LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 6s prioriza chipset Apple A9 da TSMC, enquanto no 6s Plus predomina Samsung

30 de setembro de 2015 2

Já vimos muitos detalhes sobre o chipset A9 que vem com os novos lançamentos da Apple. Mesmo sendo um dual-core, ele não deixa a desejar para muitos smartphone quad-core ou mesmo octa-core do mercado, mas uma análise mais profunda revelou que a gigante de Cupertino estaria usando modelos fabricados a 14nm pela Samsung e pela TMSC a 16nm, o que pode implicar em uma diferença na temperatura de operação de cada um e também no consumo de bateria.

Foi mostrado anteriormente que estamos diante de SoCs de tamanhos diferentes. Enquanto o que é produzido pela sul-coreana tem 96mm² de área, recebendo o nome APL0898, o modelo produzido pela TSMC, APL1022, apresenta uma área de 104,5mm². Essa diferença deixa claro que a segunda opção vem com litografia de 16nm, o que mostra uma diferença de 10% na área de cada chipset.


Inicialmente, era alegado que Samsung cuidaria de grande parte da produção do novo chipset. Agora, temos uma visão mais apurada disso. Para o iPhone 6S, podemos ver que a TSMC fornece 78,27% de toda a demanda. Enquanto a Samsung fica só com 21,73%. Já no iPhone 6s Plus vemos o contrário. Aqui, Samsung representa a maior cota com 56,81%, enquanto TSMC entra com 43,19% da produção.

É bom lembrar que esta análise não foi feita com todos os iPhones fabricados até o momento, mas apenas um lote com 2,5 mil aparelhos. Assim, no geral podemos ver resultados diferentes. Para aqueles que estiverem preocupados com o consumo ou aquecimento apostar no chipset da Samsung seria a solução ideal. Como não tem como fazer esta escolha com toda certa antes da compra, o mais aconselhado seria arriscar no iPhone 6s Plus, já que pela probabilidade analisada acima, este deverá ter mais chances de trazer o hardware mais apurado com litografia de 14nm.


Para aqueles que comprarem um novo iPhone poderá usar o aplicativo Wang’s Utility que identifica quem é a fabricante do chipset. É bom lembrar que este app não está disponível na App Store, então será necessário se aventurar por meios alternativos. Se mesmo assim você tem interesse em saber qual hardware virá em seu futuro iPhone, basta fazer o download da ferramenta pelo site do desenvolvedor.


2

Comentários

iPhone 6s prioriza chipset Apple A9 da TSMC, enquanto no 6s Plus predomina Samsung

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo