LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xperia XA2 Ultra supera rivais no desempenho, mas não no preço | Vídeo TudoCelular

15 de maio de 2018 32

A Sony trouxe o Xperia XA2 Ultra para o Brasil antes de anunciar a versão básica da sua família intermediária. O dispositivo com duas câmeras na parte frontal promete ótimas selfies, e tem como novidade a troca do chipset da MediaTek por um Snapdragon, da Qualcomm.

Mas será que há ganho em desempenho? Vamos descobrir neste teste de desempenho do TudoCelular. Também vamos comparar os resultados aos dois principais concorrentes desse smartphone, que são o Galaxy A8 e o Moto G6 Plus.

É que o Xperia XA2 Ultra vem com o chipset Snapdraogn 630, uma plataforma intermediária da Qualcomm que encontramos, também, no rival da Motorola, além do Moto X4. As configurações são bastante parecidas com um de seus principais rivais, o Exynos 7885, que está dentro do Galaxy A8 e A8 Plus.

Teste de velocidade

Para verificar o desempenho desse dispositivo, vamos fazer o nosso teste de velocidade, que é bem simples: temos uma lista de 12 aplicativos, que serão abertos e reabertos, com o tempo cronometrado pelo relógio do próprio dispositivo.

A lista inclui alguns apps nativos e outros populares, além de dois jogos. São eles: Câmera, Álbum, Configurações, Facebook, WhatsApp, Google Chrome, Netflix, Spotify, Adobe Photoshop Mix, Pokémon GO e Asphalt 8.

A primeira volta levou apenas 1 minuto e 02 segundos para ser completada. Já a segunda adicionou mais 18 segundos ao tempo total do teste que, somando os milésimos de cada rodada, foi encerrado em 1 minuto e 21 segundos, marca três segundos abaixo do que obtivemos no Galaxy A8.

Esse tempo total ficou apenas 11 segundos maior que a primeira volta do Moto G6 Plus. Ou seja, o intermediário da Sony deixou mesmo o da Motorola comendo poeira em nosso teste de abertura de aplicativos.

E ainda é uma boa redução do antecessor, o XA1 Ultra, que ficou empatado com o Moto G5S Plus em 1 minuto e 37 segundos no nosso teste.

AnTuTu

Além do teste de velocidade, também passamos alguns benchmarks no XA2 Ultra. A pontuação no AnTuTu ficou na mesma faixa da que obtivemos no Moto G6 Plus e também no Galaxy A8, totalizando 90.401 pontos. O dispositivo da Samsung ficou um pouco acima dos rivais com o Snapdrahon 630, mas não chega a ser uma superioridade a se destacar.

GeekBench

No GeekBench, novamente o dispositivo da Sony manteve-se no mesmo patamar dos rivais. A pontuação em CPU foi, novamente, abaixo da obtida pelo Galaxy A8, com 867 pontos no single-core e 4.210 no multi-core.

Já o teste da GPU apontou resultado um pouco acima do concorrente da Samsung, ficando em 3.770 pontos no XA2 Ultra.

3D Mark

No 3D Mark, a leve superioridade em comparação com o Galaxy A8 se manteve, e o resultado foi, mais uma vez, bastante próximo do que a gente viu no Moto G6 Plus.

Com a API Open GL, o Xperia XA2 Ultra ficou com 833 pontos, enquanto na Vulkan a pontuação foi de 722 pontos.

GFX Bench

E, encerrando os testes de benchmark frios, temos o GFX Bench. Aqui, são realizadas pesadas renderizações em diversos testes, dos quais selecionamos apenas o Manhattan 3.1 e o T-Rex, para efeitos de comparação com testes anteriores.

No primeiro caso, o número de quadros exibidos com a tela ligada foi de 653,7, uma média de 11 fps. Já com a tela apagada, foram carregados 603,7 quadros, média de 9,7 fps.

O T-Rex já é um pouco mais leve, e teve 1.739 quadros exibidos com a tela acesa (média de 31 fps) e 1.677 com a tela apagada (30 fps).

Jogos (Gamebench)

Por fim. temos os testes em jogos. Infelizmente, o Gamebench, ferramenta que utilizamos para medir a taxa de quadros e também fazer uma média da autonomia de bateria, só rodou com o dispositivo plugado no PC. Então, não deu para ver a autonomia. Mas a taxa de quadros foi medida normalmente.

E os sete jogos que analisamos tiveram fluidez conforme o esperado, não fugindo muito do que vimos no Moto G6 Plus. O uso da CPU ficou em nível baixo na maioria dos títulos, ultrapassando 15% apenas no Modern Combat 5 e no PUBG Mobile. O uso de memória RAM chegou perto dos 500MB em Asphalt 8 e ultrapassou no Injustice 2 e no PUBG.

Quanto a esse último, o jogo rodou com gráficos configurados no mínimo. A jogabilidade ficou ok, e não sentimos muitos problemas durante o uso. Talvez você possa mudar para o médio, mas aí é capaz de enfrentar um pouco de la, já que a taxa de quadros nos gráficos mínimos já não foi das melhores, ficando em 26 fps.

FPS CPU GPU Memória
Asphalt 8 30 9% - 445 MB
Clash Royale 59 5% - 314 MB
Injustice 2 29 11% - 571 MB
Modern Combat 5 28 17% - 395 MB
PUBG Mobile 26 17% - 681 MB
Subway Surfers 60 12% - 238 MB
Vainglory 60 8% - 384 MB

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

O Xperia XA2 Ultra entrega uma ótima performance, como esperávamos de um aparelho com o chipset Snapdragon 630. A pontuação nos benchmarks ficou no mesmo nível do Moto G6 Plus, assim como a performance em jogos. Nesse sentido, talvez compense mais pagar menos no dispositivo da Motorola, que entrega a mesma coisa por um valor bem menor.

Porém, ao menos não tivemos o problema do multitarefas aqui no Xperia XA2 Ultra. Os apps ficaram todos abertos para a segunda volta do nosso teste, e o dispositivo foi um pouco mais rápido que o Galaxy A8, mas só 3 segundos.

Se vale a pena pagar R$ 800 a mais do que o Moto G6 Plus, considerando os valor sugerido pelas fabricantes? Olhando só o desempenho, não. Claro, há ofertas no varejo que você pode conferir no link aí na descrição do vídeo.

E tem mais coisa pra gente analisar, como bateria, câmera e tela. Então assine o canal do TudoCelular para não perder os próximos testes do XA2 Ultra e também do G6 Plus, que estão chegando logo mais.

O Sony Xperia XA2 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

32

Comentários

Xperia XA2 Ultra supera rivais no desempenho, mas não no preço | Vídeo TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas