LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coroa giratória do Apple Watch pode chegar também a iPhone e iPad, revela patente

31 de dezembro de 2016 13

O Apple Watch chegou com uma coroa giratória lateral como grande diferencial, entregando uma navegação mais intuitiva e remetendo aos relógios tradicionais. Pelo visto a casa de Cupertino gostou do feedback sobre a funcionalidade e pretende levá-la também a outros tipos de produto, ao menos pelo que é possível vermos em uma patente encaminhada por ela ao escritório dos Estados Unidos.

A patente identificada pelos documentos 20160378187 e 20160378189 fala sobre "um exemplo de entrada rotativa que pode rodar numa direção de rotação, bem como ser deslocada numa direção ortogonal à direção de rotação". Pelo que é demonstrado nas imagens, trata-se de um botão físico de fato, o que vai contra o que vimos nos modelos lançados pela Apple em 2016, que abandonaram o característico botão home por algo apenas com reposta tátil.

Segundo a Apple, esta decisão seria tomada por causa de algumas vantagens da tecla física, como comentado no trecho:

Alguns dispositivos eletrônicos podem incluir entradas mecânicas, como botões e/ou chaves. Estas entradas mecânicas podem controlar a potência (isto é, ligar/desligar) e o volume para os dispositivos eletrônicos, entre outras funções. No entanto, às vezes essas entradas mecânicas podem deixar de dar um feedback tátil ao usuário, como o "clique-clique-clique" de armar um despertador mecânico.

Isto demonstra que a coroa giratória poderia ser utilizada para regular o volume dos aparelhos, bem como realizar outras botões dependendo do aplicativo que estivesse sendo executado.


Com relação ao funcionamento da nova funcionalidade, seriam utilizados diversos sensores em conjunto com a coroa giratória, permitindo que os mais variados tipos de movimentos pudessem ser reconhecidos com o máximo de fidelidade e agilidade. O sistema seria totalmente integrado, fazendo com que até mesmo terceiros pudessem tirar proveito da novidade em seus apps como aconteceu com o 3D Touch.


Vale lembrar que nem toda patente significa que veremos a tecnologia em um futuro breve nos dispositivos da empresa, sendo muitas vezes algo apenas para garantir a proteção da propriedade intelectual e o lucro com eventuais concessões a outras fabricantes.

Como os novos modelos da linha iPad Pro serão apresentados pela Apple já nos primeiros meses de 2017, não deve demorar muito para que vejamos se a coroa giratória do Apple Watch de fato chegará a outros aparelhos ou se isto se trata novamente de algo que não sairá do papel.

E você, acha que este tipo de entrada "retrô" faria sucesso em aparelhos modernos? Deixe-nos seu comentário abaixo!


13

Comentários

Coroa giratória do Apple Watch pode chegar também a iPhone e iPad, revela patente

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo