LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Modo noturno para iOS dá as caras de novo em um preto elegante

20 de junho de 2016 12

O modo noturno para o iOS não é um mito, apenas está escondido pela Apple dentre o código-fonte de sua plataforma móvel. E ele apareceu mais uma vez, agora na área dos ajustes do iOS. Graças ao desenvolvedor Andy Wiik, é possível analisar como seria a sessão de configurações de iPhones em um tema escuro, servindo quase como um negativo do original.

O especialista em programação se aprofundou na plataforma iOS 10, apresentada na WWDC 2016 com um caminhão de novidades, revelando a presença de uma opção interna que permite a ativação da nova interface. Trata-se do mesmo responsável por ter descoberto a funcionalidade no app nativo de mensagens da Maçã, banhando-a em tonalidades mais próximas ao preto. Veja o resultado abaixo e compare o visual dark com a aparência original do iOS:

As mudanças são simples, porém satisfatórias. O modo noturno, como o próprio nome já diz, possui o objetivo de descansar os olhos dos usuários durante a noite, quando precisam interagir com o smartphone em ambientes de baixa iluminação. Para isso, o brilho da tela precisa ser reduzido, então nada melhor do que jogar um fundo preto e fazer com que as palavras entrem em contraste.

É exatamente isso o que acontece no tema escuro escondido pela Apple no iOS 10, usando um papel de parede enegrecido e uma fonte clara, onde apenas os botões superiores permanecem coloridos em azul. Quem é gótico gosta de tonalidades mais próximas ao preto com certeza está ansioso pela chegada da novidade ao iOS, se é que isso vai acontecer, já que a função poderia ser barrada pelo Night Shift, como já foi explicado em uma ocasião anterior. Mas se engana quem acha que é tudo sobre estética.

Não é apenas uma questão estética

Não, o modo noturno não é esperado pelos usuários de iOS apenas por ser “bonitinho”. Há uma importante questão técnica envolvida na história: a tecnologia OLED. Do inglês organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz, traduzindo literalmente, esse tipo de tela pode ser usado pela Apple na construção do iPhone de 2017, provavelmente chamado de iPhone 7s.

Dentre as diversas categorias de painéis OLED, uma delas se encaixa perfeitamente em temas dark; OLEDs são muito mais eficientes na reprodução de tonalidades escurecidas. Ao desligar os pixels que não estão em uso, fazendo o preto ser o mais natural possível, há uma enorme economia de bateria. Como autonomia é um dos principais problemas do iPhone, a vantagem do modo noturno se torna explícita. iOS 10 ainda está em fase beta, veremos se a nova opção de interface será lançada junto à versão pública — ou não.


12

Comentários

Modo noturno para iOS dá as caras de novo em um preto elegante

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo