LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Motorola Moto X4 vs Moto Z2 Play | Comparativo do TudoCelular

04 de dezembro de 2017 26

A Motorola resolveu "abrir a porteira" no nicho intermediário este ano, lançando vários modelos para preencher diversas faixas de preço e assim oferecer opções para todo tipo de usuário. Dentre eles, provavelmente os mais comentados são Moto X4 e Moto Z2 Play, com o primeiro marcando o retorno da icônica linha criada ainda sob tutela da Google e o segundo figurando como uma das melhores opções em custo-benefício do mercado brasileiro.

Como muita gente parece estar em dúvida entre estes aparelhos, resolvemos preparar um completo comparativo direto entre eles, onde comentaremos os principais pontos que devem ser levados em conta na hora de decidir qual comprar, incluindo design, tela, som, desempenho, câmeras, bateria e muito mais.

Será que os R$ 300 a mais cobrados em média pelo Moto Z2 Play são justos em relação ao conjunto oferecido pelo Moto X4? É o que mostraremos agora!

Design e construção

Começando pelo design, temos dois dispositivos bem diferentes, mesmo que ambos sejam da mesma companhia. Enquanto o Moto X4 conta com acabamento em vidro na parte traseira com alguns efeitos dependendo de como a luz bate, o Moto Z2 Play é feito em peça única de metal, o que não é tão elegante mas certamente é mais resistente.

Na parte frontal, por outro lado, temos várias semelhanças, como o posicionamento da câmera, do LED para flash, do alto-falante, do logo da empresa e até mesmo do leitor de impressões digitais multifunção e do microfone principal para chamadas, ficando a maior diferença no acabamento do vidro que protege o painel, já que no Moto X4 ele é um pouco mais curvo nas bordas.

Em dimensões, temos o Moto X4 com 148,3 mm de altura por 73,5 mm de largura e 7,99 mm de espessura, em um corpo de 163 gramas. Já no Moto Z2 Play temos 156,2 mm de altura por 76,2 mm de largura e 5,99 de espessura, em um corpo de 145 gramas. Ou seja, o Moto Z2 Play é maior e mais largo, porém mais fino e mais leve.

Na lateral direita dos dispositivos temos os botões de volume e energia, deixando o lado esquerdo completamente vazio. Na parte de baixo temos a porta P2 para fones de ouvido e a USB-C para transferir dados e carregar os aparelhos, enquanto na lateral superior ficam um microfone secundário para cancelamento de ruído e a gaveta dos chips SIM. Vale notar que o Moto X4 usa gaveta híbrida, enquanto o Moto Z2 Play permite usar dois chips nano-SIM e um cartão microSD.

73.4 x 148.35 x 7.99 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
76.2 x 156.2 x 5.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Na parte traseira, ambos contam com a câmera centralizada, ficando os LEDs para flash e o laser auxiliar de foco na mesma área. Mais abaixo no Moto Z2 Play temos ainda os conectores magnéticos dos Moto Snaps, enquanto no Moto X4 temos um terceiro microfone para captação de áudio nas gravações.

Olhando de frente, temos exatamente a mesma posição nos componentes em ambos, ficando acima da tela a câmera de selfies, um LED no Moto X4 e dois no Moto Z2 Play para flash, o alto-falante que serve tanto para chamadas quanto para multimídia, o logo da empresa e sensores, enquanto abaixo do display fica o leitor de impressões digitais multifunção e o microfone principal para chamadas.

Vale lembrar que o Moto X4 tem certificação IP68 contra danos por água e poeira, então usar o aparelho na piscina ou em uma chuva mais pesada não é problema algum. Já o Moto Z2 Play tem apenas proteção com nano-revestimento, o que garante que um contato rápido com água doce sem imersão não danifique o aparelho, ou seja, derrubar um copo d'água em cima dele acidentalmente ou tomar uma chuva rápida.

Ambos são confortáveis de ser utilizados, porém o Moto X4 sai como vencedor por aqui por ser mais compacto e ergonômico, garantindo assim um encaixe mais bacana nas mãos. Se você é do tipo desastrado, porém, uma capinha é essencial para evitar danos em quedas.

Falando um pouco sobre a biometria, ambos contam com o leitor de impressões digitais posicionado no painel frontal, sendo esta uma boa alocação para quem costuma deixar o aparelho em cima da mesa e precisa utilizá-lo rapidamente.

Em nossos testes, foi possível perceber o que já havíamos comentado no review do Moto X4, onde o leitor demora alguns milésimos de segundo a mais que o normal para desbloquear a tela, enquanto no Moto Z2 Play isto é quase que instantâneo. Vale notar, porém, que ambos contam com ótima precisão, podendo ser usados ainda para bloquear a tela, acessar a tela de apps recentes, ir para a home ou voltar à página anterior.

Tela e som

Passando para a tela, temos no Moto X4 um painel IPS LCD de 5,2 polegadas Full HD, o que garante uma densidade aproximada de 424 ppi. Já no Moto Z2 Play é encontrado um display Super AMOLED de 5,5 polegadas, também Full HD, tendo assim a densidade aproximada de 401 ppi.

Ambos os aparelhos contam com exatamente as mesmas opções de personalização para a tela, sendo possível escolher apenas entre um modo de cor mais intenso ou mais natural, além do filtro de luz azul que pode ser ativado automaticamente com o por do Sol.

Nas cores, temos algo bem parecido em ambos os dispositivos, mas com pretos mais profundos no Moto Z2 Play e algo um pouco mais balanceado no Moto X4. De qualquer forma, ambos se saem bem em ambiente externo e interno, pecando um pouco apenas em locais escuros por contarem com um brilho mínimo ligeiramente mais alto que o desejado.

Em números, tivemos o Moto X4 com brilho entre 7 e 524 lux com uma imagem branca sendo exibida, enquanto no Moto Z2 Play os valores ficaram entre 6 e 817 lux, ou seja, ele se sai melhor tanto em ambiente externo quanto interno. Com imagem preta, o Moto X4 apresenta 4 lux no brilho máximo e 0 no mínimo, enquanto no Moto Z2 Play temos valor nulo em ambos os casos, já que ele desliga completamente os pixels pretos.

Com relação ao áudio, ambos os aparelhos possuem a saída de som na parte frontal, sendo a mesma usada para chamadas. Encontramos tons ligeiramente mais balanceados no Moto Z2 Play, mas o Moto X4 aparenta ser um pouco mais alto.

Hardware e desempenho

Moto X4 Moto Z2 Play
Processador Qualcomm Snapdragon 630
4x 2.2 GHz Cortex-A53 + 4x 1.8 GHz Cortex A53
Qualcomm MSM8953 Pro Snapdragon 626 Cortex-A53
2.2 GHz 8 Core
GPU Adreno 508 Adreno 506
RAM 3 GB 4 GB
Armazenamento 32 GB
MicroSD até 2 TB
64 GB
MicroSD até 2 TB

Falando sobre as especificações técnicas, o Moto X4 possui o novo chipset Snapdragon 630 em conjunto com 3GB de RAM e 32GB de espaço para o armazenamento interno, expansível via microSD. Já o Moto Z2 Play tem o chipset Snapdragon 626 com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento, também expansível via microSD.

No desempenho prático, vimos algo que já havíamos comentado no teste com o Moto X4, onde o novo aparelho parece contar com uma interface bem mais pesada do que o Moto Z2 Play. Devido a isto, mesmo contando com hardware teoricamente mais potente tivemos vários aplicativos abrindo mais rápido no modelo mais antigo, indo desde apps nativos até alguns baixados e um dos jogos.

A situação ficou ainda pior quando passamos para a reabertura dos apps, já que mesmo contando com bons 3GB de RAM o Moto X4 precisou recarregar todos eles, enquanto o Moto Z2 Play se manteve pleno com seus 4GB de RAM, trazendo as aplicações novamente à tela de maneira quase que instantânea e sem a necessidade de recarregá-las.

Passando para o desempenho em jogos, ambos os dispositivos conseguiram rodar Asphalt 8 e Subway Surfers em sua taxa máxima permitida, ou seja, 30 fps no primeiro e 60 fps no segundo. Quando passamos para jogos mais pesados, porém, o Moto X4 acaba levando certa vantagem por sua GPU mais potente, mas nada que chegue a compensar o desempenho nitidamente inferior em tarefas diárias.

Dentre os resultados apresentados, temos:

  • AnTuTu: 69.943 (Moto X4) e 67.098 (Moto Z2 Play)
  • GeekBench: 867/4.141 (Moto X4) e 895/4.553 (Moto Z2 Play)
  • Asphalt 8: 30 FPS (Moto X4) e 30 FPS (Moto Z2 Play)
  • Modern Combat 5: 40 FPS (Moto X4) e 30 FPS (Moto Z2 Play)
  • Subway Surfers: 60 FPS (Moto X4) e 60 FPS (Moto Z2 Play)

Com tudo isso, podemos dizer que sem sombra de dúvidas o Moto Z2 Play é mais indicado para quem deseja um desempenho mais fluido nas mais variadas tarefas, perdendo um pouco em jogos mais pesados mas se saindo melhor em absolutamente todos os demais casos, principalmente por ter mais que o dobro do armazenamento interno disponível ao usuário e por se sair melhor na multitarefa.

Câmera

Chegamos então às câmeras. No Moto X4 temos dois sensores na parte traseira, sendo um de 12 megapixels com abertura f/2.0 e outro de 8 megapixels com lentes grande-angulares e abertura f/2.2. Na parte frontal temos uma câmera de 16 megapixels com abertura f/2.0 e flash LED único.

No Moto Z2 Play temos uma câmera principal de 12 megapixels com abertura f/1.7, enquanto na parte frontal fica um sensor de 5 megapixels com abertura f/2.2 e flash dual LED em dois tons.

Ambos contam com o gesto de girar o pulso para abrir a câmera, ficando para o Moto X4 uma interface mais completa, onde além do já conhecido modo manual temos também um de coloração seletiva, algumas máscaras como do Instagram e até mesmo a possibilidade de realizar buscas com base no que está sendo fotografado, isto para não mencionar a troca entre a câmera normal e a wide.

Já no Moto Z2 Play temos apenas o básico, como modo manual, panorama e HDR, lembrando que ambos permitem usar o flash frontal como lanterna para que você se posicione antes de tirar selfies em ambientes noturnos

Motorola Moto X4

Motorola Moto Z2 Play

Com relação à qualidade das imagens, a câmera principal traseira do Moto X4 demonstrou ser superior ao Moto Z2 Play em praticamente todos os aspectos, entregando imagens mais balanceadas, ótimo nível de detalhes e foco bacana mesmo em ambientes noturnos, ficando para o modelo mais antigo a vitória apenas na velocidade de captura, já que o Moto X4 é um pouco mais lento para registrar as fotos.

Além disso, o Moto X4 tem o já mencionado modo de coloração seletiva, que permite criar algumas cenas bem bacanas e aflorar a criatividade do usuário, bem como o modo de profundidade que funciona bem na maioria dos casos, bastando apenas regular o nível de desfoque desejado para não ocultar áreas importantes.

Na câmera frontal, curiosamente, mesmo com toda a polêmica envolvendo o Moto X4 o aparelho mais recente parece ter se saído melhor, conseguindo entregar imagens que devem satisfazer a maioria dos usuários, exceto aqueles que tiram fotos com o aparelho muito colado ao rosto. O flash, por outro lado, entrega imagens mais balanceadas no Moto Z2 Play, algo já esperado por termos dois LEDs em cores distintas.

Falando sobre a gravação de vídeos, tivemos imagens mais interessantes e também estáveis no Moto X4, seja com uma das câmeras traseiras ou com a câmera frontal, enquanto o Moto Z2 Play se saiu melhor apenas em ambiente noturno com a câmera frontal.

Com tudo isso, podemos dizer que o Moto X4 vence o Moto Z2 Play em câmeras, conseguindo não apenas entregar imagens mais interessantes como também permitindo uma criatividade maior por parte do usuário, seja ao usar as lentes grande-angulares ou um dos diversos modos novos de captura.

Bateria

Passando para a bateria, temos ambos os modelos com 3.000 mAh de capacidade, sendo entregue pela Motorola exatamente o mesmo carregador turbo power, que conta com corrente de saída variável (5V-3A, 9V-1,6A ou 12V-1,2A).

Ainda assim, tivemos uma autonomia maior para o Moto Z2 Play em absolutamente todos os testes realizados, demonstrando que o chipset ligeiramente mais básico e a tela Super AMOLED fazem a diferença na duração da bateria, isto para não falar que o aparelho pode usar o Snap Power Pack para aumentar ainda mais o tempo longe da tomada.

Sistema operacional

Por fim, temos o software. Ambos os aparelhos contam com o Android 7.1.1 Nougat rodando de fábrica, porém o Moto X4 entrega algumas funções novas para a interface da Motorola.

Dentre elas temos o Moto Key, para fazer autenticação biométrica em sites, apps e até em seu computador com Windows, e o novo gesto de captura de tela com três dedos, que se mostrou bastante funcional. No mais, ambos são bem parecidos, permitindo substituir a barra de navegação do Android pelo leitor de impressões digitais multifunção e contando com gestos para facilitar a vida do usuário.

Ainda que conte com mais funcionalidades, porém, o Moto X4 apresenta um desempenho consideravelmente inferior nas transições de tela e navegação de um modo geral, então a vitória por aqui ainda fica para o Moto Z2 Play, que provavelmente receberá algumas das novas funções com a chegada do Android Oreo.

Conclusão

Falando então sobre os pontos fortes de cada um em relação ao rival, no Moto X4 temos melhor e mais versátil conjunto de câmeras, design mais elegante e ergonômico, e certificação IP68 contra danos por água e poeira. Já no Moto Z2 Play temos acabamento mais resistente, tela melhor, maior autonomia de bateria, versatilidade de uso com os Moto Snaps, desempenho melhor e uso de slots independentes para chips SIM e cartão microSD, além de mais armazenamento interno.

Com tudo isso, podemos dizer que se você já possui o Moto Z2 Play não há muita vantagem em partir para o Moto X4, pois estará abrindo mão de um desempenho mais bacana e vários outros diferenciais para contar com câmeras melhores e resistência a danos por água e poeira.

Se você não possui nenhum dos dois e está pensando em adquirir um intermediário premium pelo menor preço possível, o Moto X4 está mais barato tanto no site oficial da Motorola quanto no varejo, custando em torno de R$ 300 a menos que o Moto Z2 Play. Ainda assim, provavelmente o Moto Z2 Play é uma decisão mais acertada, ao menos por enquanto, sendo muito mais balanceado de uma maneira geral e devendo atender por mais tempo.

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

  • O Motorola Moto X4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto Z2 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

26

Comentários

Motorola Moto X4 vs Moto Z2 Play | Comparativo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas