LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Alcatel A7 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

08 de dezembro de 2017 17

O Alcatel A7 foi apresentado pela companhia chinesa durante a IFA 2017 no último mês de setembro, chegando poucas semanas depois ao Brasil por um preço bastante agressivo para o conjunto oferecido. Ele não conta com as melhores câmeras ou uma construção rebuscada, mas se destaca por entregar especificações técnicas bastante completas e que devem satisfazer sem problemas aos usuários mais básicos, o que consiste na maioria dos consumidores.

Mais Notícias

Após realizarmos nosso unboxing com direito às primeiras impressões do aparelho, e de fazer nosso completo teste de bateria com ele, chegou a hora de vermos se estas especificações técnicas realmente são bem aproveitadas pelo dispositivo para prover um desempenho satisfatório, sendo nosso teste dividido em três etapas: desempenho prático, benchmarks e execução de jogos.

Sobre as especificações técnicas do aparelho, temos um chipset MediaTek MT6750T com oito núcleos a até 1,5 GHz, GPU ARM Mali-T860 MP2, 4 GB de RAM e 32 GB de espaço para o armazenamento interno, que pode ser expandido via cartão microSD de até 128 GB. Ele tem ainda uma tela IPS LCD de 5,5 polegadas com resolução Full HD, sendo esta a principal preocupação devido à maior demanda por processamento gráfico em jogos.

E aí, será que o Alcatel A7 dá conta do recado? Continue descendo para descobrir!

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o A7 leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps nativos de Câmera, Galeria e Configurações, enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop, Pokémon Go e Asphalt 8.

A primeira volta do aparelho foi bem rápida, sendo necessários 1 minuto e 24 segundos para que todos os aplicativos fossem abertos e pudéssemos voltar ao cronômetro para dar início à segunda volta. Na etapa seguinte, vimos que os 4 GB de RAM são mais do que suficientes para manter tudo rodando em segundo plano sem problemas, levando apenas 23 segundos para que todos os apps fossem reabertos.

Com um tempo total de 1 minuto e 47 segundos, o Alcatel A7 fica à frente inclusive de alguns modelos que custam o dobro, como o caso do Galaxy A7 2017, além de superar por larga vantagem aparelhos como Moto G5 Plus e até Moto X4 devido à maior quantidade de RAM para alocar os apps.

AnTuTu

Começando com os testes de benchmark, conseguimos uma pontuação similar à de outros intermediários mais básicos no AnTuTu, sendo marcados 43.470 pontos. Para efeito de comparação, o Moto G5 alcançou 45.234 no mesmo teste.

GeekBench

O mesmo foi visto no GeekBench, onde o A7 se manteve basicamente na mesma média de outros "intermediários de entrada", conseguindo 611 pontos no teste single-core e 2.536 pontos no multi-core, além de 1.732 pontos no teste de GPU da ferramenta.

3D Mark

Passando para um teste focado no desempenho gráfico, vimos que a Mali-T860 MP2 não é exatamente a mais indicada para uma tela Full HD, mas ainda assim sendo capaz de marcar uma pontuação relativamente alta perto do que conseguimos com modelos com a Adreno 505 na mesma situação, alcançando 381 pontos no Sling Shot Extreme.

GFX Bench

Por fim, temos o GFX Bench, onde o Alcatel A7 conseguiu 7,3 fps no Manhattan em sua variante onscreen e 6,8 fps no Manhattan offscreen, marcando ainda 17 fps no T-Rex em ambas as versões. Novamente, as pontuações não fugiram muito ao que conseguimos com outros modelos em sua faixa de preço, demonstrando que a diferença mais notável está mesmo na multitarefa.

Jogos

Chegamos então ao teste prático com jogos, onde usamos o GameBench para medir a taxa média de quadros por segundo alcançada por eles, bem como o consumo de CPU e RAM. Caso esteja interessado no app, estará disponível mais abaixo um link para download na Play Store, e você pode conferir também o tutorial que fizemos para ajudar a configurá-lo corretamente em seu aparelho.

No Asphalt 8 tivemos uma taxa de 20 fps em média, com consumo de CPU ficando em 37% e de RAM em 628 MB. Já no Asphalt Xtreme a situação foi um pouco pior, com 18 fps em média, CPU em 39% e RAM em 670 MB. Ambos os títulos da Gameloft foram executados com qualidade gráfica no máximo, então se quiser algo mais fluido é possível abrir mão de algumas texturas.

O Injustice 2 honrou o posto de jogo mais pesado de nosso teste, sendo executado a 16 fps em média, com consumo de CPU em 56% e de RAM em 829 MB. Fechando os jogos mais exigentes, tivemos 35 fps em média no Modern Combat 5, com o jogo de tiro em primeira pessoa ocupando 37% da CPU e 588 MB.

Nos títulos mais simples, tivemos ótimo desempenho no Subway Surfers com 59 fps em média, além de 41% da CPU e 315 MB de RAM, enquanto o Clash Royale rodou a 37 fps em média, com consumo de CPU em 18% e de RAM em 410 MB.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

Os testes mostraram que o Alcatel A7 é de fato um caso à parte quando falamos em performance na faixa de preço abaixo dos R$ 1 mil, podendo ser encontrado facilmente por algo em torno de R$ 850 atualmente.

Ele entrega ótimo desempenho prático com alternância rápida entre apps e espaço de sobra na RAM para todas as suas redes sociais e páginas web, podendo até mesmo manter alguns jogos rodando em segundo plano sem pesar no desempenho geral.

Obviamente, nem tudo são flores, já que a decisão por entregar uma densidade maior de pixels na exibição de conteúdo acabou pesando no desempenho gráfico do dispositivo, fazendo com que a esmagadora maioria dos títulos um pouco mais pesados acabassem sendo executados abaixo dos 20 fps, tornando a experiência um tanto quanto sofrível. Caso você abra mão de texturas, porém, é possível amenizar bastante a situação.

Mas e você, o que achou da performance do novo aparelho da Alcatel? Acha que ele é uma boa opção em sua faixa de preço? Deixe-nos seu comentário abaixo!

O Alcatel A7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

17

Comentários

Desempenho do Alcatel A7 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular
  • esses cara q fala mau vai compra seus iphone entao .....almenos a alcatel pensa em quem nao ta afim gastar o salario inteiro num smartphone

      • unico defeito tela full hd isso sobrecarrega a gpu mas porem com apelacao de 4g de ram ele suporta bem qualquer game da playstore seria melhor tela hd com bom

          • o aparelho roda bem uma tela full hd tem 32g de rom 4g de ram e consegue pontuacao 43 antutu na minha opniao esta bom muito bom alguem discorda

              • Um Bom resultado a Alcatel vem melhorando cada vez mais em seus smartphones.

                  • 4GB entrada, games ocupando 600-900MB na RAM, youtube 500MB. Para esse resultado foi apenas OK

                      • Faz um video do alcatel a7 vs moto g5 plus

                          • Minha opinião : a alcatel não consegue manter um sistema otimizado (processador) então pra compensar coloca 4 GB de RAM e mesmo assim o moto g5 plus com a metade dá RAM consegue um desempenho melhor pelo simples motivo de ter um processador intermediário ecomomico e não ter mts modificações econômicas,sem falar na camera que vai de 10 pro moto g e 0 pro alcatel e ainda por cima filma em 4K,tem um display mt melhor e o alcatel com 4.000mah descarrega igual o moto g5 plus com 3.000mah e tem carregador turbo power.
                            Conclusão : Moto g5 plus na mesma faixa de preço ganha em todos os aspectos do alcatel,e ainda alcatel tem processador mediatek que é um processador que tem em celulares falsificados.

                          • Essa quantidade de RAM deu um bom gas no aparelho, boa jogada da Alcatel já que não consegue entregar um sistema tão otimizado compensou com mais memoria.

                            Falo isso lembrando que LG K10 Power entregou desempenho similar com a metade dessa RAM.

                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas