LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Após texto-base da privatização dos Correios ser aprovado na Câmara, projeto segue ao Senado

06 de setembro de 2021 309

Atualização (06/09/2021) - LR

Após ter sido aprovado no dia 05 de agosto na Câmara, o texto-base do projeto que trata sobre a privatização da estatal foi enviado ao Senado, que até o final desta semana deverá escolher o relator da matéria, isto é, o parlamentar indicado pelo presidente da comissão para estudar o projeto.

De acordo com especialistas, a expectativa é que o processo de venda da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) ocorra em março de 2022, caso o texto continue seguindo como o planejado e não haja obstáculos no caminho. Segundo o senador Otto Alencar (PSD-BA) em entrevista à revista Exame, "O processo está caminhando bem, mas ainda precisam ser melhor discutidos pontos como a garantia de continuidade de universalização do serviço", indicando que o assunto ainda deve ser bastante debatido no Senado.

Por ora ainda não sabemos o político que será o relator do projeto no Senado e nem se haverá mudanças no texto-base aprovado pela Câmara dos Deputados no último mês, mas comentários feitos por Otto indicam que há certa resistência contra a privatização da estatal, que, segundo ele, vem apresentando bons resultados nos últimos anos e é responsável por garantir a entrega de encomendas em lugares remotos do país.

O Governo Federal anunciou no início de julho que pretende privatizar 100% a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Os Correios estavam no Programa Nacional de Desestatização (PND), assim como a Eletrobrás e a TV pública, desde março deste ano.

A partir dessa inclusão, o processo de privatização veio avançando rapidamente, e funcionários prometem greve em resistência. Porém, nesta quinta-feira (5), mais um passo foi dado rumo à efetivação da desestatização.

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que abre caminho para a desestatização dos Correios. Segundo o parecer apresentado pelo relator, deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), foram 286 votos a favor, 173 contra e duas abstenções.

Os deputados vão analisar agora os destaques, pedidos pontuais de mudança ao texto aprovado. Finalizada essa etapa, o projeto segue para análise dos senadores. Espera-se que os Correios sejam privatizados no final deste ano ou no início de 2022.

Medidas voltadas aos funcionários foram incluídas no texto para diminuir a resistência à privatização da estatal.

Em seu parecer, o relator incluiu que a empresa que comprar os Correios terá exclusividade mínima de cinco anos sobre os serviços postais — ou seja, carta, cartão postal, telegrama e demais correspondências. O contrato de concessão do serviço, a ser assinado após a privatização, poderá estipular um prazo superior a cinco anos.

O relator também incluiu em seu texto um dispositivo que prevê a estabilidade por 18 meses para funcionários da estatal após privatização da empresa. Eles só poderão ser demitidos durante esse período por justa causa.

Além disso, a empresa que vier a comprar os Correios também terá que disponibilizar aos funcionários um Plano de Demissão Voluntária (PDV), com período de adesão de 180 dias a contar da privatização.

Os funcionários que aderirem ao PDV terão indenização equivalente a 12 vezes a remuneração, manutenção do plano de saúde por 12 meses e plano de requalificação profissional.

Inicialmente, o texto autorizava a transferência dos empregados dos Correios para qualquer órgão da administração pública que solicitar o funcionário, segundo o G1. O governo considerou a medida inconstitucional e o relator retirou esse trecho ao emitir parecer sobre as emendas de plenário.

As medidas voltadas aos funcionários foram incluídas no texto para diminuir a resistência à privatização da estatal. Até maio, os Correios tinham 90.875 funcionários.

Desde março, quando o Governo Federal colocou a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), a Eletrobrás e a TV pública no Programa Nacional de Desestatização (PND), o processo de privatização dos Correios vinha avançando a passos largos.

Os estudos oficiais anunciados pelo presidente Jair Bolsonaro tiveram como resultado preliminar que a desestatização da empresa seria total. Esperava-se que tais exames ficassem totalmente prontos até setembro deste ano, permitindo que os Correios fossem privatizados no final deste ano ou no início de 2022.

Agora, o modelo de privatização dos Correios foi realmente definido: o Governo quer se desfazer de 100% do capital da estatal. A informação foi confirmada pelo secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, em entrevista ao jornal O Globo.

Segundo Cord, espera-se vender o controle dos Correios de forma integral, num leilão tradicional, "com abertura de envelopes". O comprador levará ativos e passivos da companhia.


Entre 12 e 15 de julho, antes do recesso parlamentar, o projeto de lei de privatização da estatal deve ser votado na Câmara dos Deputados. A proposta cria a Anacom (Agência Nacional de Comunicações), que deverá substituir a atual Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A nova agência irá regular os serviços do Sistema Nacional de Serviços Postais, abarcando todas as atividades no Brasil. Ainda não há valor previsto para a privatização e, segundo o secretário, a intenção é publicar o edital ainda em 2021, provavelmente no mês de dezembro.

A privatização dos Correios parece estar avançando a passos largos após a inclusão no Programa Nacional de Desestatização (PND). Em março deste ano, o Governo Federal colocou a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) na lista de empresas estatais que devem passar pelo processo, junto com a Eletrobrás e a TV pública.

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a realização de estudos oficiais sobre a desestatização dos Correios. A primeira fase da pesquisa foi iniciada em agosto de 2020 e concluída somente em março deste ano, apresentando o resultado de que a privatização da estatal deverá ser total.

Agora, os estudos finais a respeito do processo já têm data limite para serem entregues: setembro de 2021. Serão realizados levantamentos contábeis e jurídicos dos Correios, além de uma avaliação econômica e financeira da estatal.

A expectativa é que a estatal seja privatizada no final deste ano ou no início de 2022.

Nessa segunda fase participam o consórcio Carta Brasil em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Consórcio Postar, formado pela Accenture e Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Falcão Advogados, já contratados desde a primeira fase do projeto.

As análises financeiras consistem em uma etapa fundamental dos estudos de modelagem econômica da desestatização dos Correios. Trata-se da elaboração de relatórios sobre os ativos, passivos, fundos de pensão e outros aspectos do balanço e dos resultados financeiros.

A expectativa é que os Correios sejam privatizados no final deste ano ou no início de 2022. Os relatórios finais e o valor de mercado da estatal deverão ser divulgados junto às empresas interessadas em participar do processo de privatização.

Após publicar no Diário Oficial da União (DOU), o Governo Federal incluiu os Correios na lista de empresas estatais que devem ser privatizadas. Com a medida, a companhia agora faz parte do Programa Nacional de Desestatização (PND), sendo que os estudos para a venda da estatal podem continuar.

Comentando o assunto, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que o setor público não tem capacidade para suprir a demanda por investimentos necessária para o desenvolvimento dos serviços postais brasileiros.

A União deve concentrar os seus esforços nas atividades em que a presença do Estado seja fundamental para a consecução [obtenção] das prioridades nacionais.

A venda da estatal pode acontecer no próximo ano.

Segundo o Ministério da Economia, a segunda etapa para a privatização dos Correios deve ser encerrada em agosto deste ano. Isso porque está em estudo o modelo de venda da estatal, sendo que a terceira fase depende de aprovação do projeto de lei (PL) 591 no Congresso Nacional.

O texto foi enviado pelo presidente Bolsonaro ao Congresso e ele permite que empresas da iniciativa privada possam explorar os serviços postais no Brasil. Contudo, o projeto também estabelece uma série de limites, uma vez que a Constituição obriga a União a ser responsável pelo serviço postal. Ou seja, o governo precisa manter a entrega de cartas, telegramas e encomendas simples.

Caso a segunda etapa de estudo avance, a desestatização dos Correios só deve acontecer em meados de 2022. Vale lembrar que um estudo recente indicou que a venda total da estatal é a melhor opção. Contudo, há quem defenda que a companhia siga o exemplo do Banco do Brasil e se transforme em uma empresa de capital misto. Neste caso, o governo mantém o controle acionário.


309

Comentários

Após texto-base da privatização dos Correios ser aprovado na Câmara, projeto segue ao Senado
  • JÁ DEMOROU DE MAIS PARA ESSA MERDA PRIVATIZAR, AH QUE VARIOS VAO PERDERO EMPREGO... FODA-SE ELES QUE CONTRIBUEM PARA A MÁ FAMA DA EMPRESA, ELES QUE CONTRIBUEM PARA OS ATRAZOS E AS DEMORAS NAS ENTREGAS, ELES QUE CONTRIBUEM PARA AS EMBALAGENS AMASSADAS E OS ITENS QUEBRADOS, TEM QUE SER POSTO NA SUA MESMO SE NÃO SABE VESTIR A FARDA DA EMPRESA !!! FODA-SEE VAI PRA RUA MESMO !!

      • Correios não presta, nada público no Brasil funciona, tem que privatizar logo!

          • vcs ficam comemorando mas isso vai tirar milhoes de empregos do brasil fora que isso eh mais pro bozo subir vamos ter que esperar lula ganhar ano que vem pra acabar com isso logo ja chega nao da mais nao

              • Já preparei uma salva de fogos para o dia da privatização dessa merda! Serviço lixo prestado pelos correios. Se estiver precisando de uma encomenda com urgência, emergência e mesmo enviando bem antes sua encomenda ela vai atrasar! Se vir de São Paulo, ela vai se perder em Cajamar.

                  • Fiz umas compras on-line dia 26 de agosto. As que veio via a JADLOG, chegaram dia 3 de Setembro, as que vinham via correios estavam em Cajamar e depois se perderam.

                    • NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO

                        • Correios vai bem, até chegar em Cajamar...

                          • Quero só ver a choradeira , pois nego enche a boca para dizer que tem que privatizar, porém veremos se vai melhorar ou simplesmente degringolar de vez, pois vão cobrar até pelo ar que respiram

                            • Minha tek pix nunca chegou

                                • Quando os correios estão melhor as entregas mais rápida aí vai privatizar kkkk
                                  Encomendas pequenas de fora esquece entrega grátis.
                                  Separe a taxa de 10,15 reais ...

                                    • Quem taxa é a receita federal, mas os Correios é a única empresa que pode receber encomendas internacionais. TODAS as encomendas passam por ela, independente da entregadora escolhida. Esse é o único ponto que seria benéfico a presença de empresas privadas.

                                        • O problema vai ser o frete que vai ficar caro, ou adeus frete grátis :/

                                          • A mamata de importação vai acabar.%uD83E%uDD72

                                            • Será o fim dos atrasos, extravios e etc etc etc...? Não! Mas com certeza irão diminuir, já que agora os funcionários poderão ser punidos. Nada pior que empresa estatal.

                                                • Excelente hora para ser um funcionário dos correios, se aderir a demissão voluntária vai ter uma ano de salário, mais um ano de plano de saúde e não terá que buscar emprego já que será uma responsabilidade de quem comprar. Parece que os deputados querem desestimular a compra dos correios...

                                                    • Isso é verdade. Depois de privatizado vão passar um pente fino e taxar tudo. Creio que esse negócio de declaração de conteúdo vai acabar e tudo terá que ser encaminhado com NF-E.

                                                      Encomendas internacionais serão 100% taxado no declarado ou no valor que o inspetor da receita federal em Curitiba quiser...

                                                      Pode ser também que obriguem os Marketplace somente cadastrar vendedores com CNPJ.

                                                      Na verdade não sabemos se a privatização vai melhorar ou piorar os correios.. Eu particularmente fico na torcida por dias melhores!

                                                        • Não haverá mais necessidade de inspetor ou seja lá o que for da receita federal em Curitiba pq será uma empresa privada com um sistema de uma empresa privada, e como tal, todos os impostos serão cobrados devidamente de forma automática pelo sistema, pq o valor da compra aparece automaticamente no sistema e os impostos são calculados de forma automática, nem precisa de funcionários da receita federal para fazer isso, da mesma forma que já ocorre nas transportadoras privadas na hora de fazer a importação. Por isso que ninguém compra smartphone no Aliexpress e paga frete de empresa privada pq é totalmente inviável. Pessoas que importam mercadorias da China para revender no ML e nos demais Market Place terão de ser "muito criativas" para manterem seus negócios.

                                                          • Espero que essa privatização aconteça o mais rápido possível, quem sabe assim venham mais empresas pra concorrer e forçar os Correios a melhorar o serviço...

                                                              • Finalmente uma notícia boa dos correios

                                                                  • Kkkkkkk fico triste com uma noticia dessas

                                                                      • Mais um retrocesso

                                                                        • Não vejo a hora de acontecer. Vcs não tem ideia do quanto sou prejudicado por atrasos e PRINCIPALMENTE furtos (É ROUBO MESMO) dentro das agências dos meus produtos importados, e nada acontecia, seja punição por trabalho mal feito seja demissão por justa causa por roubarem encomendas

                                                                            • E vai voltar aqui pra chorar dos preços abusivos %uD83E%uDD37%u200D%u2642%uFE0F

                                                                                • E ele tbm voltará aqui para reclamar de encomendas avariadas e outras furtadas nos correios depois de privatizado, assim como infelizmente tbm acontece nas transportadoras

                                                                                    • A maior questão ai não é só a privatização dos Correios e sim da abertura de concorrência para o serviço de correio.
                                                                                      Com a privatização e abertura de concorrência a tendência de preço de frete é baixar cada vez mais, se hoje temos preços altos pelo Correios é devido ao monopólio que ele impõe no serviço e com outras empresas prestando serviços de correios isso mudaria drasticamente. E com empresas privadas cuidando da mercadoria, quando houver furto, extravio ou dano na mercadoria, nós poderemos reclamar e reaver valores ou a própria mercadoria, protegidos pela lei do consumidor, agora tenta fazer isso com uma empresa comandada pelo governo federal... é só dor de cabeça e nunca mais vair ver nada. @cviutonny, tamo junto!! Não vejo a hora também

                                                                                      • E o Sedex é barato por acaso?

                                                                                          • Ta barato o Sedex pra você?

                                                                                        • Mais uma vitória %uD83D%uDCA5%uD83D%uDE4C

                                                                                            • finalmente, adeus parasitas que não entregavam as encomendas, que extraviavam e diziam que estava fora do fluxo postal. agora vão ter que trabalhar de vdd.

                                                                                                • Só aconteceu isso contigo, pq todas as minhas encomendas chegam... %uD83E%uDD37%u200D%u2642%uFE0F

                                                                                                    • Já fui vítima desses furtos, existem inúmeros casos

                                                                                                        • Problema não é chegar, é o valor, eu pago 100 reais de frete para o amazomas numa encomenda que custa 20 para um estado do sudeste.

                                                                                                            • Vc quer oq a encomenda está Aki no mesmo estado quer que vai pelo mesmo preço pra usa região num tem nada errado Aki chega no mesmo dia ou no outro dia pago 10 a 17 reais de frete vc quer que a encomenda sua que fica uma semana na estrada vá pelo mesmo preço me poupe , compre de anúncios de lojas e pessoas da sua região que o frete não sai caro quer comprar do amazonas do sudeste e sul e quer pagar mesma coisa que nois que estamos em cima das lojas

                                                                                                                • Muito caro mesmo. E as demais transportadoras não fazem entregas aí não? Por que ainda usa os correios se tem as outras empresas privadas? OU a loja não fornece outra opção de frete na hora da compra?

                                                                                                                    • Aí já é forçar a barra, a distância de um centro logístico que fica por exemplo em São Paulo pra algo que será entregue em RJ/MG é MUITO menor do que se comparado o mesmo centro em SP pra algo que será entregue no Amazonas...

                                                                                                                        • O pior nem é o preço que ele paga hoje em dia que já é caro. Pelo jeito somente os correios atendem onde ele mora. Tá igual aqui no interior que eu moro, onde as transportadoras da Amazon não querem vim e postam tudo que eu compro nos correios pq para elas é mais vantajoso. Se hoje tá ruim vamos ver depois como é que vai ficar, pq são regiões que simplesmente não dão lucros e as transportadoras não tem interesse em atender para evitar os gastos

                                                                                                                          • Mas aí tu já força né amigo. Morar no Amazonas e querer pagar o mesmo tanto de frete que alguém que mora no Sudeste onde fica a maioria dos centros logísticos no país, aí já é demais né. Questão de bom senso.

                                                                                                                        • Todas as compras que fiz neste ano na Amazon as transportadoras não vieram fazer a entrega: Elas trazem até a capital de meu estado e postam tudo nos correios para evitar os custos de vim aqui na região. Portanto, como sei que o único serviço de logística disponível para dezenas de milhões de cidadãos vai acabar no ano que vem eu não tenho nada para comemorar, pois nunca outra empresa quis atender todos os pequenos municípios simplesmente pq não é lucrativo mesmo, deve dar é prejuízo com certeza ter tantas unidades em tudo que é lugar. Se um dia alguma transportadora fizer esse serviço e visar ter lucros os preços terão de subir e muito, não tem jeito

                                                                                                                            • Somente ler o projeto. A empresa detentora deverá entregar nos municípios de cada estado. Por exemplo eu moro no Amazonas numa comunidade onde não há correspondência, tenho que ir até Manaus pegar na casa da minha mãe.
                                                                                                                              Assim acontece nos interiores.

                                                                                                                                • Eu disse isso no meu comentário, o imposto é da receita federal.

                                                                                                                                    • Eu li e é apenas um conto de fadas que um empresário vai atender todos os municípios da forma que a maioria pensa. E se o governo ou a justiça obrigar não vai dar certo. No máximo vai atender a população nós pequenos municípios uma vez na semana se as condições das estradas permitirem é claro. Nenhuma empresa privada, nenhum empresário vai investir dinheiro numa coisa que não dá lucros! Isso é fato e todos concordam. Transportadoras não atendem todos os pequenos municípios do país para cortar gastos e pq não dá lucro mesmo, o governo sabe disso, os correios divulgaram isso na imprensa um tempo atrás, e sentimos isso na pele, pois quem salva mesmo a gente são os correios, pq é do governo, pois nenhuma empresa privada vai gastar dinheiro para ficar no prejuízo.
                                                                                                                                      Para uma empresa privada atender todos os municípios com um serviço de qualidade e ter operação lucrativa só existe um caminho: aumento de preços do frete. Somente assim a conta fecha e fica no azul

                                                                                                                                        • Você está confundindo serviço de "transporte" com serviço de "correio", são coisas diferentes. Quem assumir a estatal "Correios" terá por obrigação atender todos os serviços dela, sendo assim a parte logística (serviço de entregas) e correio (entrega de correspondência e demais serviços), então por obrigação ela terá que chegar aonde o Correios chega.
                                                                                                                                          Ainda teremos a principal vantagem em tudo isso, abertura de concorrência nos serviços de "correio", imagina que hoje os Correios tem o monopólio desse serviço e ainda é uma estatal, por isso o a falta de preocupação com as mercadorias e prazos de correspondências que têm hoje e infelizmente não dá para parar esse monopólio... Agora imagina que entrando FedEx, UPS, Mercado Livre até mesmo Amazon, poderemos ter até mesmo uma cobertura ainda maior que o Correios faz e com certeza, preços menores.
                                                                                                                                          Acho que uma pesquisa sobre os benefícios disso fora de um site de celulares ajudaria a pensar melhor.
                                                                                                                                          Estatais deveriam existir só para áreas estratégicas do país, de resto a privatização é a melhor opção para a população... vide preço de combustível que pagamos, pois a única empresa que pode explorar petróleo no país é uma estatal e também detém o monopólio da exploração.

                                                                                                                                            • Não haverá abertura de mercado no monopólio postal, e sim exclusividade por 5 anos podendo ser renovada por igual período para quem comprar os correios, ou seja, 10 anos e isso se refere a cartas, e atualmente boa parte da população não recebe mais faturas via correios e sim por meios digitais. Nós aqui que costumamos ler notícias de tecnologia em grande maioria não recebemos faturas via correios há anos, e por isso o que nos interessa mesmo é a entrega de encomendas e eu uso transportadoras desde 2010, ou seja, mais de uma década, algumas entregam rápido e outras atrasam a entrega em quase um mês! Mais o que eu mais lamento será o fim de minhas importações, pq de jeito nenhum a gente vai importar pagando frete caro e 60% de imposto da alfandega mais ICMS de nosso estado.

                                                                                                                                          • Só quero ver o pessoal do interior... Vou fazer igual fiz em relação ao presidente EU AVISEI!

                                                                                                                                            • Acabei de ter uma encomenda de 570 reais, rastreada, entregue em outro destinatário pelos correios, se vender essa porcaria de empresa, será a única coisa boa que esse governo fará.

                                                                                                                                              • Isso é uma faca de 2 gumes
                                                                                                                                                Se a privatização for feita de forma que tenha livre concorrência entre empresas do ramo ok
                                                                                                                                                Se a privatização monopolizar o mercado como é o caso das empresas de energia por exemplo, é furada
                                                                                                                                                Mas cada caso é um caso, como os correios é um serviço que hoje em dia não é tão essencial assim como as pessoas falam e existem várias empresas que fazem serviços similares no mercado onde clientes são livres pra utilizar, no fim das contas o prejuízo mesmo vai ser só para os funcionários públicos que trabalham nos correios q perderão as garantias

                                                                                                                                                  • Sempre teve livre concorrência... %uD83E%uDD23 O problema é que ninguém quer entregar no cafundó do judas pelo preço que conseguem... %uD83E%uDD37%u200D%u2642%uFE0F

                                                                                                                                                      • Discordo. Manaus é um dos locais mais caros de frete, qualquer empresa cobra um absurdo para entregar uma encomenda aqui. Por exemplo ia comprar um fone de 20 reais na shopee e o frete custou 75 reais para Manaus.
                                                                                                                                                        Então esse negócio de entregar para interior é furada. O problema é a falta de vontade de fazer tabelas favoráveis a população já que é uma estatal do Brasil.

                                                                                                                                                          • Manaus é a capital e o preço é caro. Imagina no interior. Esse frete caro é dos correios? E qual o valor do frete das transportadoras, tinha outra opção ou somente correios mesmo?

                                                                                                                                                        • O pobre liberal, acha que Amazon, Magalu, ML ou Fedex vão comprar , como é tolo, todas essas empresas já descartaram , se elas quisessem entregar rápido em todos os lugares, com preço e prazo acessível os Correios não estariam aí dando tanto lucro, o mercado é livre, a única coisa que a iniciativa privada quer é eliminar a concorrência.
                                                                                                                                                          Assim como os planos de saúde querem o fim do SUS, as faculdades privadas o fim das públicas .

                                                                                                                                                            • Se o SUS fosse bom, os políticos iam se tratar lá. E as faculdades públicas só formando o que? Então se baixar o valor do frete de um produto que vista 2 reais para Manaus pelo menos 75% esta ótimo.

                                                                                                                                                              Ia comprar um produto de 10 reais na shopee e quando vi o frete pra Manaus de 75 reais desisti. Para o sul e sudeste é de graça.

                                                                                                                                                              • Exatamente! São tolos e ignorantes os que pensam ser algo bom.

                                                                                                                                                                • Nossa mas é muita demora mds

                                                                                                                                                                    • Já tive mais problemas com entregas do mercado livre em poucos anos que com os correios em décadas. A empresa dá lucro. É só seguir melhorando a gestão e os processos que fica melhor. Mas quando entra só a ideologia da grana e o cassino da bolsa de valores, não há administração. Rapinagem é que se diz. E calculo que venderão de barbada.

                                                                                                                                                                      • Funcionário público foge de privatização como o diabo foge da cruz. Kkk era só trabalhar, entregar no prazo, não sumir com as encomendas que não acontecia isso poxa. E essa desculpa deles que vai piorar e ficar mais caro é a mesma que eles davam na época da telefonia, e hoje nós sabemos o resultado.

                                                                                                                                                                          • Os Correios é CLT = sistema da maiorias dos trabalhadores no Brasil (mesma lei, demissão a qualquer momento), agora será robôs, imagina sem importa, acabou aquela taxa marota, com novos RAIO X, tudo sera taxando de verdade (60% + ICMS), nos interiores será faturado 2x um PAC....

                                                                                                                                                                              • "Vai acabar a mamata" de importar um celular e pagar 200, 300 de imposto de receita federal e isso quando não passa direto sem ser taxado, pois essa possibilidade não existe numa transportadora privada. Muita gente que revende produtos importados da China em Market Place e quem compra vai entender isso no ano que vem

                                                                                                                                                                                • Cartel ,Preço absurdo, serviço ruim, e não adianta reclamar.
                                                                                                                                                                                  A propaganda fala em 4G , pagamos 5G e recebemos no máximo 3G.

                                                                                                                                                                                • Infelizmente ,hoje às autoridades estão prontos para vender o patrimônio público,e dilapidar tudo que e estatal....depois ninguém sabe pra onde o dinheiro vai..... primeira eles instruem os gestores a prestar um mau serviço a sociedade..depois vem o motivo para a privatização

                                                                                                                                                                                    • Privatizar os correios pra quê? O WhatsApp é uma empresa privada e a mensagem dela nunca chega

                                                                                                                                                                                        • O tempo será prova que os preços dos fretes só vai aumentar, o serviço vai continuar ruim e os funcionários com salários menores, e ainda os donos da privatização vão receber dinheiro público pelo péssimo serviço. Vai ser igual aconteceu com a companhia de energia elétrica do estado de São Paulo, aquela bosta de Enel só aumenta as tarifas e o serviço continua uma merda.

                                                                                                                                                                                            • Quanto vc paga por W? Eu pago 0.75 centavos. Como não usamos tantas coisas como ar condicionado, chuveiro elétrico, várias TV, aparelhos de som, freezer e geladeira tudo ao mesmo tempo paguei 37 reais.
                                                                                                                                                                                              Uso freezer, TV apenas a noite, um PC, lava roupa, paguei isso em manaus.

                                                                                                                                                                                            • Finalmente coisa boa. Que privatize o resto também. O próximo tem que ser a Petrobrás.

                                                                                                                                                                                              • Finalmente boa notícia desse péssimo governo. O estado tem que se concentrar em atividades essenciais e deixar a iniciativa privada tomar conta do resto.

                                                                                                                                                                                                  • Serviço Postal não é um serviço essencial?
                                                                                                                                                                                                    Sabe quantos países tem um sistema postal totalmente privado? Apenas 8 no mundo todo, na lista dos países com estatais temos os EUA, Japão, Canada, Alemanha, Reino Unido, entre outros membros das maiores economias do mundo.

                                                                                                                                                                                                      • O pessimo faz o que os considerados bons não conseguiram em anos.%uD83E%uDD14

                                                                                                                                                                                                        • Faz arminha agora. A mamata do Bolsonaro genocida não para!

                                                                                                                                                                                                            • Agora devem aprender!!!Estão fazendo até manifestações. E diziam que isso era coisa esquerdista vagabundo kkkkkkkSei que o serviço não irá incluir localidades rurais ou urbanos de dificil acesso (morros ou indice de violencia) e que o preço deverá subir(já que é um monopolio).Mas eles quiseram assim, antes tava ruim kkkkkkkkkk

                                                                                                                                                                                                              • Resultado?
                                                                                                                                                                                                                Ineficiente e mais caro.

                                                                                                                                                                                                                • Prepare o bolso para pagar frete mais caro

                                                                                                                                                                                                                    • Tem treta, aí. Vai ser que nem a Eletrobrás, cheio de jabuti em árvore.

                                                                                                                                                                                                                      • Graças a Deus. Correios estava sucateados, graças a PT.

                                                                                                                                                                                                                          • Pelo fim do mensalão dos
                                                                                                                                                                                                                            Correios %uD83C%uDFE4 #Privatizaaaaaaaaaaaaaaaa

                                                                                                                                                                                                                              • Cadê os carteiros que faziam arminha com as mãos?
                                                                                                                                                                                                                                Como sempre o serviço vai ficar pior mais caro.

                                                                                                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                                                Windows

                                                                                                                                                                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                                                Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista