste foi o mais completo possível, ou seja, com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.

Será que este conjunto é realmente suficiente para prover um bom desempenho? É o que descobriremos agora!.

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Zenfone 3 Zoom leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

A primeira volta do aparelho foi exatamente no mesmo tempo que conseguimos com o Moto Z Play atualizado para o Android 7.0 Nougat, sendo necessários 1 minuto e 7 segundos para que todos os apps fossem abertos. Ao partirmos para a segunda volta, contudo, a coisa desandou, já que alguns aplicativos precisaram ser recarregados mesmo com os amplos 4 GB de RAM do Zenfone 3 Zoom, o que demonstra que a Asus ainda precisa otimizar bastante o aparelho.

Devido a isto, sua segunda volta demandou nada menos que 1 minuto e 1 segundo, fazendo com que o tempo total fosse de 2 minutos e 8 segundos, bem acima dos 1 minuto e 32 segundos marcados pelo Moto Z Play.

Vamos então aos testes teóricos, já que muita gente adora números de benchmarks.

AnTuTu

Começando pelo popular e sempre amplamente exigido AnTuTu, conseguimos 62.865 pontos com o Zenfone 3 Zoom, algo que supera o Moto Z Play com Android Marshmallow mas fica ligeiramente atrás de seu rival da Motorola após a atualização ao Android Nougat.

GeekBench

Passando então ao GeekBench, tivemos algo curioso por aqui, já que mesmo contando com o mesmo chipset o Zenfone 3 Zoom foi muito superior tanto nos testes de CPU quanto no de GPU. No single-core ele marcou 851 pontos, enquanto no multi-core tivemos 4.125, sendo a primeira pontuação cerca de 50 pontos acima do Moto Z Play e a segunda quase 300 pontos acima.

A surpresa mesmo ficou no teste de GPU, onde a Adreno 506 presente no Zenfone 3 Zoom se mostrou mais otimizada para a ferramenta, conseguindo quase 1.000 pontos acima do que marcou o concorrente feito pela Motorola.

3D Mark

Passando ao 3D Mark, foram marcados 461 pontos no teste Sling Shot Extreme, o que é uma marca bastante razoável para o nicho intermediário e fica mais ou menos no mesmo patamar de outros modelos em sua categoria.

GFX Bench

Por fim, no GFX Bench, tivemos 9,7 fps de média no Manhattan e 22 fps no T-Rex, demonstrando mais uma vez que a Adreno 506 é uma boa pedida para modelos com display Full HD, porém não chega ao nível que temos em opções voltadas ao mercado topo de linha.

Jogos

Passando então ao teste prático de execução de jogos, foi como sempre usado o GameBench para a medição da taxa de quadros por segundo alcançada em média pelo Zenfone 3 Zoom, sendo esta a ferramenta que geralmente usamos em nosso teste.

Por aqui, conseguimos a boa taxa de 30 fps tanto no Asphalt 8 quanto no Modern Combat 5, mesmo com ambos os títulos sendo executados com todas as suas texturas ativas e qualidade gráfica no máximo, o que demonstra que mesmo jogos mais pesados poderão ser aproveitados de maneira fluida.

Nosso representante de títulos mais básicos, Subway Surfers, também não desapontou, conseguindo a boa taxa de 58 fps em média e dando a entender que o aparelho da Asus servirá muito bem para a maioria dos usuários.

E você, o que achou do Zenfone 3 Zoom? Conta pra gente aí embaixo! Mais testes com o aparelho serão publicados no decorrer dos próximos dias, então caso esteja interessado é bom ficar de olho no TudoCelular.com e também em nosso canal no YouTube.

O Asus ZenFone 3 Zoom ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

12

Comentários

Desempenho do Zenfone 3 Zoom | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas