LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Xperia XZ Premium vs iPhone 7 Plus | Vídeo do TudoCelular

19 de outubro de 2017 17

Após colocarmos o Xperia XZ Premium para enfrentar o Galaxy S8 Plus, chegou a hora de vermos se o flagship japonês tem fôlego para encarar o iPhone 7 Plus, um dos smartphones mais rápidos que já passaram por nossas bancadas.

O XZ Premium foi lançado este ano e pode até parecer injusto ter que enfrentar o iPhone do ano passado. É bom lembrar que a Sony conta com flagships mais atuais no mercado. Desta forma, colocaremos os modelos mais recentes para enfrentarem o iPhone 8 Plus.

Enquanto isso, vamos conferir quem tem mais a oferecer. Em nosso comparativo levamos em consideração a diferença em tela, som, desempenho, câmera, bateria e suporte da fabricante em termos de atualizações do sistema.

Design e construção

O Xperia XZ Premium mescla metal, plástico e vidro. O aparelho da Sony traz estrutura única em alumínio, mas suas laterais são cobertas por uma peça de plástico que dá acesso ao slot do cartão SIM e gaveta do microSD. A traseira do aparelho, assim como a frontal, é feita por uma placa reta de vidro Gorilla Glass 5.

O iPhone 7 Plus traz corpo em metal na traseira e bordas do aparelho. Na parte frontal temos vidro com proteção contra riscos e manchas. Em termos de qualidade de construção, o modelo da Apple pode passar a sensação de ser superior, mas ambos não apresentam nenhuma falha de fabricação ou de design.

Os dois smartphones são quase do mesmo tamanho. O modelo da Apple é ligeiramente maior e mais largo que o rival da Sony. Temos aqui 158,2 x 77,9 x 7,3 mm para o modelo da Maçã e 156 x 77 x 7,9 mm para o dispositivo japonês. No entanto, o Xperia XZ Premium é o mais pesado dos dois, com seus 195 gramas contra 188 gramas do iPhone 7 Plus.

77 x 156 x 7.9 mm
5.5 polegadas - 3840x2160 px
77.9 x 158.2 x 7.3 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Na lateral direita temos o botão de ligar/desligar e a gaveta para o chip de operadora no iPhone, enquanto no Xperia temos o botão de energia com leitor biométrico incorporado, as teclas de controle de volume e um botão dedicado para a câmera. Do outro lado encontramos as teclas de volume e botão silenciador no modelo da Apple e a gaveta do microSD e slot para cartão SIM no Xperia.

Acima temos a entrada para fones de ouvido no XZ Premium e um microfone para chamadas, enquanto na parte inferior temos a entrada USB-C e um segundo microfone. Os alto-falantes do aparelho ficam na parte frontal, um acima e outro abaixo da tela.

O iPhone 7 Plus traz entrada Lightning, microfone e alto-falante na lateral inferior. Enquanto o leitor biométrico do Xperia fica na lateral, o do smartphone da Apple fica no botão home abaixo da tela.

Ambos funcionam muito bem. Basta tocar o seu dedo cadastrado para que a tela do aparelho seja ligada e o smartphone desbloqueado. No Xperia fica mais complicado usar o leitor biométrico sem levantar o smartphone da mesa, enquanto no iPhone temos uma maior praticidade, como esperado de uma solução frontal.

Tela e som

O destaque do Xperia XZ Premium está em oferecer tela 4K, algo raro nos dias atuais. Este não é o primeiro smartphone da Sony com tamanha resolução, mas este é o primeiro com painel Ultra HD e suporte à tecnologia HDR10. Isso faz com que o Xperia seja um excelente meio de consumo de mídia, seja via Netflix ou YouTube.

O porém fica para o fato de que a tela 4K da Sony não é capaz de atingir um brilho muito alto. Em nossas medições registramos 450 lux de média com o site do TudoCelular aberto no Chrome. Ao usar o aparelho em ambiente externo com o brilho no automático vemos o brilho subir para 500 lux. Estes valores são inferiores ao do iPhone 7 Plus que varia entre 650 e 700 lux.

Aqui temos algumas similaridades, no entanto. Ambos oferecem 5,5 polegadas e trazem painel IPS LCD. Em termos de reprodução de cores, a tela da Sony tende a saturar mais os verdes, azuis e vermelhos por padrão. No entanto, nas configurações de tela podemos reduzir esta saturação alterando entre alguns perfis oferecidos.

Em som temos áudio estéreo em ambos. O diferencial fica para o fato que o Xperia entrega duplo alto-falante frontal, fazendo o som vir na direção do usuário. Isso aumenta a imersão em vídeos e jogos, mas o áudio entregue é consideravelmente mais baixo do que vemos no iPhone 7 Plus. Além disso, o Xperia força mais os graves, o que entrega um som mais abafado.

Hardware e desempenho
Xperia XZ Premium iPhone 7 Plus
Chipset Snapdragon 835 Apple A10 Fusion
CPU Octa-core de 2,45 GHz Quad-core de 2,34 GHz
GPU Adreno 540 PowerVR Series 7XT Plus
RAM 4 GB 3 GB
Armazenamento 64 GB + microSD 32/128/256 GB

O Xperia XZ Premium oferece o hardware mais potente da Qualcomm da atualidade. O Snapdragon 835 oferece um processador octa-core com velocidade máxima de 2,45 GHz e GPU Adreno 540. Esta combinação garante ótimo desempenho, especialmente quando aliado ao sistema bem otimizado da Sony.

O iPhone 7 Plus vem com chipset Apple A10 Fusion com processador quad-core. No papel pode parecer que o smartphone da Maçã é inferior, mas este chip tem poder de fogo de sobra para lidar com qualquer tarefa. A PowerVR Series 7XT Plus também é bastante potente para lidar com jogos na resolução Full HD.

Resultados em benchmarks:

  • AnTuTu: 157 mil (Xperia XZ Premium) e 144 mil (iPhone 7 Plus)
  • GeekBench: 1908/6039 (Xperia XZ Premium) e 3516/5949 (iPhone 7 Plus)
  • Asphalt 8: 30 FPS (XZ Premium)
  • MC5: 59 FPS (XZ Premium)
  • Subway Surfers: 59 FPS (XZ Premium)

Em memória temos 3 GB de RAM no iPhone e 4 GB no Xperia, enquanto em armazenamento temos 64 GB no modelo da Sony e 32/128/256 GB no iPhone. Apesar de não oferecer opções com mais armazenamento no mercado nacional, o modelo japonês permite expandir a memória interna com o uso de cartões microSD.

Em nosso teste de velocidade, o iPhone levou 1 minuto e 2 segundos para abrir e reabrir uma dúzia de apps, enquanto o Xperia XZ Premium levou apenas 56 segundos. É notável ver um aparelho Android superando um com iOS quando o assunto é velocidade do sistema.

Não foi possível medir a taxa de quadros por segundo nos jogos no iPhone 7 Plus, mas fica evidente que o smartphone da Apple oferece ótimo desempenho em games.

Câmeras

O Xperia XZ Premium traz o sensor mais avançado dos dois. Temos aqui 19 MP na traseira e 13 MP na frontal, enquanto o iPhone entrega 12 e 7 MP, respectivamente. Em abertura temos f/1.8 e f/2.8 para a câmera dupla do iPhone, enquanto o Xperia oferece f/2.0. Na parte frontal temos f/2.2 e f/2.0, respectivamente.

Tanto o iPhone quanto o Xperia são capazes de gravar na resolução 4K com a câmera traseira e Full HD com a frontal. O diferencial fica para o modo câmera lenta, que chega a 960 quadros por segundo no XZ Premium, mas limitado a poucos segundos de uso.

Xperia XZ Premium

iPhone 7 Plus

A câmera do iPhone foi capaz de registrar fotos mais claras em ambientes com pouca luz, mas sempre acaba sacrificando o contraste e entregando fotos com tons mais frios, o que normalmente não agrada aos usuários. Curiosamente, a câmera frontal satura mais as selfies, fazendo com que sua pele saia com tom artificial.

No geral, a câmera da Sony é capaz de capturar mais detalhes, mas seu modo automático é meio temperamental. Em alguns momentos você terá ótimas fotos, enquanto em outros vemos borrões e fotos muito amareladas. Em vídeos, o Xperia leva a pior ao filmar durante a noite, mas seu sistema de estabilização é mais eficiente.

O pior ponto negativo do iPhone está no fato de que o aparelho capta áudio mono, algo inaceitável para um flagship lançado no final de 2016. Até mesmo os smartphones mais básicos gravam em estéreo.

Em software temos o ‘modo retrato’ como diferencial da câmera dupla no iPhone 7 Plus, que permite borrar o fundo para ampliar a profundidade da imagem. No Xperia temos a realidade aumentada como destaque, que apesar de divertida, não tem muita utilidade.

Bateria

O Xperia XZ Premium conta com 3.230 mAh de bateria, enquanto o iPhone 7 Plus vem com 2.900 mAh. No entanto, ambos levam praticamente o mesmo tempo para carregar (3h). Nenhum chega a ser um primor em autonomia, mas o Xperia consegue passar um pouco mais de tempo longe da tomada.

No entanto, é possível aumentar a diferença entre os dois com os vários modos Stamina oferecidos pela Sony. São perfis de economia de energia que permitem reduzir o desempenho e fazer a bateria do XZ Premium durar dias. No caso do iPhone temos apenas um modo básico que entrega algumas horas a mais de uso.

Sistema operacional

O Xperia XZ Premium está atualmente com Android 7.1.1 Nougat e pacote de segurança de setembro, mas será atualizado em dezembro para o Oreo 8.0. O iPhone 7 Plus conta com iOS 11.0.3 neste momento, onde será atualizado para a versão 11.1 nas próximas semanas.

Para quem se preocupa em ter o smartphone sempre atualizado, o iOS ainda leva vantagem sobre o Android. Em termos de funcionalidade cada um tem seus diferenciais. No caso do Xperia podemos conectar o smartphone com o PS4 para jogar enquanto a TV da sala estiver ocupada.

Aqui vai do gosto de cada um, mas ambos oferecem ótimo desempenho. O Xperia faz bom uso dos seus 4 GB de RAM e consegue segurar os mesmos apps abertos que o iPhone.

Conclusão

O Xperia XZ Premium oferece uma melhor câmera, desempenho levemente superior e bateria que dura algumas horas a mais. O iPhone 7 Plus alcança um brilho maior de tela, tem som mais potente e é mais rápido em jogos.

Como vemos, é difícil escolher um vencedor claro em nosso comparativo. Se você não tem preferência por Android ou iOS, a escolha acaba saindo naquele que estiver mais barato – normalmente o Xperia XZ Premium. No entanto, o smartphone da Apple desvalorizará menos com o tempo, o que pode ser fator decisivo para alguns na hora da compra.

O que importa é que ambos oferecem boa qualidade de construção e ótimo desempenho para qualquer tipo de tarefa. Desta forma, cada um terá que analisar quais os pontos mais importantes e fazer sua própria escolha. No geral o aparelho da Sony deve agradar a maioria por se destacar nos pontos mais buscados pelos brasileiros.

  • O Sony Xperia XZ Premium ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

17

Comentários

Comparativo: Xperia XZ Premium vs iPhone 7 Plus | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas