LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Smart TV! Funções para deixar sua tela grande realmente inteligente | Guia do TudoCelular

29 de junho de 2018 41

Publicamos nas últimas semanas alguns guias de compras para ajudar leitores na busca por uma nova Smart TV, seja para assistir aos jogos da Copa do Mundo FIFA em grande estilo ou apenas para renovar a central de entretenimento do seu lar.

Agora, vamos comentar algumas funcionalidades presentes nos principais modelos listados em nossos guias que podem passar despercebidas por marinheiros de primeira viagem, já que de nada adianta gastar seu suado dinheiro para comprar um produto novo se você não souber extrair todo o seu potencial.

Vale lembrar, porém, que a localização dos recursos e a forma de utilizá-los pode variar de acordo com a marca de sua Smart TV e do sistema operacional utilizado pela fabricante, estando o campo de comentários mais abaixo livre para quem quiser tirar dúvidas.

Espelhamento de Tela

Começamos por uma função presente em praticamente qualquer Smart TV disponível no mercado atualmente, onde é possível compartilhar o conteúdo exibido em seu computador, smartphone ou outro tipo de aparelho para a tela maior, algo especialmente útil em apresentações mas que serve também para assistir aquele vídeo divertido ou filme com maior conforto.

Vale notar que o espelhamento por Bluetooth, Miracast, DLNA ou outro padrão similar conta com um certo atraso, que pode ser imperceptível ou simplesmente não incomodar ao assistir vídeos mas que certamente não é o mais indicado para jogar devido ao tempo de resposta.

Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:

Steam Link

Como comentado acima, o espelhamento de tela não é exatamente a forma mais indicada para jogar os títulos de seu computador ou smartphone na Smart TV, e pensando justamente nisso a Valve desenvolveu o Steam Link. O aplicativo ainda está em fase de testes no Android e passou por problemas para ser publicado na loja do iOS, mas pode ser aproveitado em Smart TVs Samsung compatíveis para jogar os títulos presentes em seu computador.

É importante destacar que para uma experiência mais fluida e completa o computador deve estar conectado à mesma rede local da Smart TV por cabo, já que com ambos no Wi-Fi o atraso na comunicação pode atrapalhar um pouco a jogatina.

Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:

Comando de Voz

Existem momentos onde você está com as mãos ocupadas, sujas ou molhadas e precisa pausar o que está assistindo, mudar de canal ou reduzir o volume, então nada mais útil do que ter uma TV com suporte a comandos de voz, não é mesmo? Como geralmente o microfone para receber os comandos fica no próprio controle, basta se aproximar dele e falar normalmente, não precisando se preocupar em lambuzar tudo para realizar a ação desejada.

Infelizmente, temos um número mais limitado de modelos com suporte à esta função, além dos próprios comandos não serem tão amplos, servindo apenas para ajudar em um momento de maior necessidade.

Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:

Controle por movimento

Além dos comandos por voz, temos também alguns modelos de Smart TV compatíveis com controle por gestos, podendo ser estes realizados "no ar" e captados por um sensor de movimento presente no aparelho ou feitos no próprio controle, algo como acontece com o Wii da Nintendo.

A aplicação é basicamente a mesma que temos nos televisores com controle por voz, porém aqui temos algo mais voltado para quem não quer ficar "conversando" com a TV.

Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:

Modo Jogo

Caso você esteja planejando conectar um console ou computador na Smart TV para jogar, é importante garantir que ela possua não apenas um tempo de resposta rápido, mas também uma taxa de atualização capaz de entregar boa quantidade de quadros por segundo. Em alguns casos temos por padrão uma taxa mais baixa, sendo necessário escolher o modo de jogo para que o processador dê preferência para a fluidez, e assim "desbloqueie" algo mais fluido.

Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:

Time Machine

Se o seu foco é assistir programas com grade fixa, como jogos de futebol, novelas ou telejornais, é bom escolher uma Smart TV com a função Time Machine, sendo possível então retroceder no tempo para ver algo que acabou deixando passar. Além disso, aparelhos com esta funcionalidade geralmente permitem pausar a programação ou até mesmo gravar para assistir depois, algo muito útil para quem tem uma vida mais corrida.

Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:

Controle unificado

Nada mais confuso do que ter vários controles sobre a mesinha de centro, sendo um para controlar a TV, outro o reprodutor de Blu-Ray, outro o ar-condicionado, etc. Pensando nisso, algumas fabricantes estão incluindo controles universais junto de suas Smart TVs, sendo possível configurá-los para enviar ações para todos estes eletrônicos mencionados e muitos outros, se livrando da confusão na hora de mudar de canal ou baixar a temperatura ambiente.

Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:

Modo Estádio

Em ano de Copa do Mundo FIFA, não poderíamos deixar de listar também o popular modo estádio, onde temos algumas mudanças na imagem com cores mais vibrantes e maior fluidez, além de ser possível em alguns casos alterar o foco do áudio para a arquibancada ou para o narrador, criando assim maior imersão ao assistir os jogos.

Dentre os modelos compatíveis com esta função, podemos destacar:


41

Comentários

Smart TV! Funções para deixar sua tela grande realmente inteligente | Guia do TudoCelular
  • Nem tudo e maravilhoso....eu tenho uma Samsung ku6000 e não consigo emparelhar a tela %uD83D%uDE24 nem com o A5 %uD83D%uDE02 .ja testei vários e nada ... Até formatei a tv

      • Maldita LG amargamente arrependido por compra-la já não gostava da SAMSUNG que eu tinha e agora essa LG é só decepção trava muito!!!!!!!!!!

          • Qual séria a melhor smart para comprar?

              • tenho uma 40 4k samsung... sendo bastante exigente, digo q toda a serie 6 de tvs da marca é excelente...brilho, contraste, velocidade de navegaçao, mas lg e sony tbm sao otimas e se puder investir um pouco mais pegue algum de 2 mil acima. pois sao como celulares, com o tempo o hardware responsavel pela fluidez fica defazado com o tempo.

                  • Sony, Panasonic ou LG. O navegador de internet da LG é pra ser um melhor (apenas para navegar na internet), mas para as demais funções smart é tudo meio parecido em todas, funcionando através de aplicativos. As três vão ter maior durabilidade que outras marcas, principalmente as japonesas. A melhor imagem é da Sony e a LG.
                    Apesar de ser a que mais vende, eu não confio na Samsung. Basta pesquisar na Internet, que você encontra muita reclamação da Samsung.

                  • recomendo olharem a quantidade de RAM da tv antes de comprar.... senao vai tomar pau e te matar de raiva...kkk ou seja: fuja de smart barata...comprei uma PHILCO e logo após uma AOC "barato" e as vezes tinha q tirar da tomada pra conseguir usar.

                    • De que adianta você ter uma baita televisão se a noite ( se você não mora sozinho) tem que baixar o volume. Que falta faz um saída para fone de ouvido.

                      • Poxa a minha é da Philco foi bem barata mas não tem todas essas funções uso o Chromecast pra suprir a falta de espelhamento e steam link

                          • Pelas minhas experiencias e pelo que vejo por ai, o negocio é pagar mais caro. Senão as coisas não funcionam bem, seja qual for a marca.

                            • Smart tv Samsung ou é com tizen 2016 ou 2017 ou nao é nada pq os modelos com tizen de 2015 ou anterior só Jesus na causa mesmo pq meu deus ate meu telefone fixo tem um processador mais rapido e trava menos pqp ahuahauaua

                                • Tenho uma experiência exatamente contrária, minha LG 43" funciona perfeitamente assim como a LG que tive anteriormente... Já as Samsung que conheço são todas muito lentas, quando liga ainda tem que esperar pra usar algumas funções isso quando não travam

                                    • Comprei LG e me arrependi tanto pela lerdeza e qualidade da tela que fica cheia de pontos brancos quanto qualidade de software que é muito ruim a Samsung é bilhões de vezes melhor não existe outra marca hoje a não ser a Samsung tudo funciona perfeito e sem problema nenhum

                                      • Joga tudo no lixo, só compra uma tv com tela boa , paga barato e investe o que sobrar em um tv Box de qualidade , dá um pau feito nessas configurações de tv

                                        • E o PIP, não existe mais?

                                            • É tipo o espelhamento de tela, praticamente todo modelo de Smart TV tem atualmente.

                                                • Não, PIP não tem nada a ver com isso. PIP significant picture in picture, que a funcionalidade existente em TVs mais antigas onde aparecia uma janela sobreposta a imagem que estava sendo exibida, e nessa janela aparecia um outro canal, ou sinal de entrada como HDMI, vídeo componente etc. Era possível assistir duas imagens diferentes na mesma tela. Bom para quem queria assistir a um filme e quando aguardava o início da novela. Hoje em dia não existem mais aparelhos com PIP.

                                              • Deveriam falar do processador dessas tvs, qual deles é o melhor em processamento? artigo deveria ir mais alem do que foi apresentado....

                                                  • o problema é a dificuldade em obter essas informaçoes... geralmente o q divulgam é " dual core" "quad core" "android " tizen" etc e ponto. quando o q mais faz smarttv tomar pau é a memoria ram pouca e mau gerenciada

                                                      • O artigo fala em software, não em hardware. Mas é uma ideia a se pensar esse falando do processamento, vou passar adiante.

                                                        • Tenho uma aqui que possui Android 4.4, infelizmente é muito limitado por não ser Android tv fica praticamente como um tablet de tela grande, não tem função de enviar o vídeo do YouTube para a tv, a Netflix não funciona bem, pois a versão Netflix tv funciona apenas 5.0+, comentei aqui só para alertar quem for comprar, e para se caso alguém possua "gambiarras" que facilitem o uso para me ajudar.

                                                            • Qual marca é a sua TV?
                                                              Tem marcas de smart TV que não se compra, como a Philips e a Philco (principalmente essa), que são terríveis, que a TV simplesmente trava ou é lenta ao usar a função smart, ou simplesmente mudar de canal.
                                                              Tv, só compro Sony. Tenho 3, e são perfeitas. A última foi uma 55 4k, que espelho ela com meu smartphone, e ainda uso ela com meu Home Theater através do HDMI ARC, e transforno os três numa central multimídia, tanto para filme, Internet, YouTube, ou ouvir música. E mesmo o home theater sendo da Samsung, ele e a TV se unificam num mesmo controle, e ainda se comunicam através do ARC, ligando um o outro liga junto, ou o mesmo qdo desligam... o bagulho é sinistro!

                                                                • Estou procurando SmarTV e essas marcas que você citou já até descartei. Engraçado que vi muita gente reclamando do sistema de software da Sony que não é muito bom. Às vezes penso em arriscar numa Panasonic que dizem ser boa. Mas, pelo que andei pesquisando parece que o melhor sistema é o da LG, seguido de Samsung. Só que as críticas é de problemas no hardware em pouco tempo, o da LG a questão das manchas branca na tela pela queda de led's e a Samsung a tela que não liga mais. Nunca pensei que comprar SmartTV fosse tão difícil.

                                                                    • As TVs modernas são descartáveis

                                                                        • Realmente o webos da LG é muito superior aos outros. Tenho uma e comprei sem saber direito o que eu estava comprando, fui pelo preço. Só depois de muita comparação com outros fabricantes fui perceber que o sistema webos da LG é muito mais intuitivo e completo do que os outros. Só tome cuidado, existem TVs da LG que não possuem o sistema webos e sim um outro mais simples, esse mais simples só vai te dar raiva, apesar de possuir integração com YouTube, Netflix, e possibilitar instalar app pela loja, não presta

                                                                        • O WebOs da LG é melhor, tenho uma LG e outras duas Samsung smartvs, o Web Os da LG é superior.

                                                                            • sei qual é, um amigo meu comprou uma da philips que o android é horrivel, eu disse que seria mais pratico comprar uma tv maior e uma tv box com android tvOS. a tv android dele nem tem dlna nao da pra trasmitir do cell pra a tv pq é sistema android com android nao rola legal, e eu com uma smartv sansung tenho netflix deezer spotify e diversos app pra uma tv... enfim tv com android tem que ser androirTV sistema de tablet nao compensa, a menos que seja uma tv box android que podemos comprar na china, essas sao potentes para tudo

                                                                                • Verdade uma tv box é bem melhor.. caso queira se interessar tenho lista iptv paga a mais top completa de todos os canais. R$ 30 WhatsApp 85 98127 23 01 teste grátis 4 horas

                                                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas