LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi A3 vs. Redmi Note 8: um bom custo benefício se faz com muitas escolhas | Comparativo

28 de dezembro de 2019 50

Gosta da Xiaomi e procura uma opção de intermediário abaixo dos 1.500 reais? Então com certeza você já esbarrou com o Mi A3 e o redmi Note 8 por aí. São os dois smartphones mais atuais de linhas consagradas da empresa.

Mas apesar de muito parecidos, eles têm diferenças essenciais, como a MIUI de um e o Android One de outro. Será que essa desarmonia entre eles muda outras coisas que podem determinar a sua escolha?

Se você está curioso,conheça as semelhanças e diferenças de cada um agora nesse comparativo, aqui no TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi A3

Xiaomi Redmi Note 8

Em uma olhada geral, os dois aparelhos são bem parecidos, e isso vai muito além do fato de serem da mesma marca. Com valores parecidos, eles possuem frente com notch em gota na parte superior e uma pequena diferença no queixo, que é menor no Redmi Note 8, mas que traz a inscrição da marca impressa.

Atrás, os dois são de vidro Gorila Glass 5, contam com câmera semafórica e cores com efeitos visuais holográficos, sendo que a moldura de ambos é em plástico. Eles também são parecidos em tamanho e peso, com pouca variação, mas no geral o Mi A3 é um pouco menor e mais leve, mas também tem tela menor.

75.3 x 158.3 x 8.4 mm
6.3 polegadas - 2340x1080 px
71.85 x 153.48 x 8.47 mm
6.08 polegadas - 1560x720 px
Ir para página de comparação

A traseira do Redmi Note 8 é mais reta que a de seu concorrente, e ele traz o berço para duplo SIM e slot para microSD, enquanto que o Mi A3 tem o segundo SIM híbrido com o cartão de memória. Os dois celulares trazem infravermelho na parte superior, além de conexão USB-C.

Por serem muito parecidos nesse quesito, eles acabam empatando.

Melhor construção Nenhum
Slot é hibrido ou não? Redmi Note 8
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Mi A3
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
Melhor tipo de conexão Nenhum

Multimídia e recursos

Tela


A tela é uma decisão complicada, e você terá que escolher entre perder a melhor resolução ou a tecnologia AMOLED. No caso do Redmi Note 8, são 6.3 polegadas FullHD+ IPS, enquanto que o Mi A3 traz tela HD+ AMOLED, ambos com Gorila Glass 5 na proteção e aspecto 19.5:9.

O nível de brilho de ambos é bom, inclusive para áreas externas, mas a densidade de Pixels do Mi A3 cai muito por ele ser HD. Ele leva a melhor proporção tela corpo, entretanto, a qualidade geral acaba indo para o seu concorrente.

O ponto é do Redmi Note 8.

Melhor tecnologia de tela Mi A3
Melhor resolução de tela Redmi Note 8
Melhor proporção tela/corpo Mi A3
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Redmi Note 8

Som


Já a parte de áudio é um problema para quem curte música e consumo de mídia no aparelho. Além de nenhum dos dois trazer fones de ouvido na caixa, como praticamente todo Xiaomi, a qualidade geral não é das mais elogiadas.

No som externo, embora não seja muito alta em ambos, é possível dizer que temos melhores resultados com o Mi A3, que ao menos não distorce o som em volume máximo como no Redmi Note 8. O som com os fones também não é o melhor esperado.

Ao menos, os dois possuem conexão P2 disponível, e o Mi A3, por contar com Bluetooth 5.0, traz também a tecnologia AptX HD para fones de ouvido Bluetooth.

O ponto tinha que ser de um deles, e aqui é do Mi A3.

Som é estéreo? Nenhum
Quantas saídas de som tem? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Mi A3
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum

Recursos


Nos recursos, por estarmos comparando dois celulares da Xiaomi, poderíamos pensar que teríamos muitas semelhanças, mas esse não é o caso da linha A da chinesa, que faz parte do programa Android One e segue firme e forte, ao contrário de outras marcas que já desistiram.

Isso significa que ele é essencialmente diferente do Redmi Note 8, que traz a MIUI 11 já conhecida dos usuários da marca, com muitos recursos, visual que já foi bem inspirado no iOS e muita capacidade de personalização.

No caso do Mi A3, o Android é mais parecido com o que encontramos na linha Pixel do Google, com poucas funções, uso mais simplificado e os aplicativos nativos são todos do Google e não da Xiaomi.

De fábrica, os dois chegam com o Android 9 Pie, e os dois são cercados de rumores não confirmados da chegada do Android 10. A atualização deve acontecer em breve, mas não há data oficial para nenhum dos dois receber. Porém, de acordo com o Android One, o Mi A3 ainda deve ter mais uma outra atualização, deixando ele em vantagem aqui.

Nas conexões eles são muito parecidos, os dois trazem rádio FM, mas o Redmi Note 8 peca por ter o Bluetooth mais antigo que o do competidor.

Ficamos então com mais um ponto suado do Mi A3.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Nenhum
Sistema será atualizado futuramente? Mi A3
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Redmi Note 8
Faltam conexões? Sobram? Mi A3

Desempenho

É no hardware em que eles mostram mais similaridade, uma vez que ambos carregam o conjunto Snapdragon 665, com versões de 4 Gb e 6 GB de RAM para ambos e uma de 3 GB para o Note 8.

O armazenamento tem os mesmos 64 GB ou 128 GB para os dois, mas a versão com menos RAM do Note 8 também tem menos espaço interno, com 32 GB. É um chip focado em economia de energia, e por isso o desempenho deles é bom, mas não superior aos seus antecessores.

Para os benchmarks, os números pesam a favor do Redmi Note 8, mas na hora do teste de abertura o Mi A3 chega a ficar quase 30 segundos na frente do seu competidor, um número bem discrepante para o mesmo conjunto, mostrando que a MIUI pode ser pesada em algumas tarefas.

Para jogos, os dois rodaram todos os títulos de forma fluida e sem problemas, com o Mi A3 conseguindo alguns resultados melhores em frames por segundo em comparação ao Note 8.

Por isso, o Mi A3 e seu Android One levam esse ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Mi A3
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Mi A3
Quem tem melhores números de benchmark? Redmi Note 8
Qual o processador mais atualizado? Nenhum
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Mi A3
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Na bateria, os 4.030 mAh e a tela HD do Mi A3 ajudaram na sua autonomia frente aos 4.000 mAh do Redmi Note 8 de forma surpreendente. Mesmo com o mesmo hardware e uma tela apenas ligeiramente menor, o Mi A3 teve uma duração de bateria com horas de diferença do outro celular.

Foram quase 4 horas de diferença no teste de uso e 2 horas no teste de tela, deixando o Mi A3 como um dos melhores em autonomia entre os Android One, muito melhor do que o de seu antecessor Mi A2. No tempo de recarga, os dois trazem carregador de 10W, e acabam tendo praticamente o mesmo tempo de recarga total. Nenhum deles conta com carregamento sem fio.

O ponto fica com segurança para o Mi A3.

Qual tem mais bateria? Mi A3
Qual recarrega mais rápido? Nenhum
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Mi A3
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmera

Nessa categoria o Redmi Note 8 começa empolgando por ter uma câmera a mais que as três do Mi A3. Além de uma wide principal de 48 megapixels, abertura f/1.8 e PDAF, há também uma ultrawide de 8 megapixels e abertura f/2.2 e um sensor de profundidade de 2 megapixels. O extra fica para uma câmera macro de 2 megapixels no Note 8.

No geral, os dois apresentaram fotos interessantes com o sensor principal e sofreram perda de qualidade com o sensor ultrawide. Porém, na análise mais detalhada, as fotos do Redmi Note 8 apresentaram mais equilíbrio de cores e um melhor aproveitamento de luzes em locais de contraste, trazendo fotos mais claras que as do Mi A3.

As fotos noturnas do Redmi Note 8 também ficaram melhores, menos estouradas em detalhes luminosos, ainda mais quando não foi o utilizado o modo noturno, que em ambos realmente traz mais detalhes às imagens, mas que em compensação também trazem mais ruído. Por fim, ainda traz a possibilidade de fotos macro.

O ponto de melhores fotos com a câmera principal é do Redmi Note 8.

Melhor conjunto de câmera traseira Redmi Note 8
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Redmi Note 8
Melhores fotos noturnas Redmi Note 8
Melhores fotos externas Redmi Note 8
Melhores fotos internas Redmi Note 8

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi A3

Na hora dos vídeos, os dois gravam em 4K, mas apenas a 30 fps, enquanto que a 60 fps você pode gravar em FullHD. O Redmi Note 8 apresenta duas vantagens aqui: gravação HD em 240 fps e estabilização eletrônica. Nenhum dos dois conta com a óptica.

E uma vez que ambos apresentam captação de áudio decente e vídeos em alta qualidade, o Redmi Note 8 leva a melhor mais uma vez por trazer a estabilização, fazendo com que os vídeos fiquem menos tremidos.

O ponto para os vídeos é do Redmi Note 8.

Possui estabilização ótica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Redmi Note 8
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Redmi Note 8

Fotos tiradas com o Redmi Note 8

E seguimos com a superioridade do Redmi Note 8 também na câmera frontal. E isso porque o sensor do Mi A3 é supostamente mais poderoso, com 32 megapixels, contra 13 megapixels do outro celular, os dois com abertura f/2.0.

O software desempenha papel importante aqui, e as fotos feitas com o Note 8 tendem a ser mais equilibradas, principalmente em situações de forte luz de fundo, que saem muito estourados no Mi A3.

Eles empatariam pela nossa tabela, mas com fotos melhores o ponto é do Note 8.

Melhor conjunto de câmera frontal Mi A3
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Redmi Note 8

Preço

Lançados com um mês de diferença, agora no segundo semestre, os dois ainda podem experimentar mais alguns meses de queda de preço. Oficialmente, os dois são vendidos no Brasil, com o Redmi tendo preço inicial de R$ 1.700 contra os R$ 2.300 pedidos pelo Mi A3.

O preço mínimo de ambos está praticamente idêntico, assim como o preço médio de R$ 1.550 do Note 8 com o de R$ 1.465 do Mi A3. Sendo assim os dois estão equilibrados e empatam no custo benefício.

Chegando mais barato e mais recentemente ao Brasil, o ponto é do Redmi Note 8.

Qual teve melhor preço de lançamento? Redmi Note 8
Qual tem melhor custo benefício? Ambos
7.6 Hardware
6.2 Custo Benefício

Redmi Note 8

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Os dois são boas opções de intermediário, ainda mais agora que podem ser encontrados por quase mil reais. O redmi Note 8, embora seja bom, foi uma decepção quando comparado com seu antecessor, um sucesso de vendas por ser um excelente custo benefício.

O Mi A3 segue sendo o queridinho de muitos fãs da Xiaomi, por ser Android One, ter mais atualizações garantidas e por ter uma ótima duração de bateria e equilíbrio nessa categoria. Mas, embora suas expectativas sejam diferentes, eles são bem parecidos enquanto aparelhos da gigante chinesa.

A pontuação foi apertada, e você deve escolher o Mi A3 se deseja mais bateria e um conjunto mais equilibrado. É interessante para os que olham para o geral do aparelho, e esperam um faz tudo.

O Redmi Note 8 também é bom, mas menos equilibrado que o Mi A3, e aposta suas fichas na câmera, que se saiu melhor do que a do concorrente, e por isso acabou levando mais pontos também.

RESULTADO

Redmi Note 8: 6 PONTOS

  • Ótimos detalhes de construção
  • Melhor tela
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor para vídeos
  • Melhores selfies
  • Bom custo benefício

Xiaomi Mi A3: 5 PONTOS

  • Ótimos detalhes de construção
  • Melhor qualidade de som
  • Recheado de recursos
  • Desempenho superior
  • Maior duração de bateria

Mas e você? É bem capaz que já tenha ao menos considerado um desses aparelhos se está procurando algo abaixo de 1.500 reais. Com qual deles ficaria, qual seria uma melhor escolha? Vai ser legal ler sua opinião aqui embaixo, ok?

(atualizado em 18 de abril de 2024, às 23:04)

50

Comentários

Mi A3 vs. Redmi Note 8: um bom custo benefício se faz com muitas escolhas | Comparativo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas