LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MediaTek reforça compromisso em democratizar a rede 5G no Brasil | TC Entrevista

05 de agosto de 2022 0

O 5G tem sido destaque nas últimas semanas pela sua implantação com frequências dedicadas no território nacional. Até o momento, a tecnologia já estreou em Brasília (DF), desembarcou nas capitais Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), e – por último – foi liberada em São Paulo (SP).

Contudo, um dos principais desafios do setor consiste na popularização da rede móvel de quinta geração, uma vez que ela demanda uma série de mudanças ao usuário – como possuir um celular compatível. E uma das empresas do mercado de semicondutores que se apresenta no papel de tornar o recurso mais acessível é a MediaTek.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, o TudoCelular conversou com o Country Manager da empresa, Samir Vani, e o gerente de desenvolvimento de negócios para o Cone Sul, Decio Farias. Dona da linha de plataformas móveis Dimensity, a companhia reforça o compromisso de contribuir para a democratização do 5G no país.

Os executivos destacaram que já há 15 opções de produtos da empresa compatíveis com a rede de quinta geração no mercado. Dentre eles, Samir ressaltou o mais acessível, o Dimensity 700, que leva a novidade a smartphones com preço mais baixo, e o Dimensity 9000, o qual possibilita a melhor performance em jogos e recursos de câmera.

Já Decio acrescentou que toda adoção de uma nova tecnologia precisa de tempo até que seja popularizada em massa. Para ele, conforme a demanda aumentar na população, mais pessoas passarão a ter conhecimento sobre os benefícios do 5G e, consequentemente, comprarão dispositivos compatíveis.

Para completar, os executivos abordaram a importância do 5G em outros segmentos, como o de Internet das Coisas, e explicaram que a MediaTek está presente não apenas nos celulares, como também em diversos dispositivos que fazem parte do cotidiano das pessoas, tais como televisores e roteadores. Veja a entrevista na íntegra.

Expansão do 5G no Brasil

“Nossa expectativa é grande, como a de todo mundo. Já estamos percebendo que os aparelhos 5G são uma realidade nos pontos de venda, já até há um certo tempo, mais de um ano. Começaram de maneira mais tímida e, pouco a pouco, vêm ganhando maior relevância, mesmo sem termos de fato o lançamento oficial do 5G no Brasil. A partir deste momento em que o 5G está sendo formalmente anunciado e oficializado pelas operadoras no Brasil, nossa expectativa é que isso vá acelerar ainda mais a compra de aparelhos com 5G, que as pessoas vão se animar com esse lado de que o produto vai proporcionar a eles uma experiência melhor de download, de upload de dados. E com isso, terão uma experiência melhor em todos os aplicativos. Nossas expectativas são de um crescimento bastante rápido no próximo ano, começando de agora para 2023.”


Samir Vani

Country Manager da MediaTek no Brasil

Democratização do 5G

“A grande função que a MediaTek tem neste momento é trazer mais opções. Desde telefones 5G de alta gama, com todas as funcionalidades possíveis, com maior qualidade para jogos e câmera. Até um 5G mais acessível, que vem definitivamente para ajudar na democratização do 5G. A gente tem trazido para o mercado uma variedade de opções para as marcas, para poderem criar diversos tipos de telefones, desde aqueles mais acessíveis, para que todo mundo possa ter acesso ao 5G, até alguém que está procurando um smartphone flagship, que vai ter todas as funcionalidades de jogos e de câmeras que proporciona.”


Decio Farias

Gerente de desenvolvimento de negócios da MediaTek para o Cone Sul

Rede de quinta geração em opções de entrada

“É importante que a gente tenha essa quantidade de opções que a gente possa ter projetos que sejam acessíveis, mas que tragam os benefícios do 5G e essa disponibilidade nas mais diversas marcas. A gente tem um leque de opções nesse sentido que traz as características para os telefones mais próximos da massa. Uma das coisas que a gente enxerga de vantagem é que, com certeza, quanto mais a gente tiver pessoas usando, mais investimentos as operadoras vão fazer na rede e acaba todo mundo ganhando com isso. A adoção se torna mais rápida, e a própria tecnologia vai chegando em preços cada vez mais acessíveis.”


Decio Farias

Papel histórico da MediaTek

“Talvez o leitor vai se lembrar de que a MediaTek sempre prezou muito pela questão da democratização do acesso à tecnologia. Esse também é um fator que acompanha o nosso DNA ao longo de todas as tecnologias para celular. A MediaTek acredita que não faz sentido ter uma tecnologia para poucos, mas sim para muitos.”


Samir Vani

Principais desafios do momento

“Um dos grandes pontos do acesso à tecnologia é esse. Como você garantir os grandes desafios é como garantir o acesso dessa nova tecnologia a um grande número de pessoas. Nesse sentido, a MediaTek vai continuar trabalhando com um portfólio amplo e um número grande de produtos para qualquer gosto e desejo, mas também ter uma linha um pouco mais dedicada a produtos de entrada. Aquele consumidor que tem uma necessidade um pouco mais forte de produto mais competitivo. Então, esse é um dos desafios que a MediaTek está pronta para trabalhar de uma nova tecnologia chegando ao mercado.”


Samir Vani

Adoção em massa gradual

“Quando a gente enxerga toda a adoção de uma nova tecnologia, ela chega em uma faixa de preço pouco acessível para as pessoas. Como toda, ela primeiro parte do desconhecido. Poucas pessoas conhecem e entendem os benefícios que ela traz. E chega em uma faixa de preço mais cara. Por consequência, somente os ‘early adopters’ efetivamente acabam chegando, porque entendem para que serve e estão dispostos a pagar esse prêmio inicial para ter. Agora, como acontece para tudo, isso vai se tornando mais popular. As operadoras fazendo campanha do 5G Standalone, isso facilita porque começa a tangibilizar o que significa efetivamente ter um 5G. E conforme isso vai acontecendo, a gente trazendo para uma faixa de preço mais acessível, começa a ter mais pessoas. E essa massa que vai criando com acesso à tecnologia e vê os benefícios, vai criando essa consciência no restante do mercado. O desafio sempre parte disso.”


Decio Farias

Plataformas com 5G

“Em relação a plataformas disponíveis com 5G, nós já temos mais de 15 produtos disponíveis no mercado hoje. Obviamente, eu gostaria de salientar dois aqui. Os dois extremos: o de cima e o de baixo. Começando pelo de baixo, a gente tem a linha Dimensity 700. Ele é o nosso chip mais barato de 5G. Já está presente em vários smartphones aqui no Brasil. Os smartphones 5G que a gente chama de entrada são muito voltados ao acesso à tecnologia. E no outro extremo, gostaria de salientar o Dimensity 9000 e o 9000 Plus. São os primeiros chips da MediaTek no mercado de flagship e esses produtos estão visando fazer parte daqueles mais caros que são encontrados no mercado. É um superprocessador, com inúmeras novas funcionalidades e capacidade de processamento extremo. Foi o nosso primeiro produto nesse nicho de mercado, que foi feito em dezembro do ano passado o anúncio, e que pretendemos continuar presentes com novos produtos também.”


Samir Vani

Expansão do portfólio

“A gente vai do D700 e incrementando em termos de processamento e de capacidade de memória, até chegar no D9000 e no D9000 Plus. Conforme vai crescendo no nosso portfólio, vai dando mais possibilidades de operar com telas maiores, com câmeras de maior capacidade. E isso faz com que você possa entregar desde o telefone de entrada 5G até um flagship que vai todo o expoente de tecnologia em todos os sentidos. É um pouco disso que a gente já tem no mercado.”


Decio Farias

5G na Internet das Coisas

“O 5G traz um leque de serviços além do smartphone muito grande. Desde a parte de CPEs, que vai trazer uma conectividade para as casas e para os negócios através de uma caixinha, até a possibilidade de trabalhar com AIoT, NB-IoT e outras formas de baixo consumo de dados, mas com um número de assinantes muito grande. A gente acaba tendo produtos em todos eles, principalmente na parte de CPE.”


Decio Farias

Novas possibilidades

“Você tem duas características bastante interessantes do 5G, que são um da velocidade extrema, mas que também tem o pilar do acesso extremo. É você ter um número gigante de acessos a essa rede da operadora. O mercado do 5G vai muito além da questão do smartphone. Estamos falando de cidades inteligentes, iluminação pública, uma série de serviços de medição de gás, água. Poder levar isso para a agricultura, no pessoal que tem o chamado ‘smart farming’. Você consegue ter com tecnologias de uso um pouco diferente, mais voltada a uma velocidade exterma, e outra mais voltada a uma cobertura diferenciada, tem esse uso além do smartphone. Além do que a gente pode também dizer quase de uma extensão natural. Há produtos como a reposição da banda larga da sua casa da fibra para o 5G. O uso do seu computador já com 5G que esteja conectado 100% do tempo. A MediaTek está presente em todas essas aplicações que estamos comentando, porque a tecnologia 5G vai realmente muito além de só estar presente nos celulares.”


Samir Vani

Escassez de chips

“Os últimos dois anos foram muito desafiadores para toda a indústria de semicondutores. A indústria passou por um momento de não conseguir atender 100% das demandas. A Mediatek hoje está muito bem posicionada e melhorando muito essa questão do que chamamos de ‘supply’. Os nossos níveis já estão muito mais próximos de 100% do atendimento das demandas dos fabricantes do que dois anos atrás. Acreditamos que o pior tenha passado. As nossas perspectivas daqui para frente são de uma normalização cada vez maior nesse sentido de poder atender às demandas dos fabricantes e por consequência do mercado.”


Samir Vani

Expectativas para o futuro

“Temos novidades guardadas no bolso para a segunda metade de 2022. Você vai ver produto novo saindo aqui da MediaTek. Não vou te adiantar para qual mercado, nem qual natureza, mas já já você deve ver coisas interessantes. Em relação a Brasil, a gente está começando a trabalhar outra linha de chips. Vemos que o acesso à internet nos próximos anos também é uma área que nós aqui vamos investir. Em relação a smartphones, prevemos que vamos estar presentes em um número maior de aparelhos, em níveis diferentes de preços de mercado. Mesmo 4G e 5G. Eu vejo de uma maneira bastante otimista. A MediaTek está aqui na nossa região se estruturando cada vez mais, tendo melhores resultados, tanto em novas linhas de produtos como cobrindo cada vez mais um mercado que a gente já está presente. E por último, Brasil, Argentina e Uruguai, por exemplo, são países onde você tem um número de desenvolvedores de soluções bastante grande. Eles hoje trabalham em sistemas e arquiteturas de empresas em projetos globais. Muitos dos nossos produtos passam pelas mãos de desenvolvedores brasileiros e às vezes o produto é vendido ou no mercado asiático, ou no europeu, ou americano, ou até mesmo nacional, mas a gente às vezes nem percebe isso também.”


Samir Vani

Aumento da oferta de 5G

“O que esperar para o final deste ano é só um aumento da oferta do 5G em geral. Vocês vão ver saindo mais aparelhos, em várias marcas, várias faixas de preço. Um pouco mais nessa linha de smartphones. É isso que a gente enxerga que vai acontecer neste final de ano e para o ano que vem também.”


Decio Farias

Mensagem aos leitores

“A nossa mensagem principal é que passamos por anos duros para todo mundo com a crise, mas durante esse tempo todo, a MediaTek continuou crescendo, expandindo a sua linha de produtos. Saímos mais fortes dessa crise do que estávamos antes dela. E vamos continuar nesse ritmo de crescimento. Expansão de produtos, de novas tecnologias, mais e melhores produtos. E é engraçado, né... A gente fala de MediaTek, e talvez o leitor não tenha conhecimento que, na casa dele, já tenha muito MediaTek, e ele não se dá conta. Já tem um processador na TV, muitas vezes tem um no roteador, na solução de Wi-Fi, no celular, até mesmo no console de games, naquele assistente pessoal dele que usa para escutar música. Então, a MediaTek já está presente na vida da maioria dos leitores de uma maneira silenciosa. E é esse trabalho que a gente tem que continuar fazendo. De estar cada vez mais presente, com cada vez mais tecnologia, na casa de vocês.”


Samir Vani

“Acreditamos muito nisso de o mundo estar cada vez mais conectado, para frente, e a gente vê o quanto o nosso papel como MediaTek vai ser importante para que isso aconteça. Estamos presentes em vários aspectos da vida das pessoas, principalmente nessa parte de conexão, de interação com as mídias em geral, seja na televisão, no smartphone ou na parte de conectividade. A gente enxerga isso se expandindo e que a MediaTek veio para poder trazer esses produtos cada vez mais interessantes e conectados para todo mundo.”


Decio Farias

Qual é a sua avaliação sobre este momento de ampliação do 5G no país e a respeito do papel da MediaTek neste momento? Comente conosco!


0

Comentários

MediaTek reforça compromisso em democratizar a rede 5G no Brasil | TC Entrevista

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas