
02 Abril 2018
O sucessor do X Power chegou ao mercado nacional como K10 Power e o TudoCelular já colocou os dois lado a lado para mostrar todas as mudanças entre as duas gerações. Agora comparamos o aparelho com o K10 lançado em 2016, um dos smartphones queridinhos entre os brasileiros.
Ambos os aparelhos contam com hardware da MediaTek. Apesar de serem modelos diferentes, os dois oferecem processador octa-core formado por núcleos Cortex-A53. Desta forma, podemos esperar resultados similares no desempenho, mas com uma certa vantagem para o K10 Power por oferecer o dobro de RAM.
Se você possui o K10 e está cogitando em fazer o upgrade para o K10 Power ou está em dúvida se escolhe um dos dois para ser o seu próximo smartphone, o nosso comparativo vai te ajudar ao listar os pontos positivos de cada modelo.
Os modelos recebidos pelo TudoCelular vieram na cor Índigo, um tipo de azul escuro. Também é possível encontrar o K10 nas opções dourada e branca, enquanto o K10 Power também está disponível na opção titânio (cinza) e dourado.
Tanto o K10 quanto o K10 Power oferecem corpo em plástico. O diferencial fica para a textura na traseira do K10, que melhora a pegada com o aparelho, evitando que o mesmo escorregue menos da sua mão. O Power tem traseira lisa, mas traz linhas por toda a extremidade buscando entregar um design mais caprichado.
Enquanto o K10 oferece traseira removível para ter acesso à bateria e os slots dos cartões SIM e microSD, no K10 Power temos uma bateria fixa e traseira que não pode ser aberta facilmente. Para ter acesso aos slots para SIM e microSD, temos duas gavetas na lateral do aparelho.
O K10 Power é o maior os dois, mas em troca entrega 0,2 polegada a mais de tela. Aqui temos 146,6 x 74,8 x 8,8 mm para o K10 e 154,7 x 78,1 x 8,5 mm para o K10 Power. E como já esperado, devido à sua bateria mais generosa, o K10 Power acaba sendo mais pesado, mas é impressionante ver que a LG conseguiu fazer um celular mais fino.
O K10 traz o botão de ligar/desligar e de controle de volume na traseira do aparelho, enquanto no K10 Power temos os botões nas laterais. Na parte superior temos apenas um microfone para capturar o áudio em estéreo, enquanto na outra extremidade temos um segundo que também serve para chamadas.
A entrada para fones de ouvido, assim com a micro USB, fica na parte inferior em ambos os aparelhos. O alto-falante também fica em posicionamento igual nos dois, neste caso na traseira no canto inferior esquerdo.
Os dois aparelhos da LG contam com painel IPS LCD e resolução HD. No K10 temos 5,3 polegadas, o que resulta em 277 pixels por polegada, enquanto no K10 Power temos 5,5 polegadas e um total de 267 ppi.
A tela usada pela LG em ambos apresenta boas cores e contraste, mas o brilho é bastante baixo. Usamos um luxímetro para medir o nível máximo de brilho na tela dos dois modelos e vimos uma média de 260 lux no K10 e menos de 200 lux no K10 Power com a página do TudoCelular aberta.
É um resultado abaixo do ideal, já que visualizar o conteúdo em ambiente externo fica bastante complicado, especialmente no K10 Power que tem um vidro com alto nível de reflexo. Os dois permitem turbinar o brilho quando no modo automático, mas o ganho é quase ínfimo e não muda muito o cenário.
Em som temos uma pequena vantagem para o K10 Power. O seu alto falante apresenta um som mais alto, mas a qualidade não vai muito além do que temos no K10. O fone de ouvido fornecido é o mesmo, entregando um som aceitável, mas nada que chegue a empolgar.
LG K10 | LG K10 Power | |
Chipset | MediaTek MT6753 | MediaTek MT6750 |
CPU | Octa-core de 1,3 GHz | Octa-core de 1,5 GHz |
GPU | Mali-T720 MP3 | Mali-T860 MP2 |
RAM | 1 GB | 2 GB |
Armazenamento | 16 GB + microSD | 32 GB + microSD |
Os dois modelos da LG contam com chipset da MediaTek. No K10 temos o MT6753 e no K10 Power o MT6750. Os dois oferecem processador octa-core formado por oito Cortex-A53. A diferença fica para a velocidade, sendo 1,3 GHz no máximo no primeiro e 1,5 GHz no segundo.
A GPU é diferente entre os modelos da LG. Temos a Mali-T720 MP3 no K10 e a Mali-T860 MP2 na versão Power. O desempenho das duas é bastante próximo, onde vemos que o K10 Power fica abaixo em alguns jogos, mas a diferença na taxa de quadros por segundo não é grande, exceto no Modern Combat 5.
Em um uso mais real vemos que os dois oferecem o mesmo nível de desempenho. O K10 é mais rápido para abrir alguns apps, enquanto o K10 Power leva vantagem em outros. De qualquer forma, o diferencial fica para a quantidade de RAM. Ter 1 GB a mais no modelo mais recente realmente faz diferença. Você sofrerá menos com apps recarregando o tempo todo.
O conjunto de câmeras do K10 e K10 Power é bastante similar. Temos um sensor de 13 megapixels com abertura f/2.2 e capacidade de gravar vídeos em Full HD nos dois. Na parte frontal é que temos um sensor mais avançado no K10, capaz de capturar fotos de até 8 megapixels, mas a abertura é apenas f/2.4, enquanto a câmera frontal do K10 Power oferece 5 megapixels com abertura f/2.2 – ambas gravam em Full HD.
Os resultados são parecidos nas fotos capturadas por cada modelo, mas vemos fotos mais claras e com maior nível de detalhes no K10 Power. O K10 tende a deixar as fotos amareladas, dando um aspecto de envelhecido. Em ambientes noturnos nenhum se destaca, mas vemos uma pequena vantagem para o Power.
O software de câmera da LG é basicamente o mesmo nos dois. A interface sofreu uma pequena mudança entre as duas gerações, mas o usuário pode escolher entre o modo mais simples e o com botões por toda a tela. No mais simples, basta tocar no objeto a ser fotografado para que o foco seja feito e a foto salva.
Nenhum oferece modo manual para controle de forma independente. O máximo que dá para fazer é usar alguns filtros em suas fotos. O K10 Power oferece grande angular para a câmera frontal e flash dedicado para selfies, mas sua câmera exagera no pós-processamento e entrega fotos bem artificiais. É possível regular o nível do recurso de embelezamento, mas não desativá-lo por completo.
Em vídeo também temos o tom mais amarelado visto nas fotos no K10, enquanto o K10 Power temos uma imagem melhor. O som capturado é igual nos dois, sendo um pouco mais alto no K10.
Aqui é onde o K10 Power realmente se destaca. O K10 oferece 2.220 mAh de bateria e o K10 Power chega com 4.400 mAh. A LG também colocou um carregador mais potente, com 1,8A e tecnologia de carregamento acelerado com o novo modelo. Resultado disso? É necessário 1h59 para recarregar sua bateria, enquanto o K10 precisa de 3h51 para chegar a 100%.
A bateria do K10 Power não apenas recarrega mais rápido como também dura mais. Enquanto o K10 rendeu 12 horas de uso, o K10 Power chegou a 21h30. Se você usa muito o celular, será possível chegar ao final do dia com bateria sobrando. E para quem faz um uso mais leve, precisará recarregar o K10 Power a cada dois dias.
O K10 conta com Android 6.0 Marshmallow e pacote de agosto de segurança, enquanto o K10 Power vem com Nougat e apresenta atualmente o pacote de setembro. Além de versões diferentes do robozinho, temos aqui também diferentes interfaces da LG. A mais antiga é mais colorida, enquanto a nova apresenta um design mais monocromático com alguns detalhes em verde.
Os apps que vêm pré-instalados são os mesmos, incluindo TV digital nos dois nas versões do mercado nacional. É possível gravar o conteúdo para assistir posteriormente, mas o conteúdo exibido é de baixa definição, porém suficiente para muitos.
O K10 Power oferece muito mais do que apenas uma bateria de maior duração. Ele entrega um som mais potente, melhor desempenho por ter o dobro de RAM, melhor câmera, frontal com grande angular e flash para selfies, além de vir com Android Nougat.
As vantagens para o K10 estão na bateria removível, sua tela com maior brilho e o menor preço. Com uma diferença média de 200 reais entre os dois, vale a pena considerar pagar mais caro pelo K10 Power diante dos benefícios oferecidos por ele.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários