LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Nexus 6 vs Nexus 5

08 de abril de 2015 5

A Motorola foi a empresa escolhida pelo Google para criar o Nexus 6, smartphone que tomou o lugar do Nexus 5, feito pela LG, como celular criado como pedido especial do gigante das buscas. Por dentro as diferenças não são tão grandes, mas por fora há um novo aparelho em quase que todos os aspectos. Será que vale o upgrade, se você já tem um Nexus 5 em casa?

Design

Por aqui há assinaturas específicas de cada marca, já que a Motorola colocou linhas que lembram o Moto X em seu Nexus 6 e a LG deixou claro que o design do Nexus 5 veio diretamente da mesma mesa que criou o G2. Tudo muda, desde o vidro que faz uma singela curva nas bordas do Nexus 6, a grelha do alto-falante para chamadas em forma circular do Nexus 5 e o metal que está no aparelho mais recente, contra apenas plástico no Nexus 5. Outra mudança drástica está no tamanho de tela e isso tem um lado positivo e outro negativo, junto da tecnologia aplicada no display. A tela do Nexus 6 é quase que 1 polegada maior do que do Nexus 5, o que faz dele um aparelho bem maior e menos ergonômico, mesmo que com uma traseira levemente curvada. O Nexus encaixa melhor nas mãos, mas não apresenta o alto índice de contraste da tela AMOLED da Motorola (Nexus 5 vai de IPS) e filmes ficam melhores, assim como jogos, em um display de maiores proporções - veja bem, eu falo de melhor exibição e não de conforto na pegada.

Hardware

Estamos dentro da família 800 da Qualcomm, que muda pouco em suas variantes quando o desempenho está em jogo. O Nexus 5 entrega um processador Snapdragon 800 que roda quatro núcleos em 2.3 GHz, acompanhado de 2 GB de memória RAM e uma Adreno 330. Já o Nexus 6 trabalha com um Snapdragon 805, rodando também quatro núcleos, mas em 2.7 GHz (diferença de 500 MHz), acompanhado de 3 GB de memória RAM e uma GPU Adreno 420. A diferença que representa maior qualidade para algum lado fica mais na GPU e na memória RAM, principalmente para a tela do Nexus 6, que apresenta duas vezes mais resolução do que o Nexus 5 - isso consome mais do processador e da GPU. Apps como Facebook, Twitter e Instagram abriram ao mesmo tempo em ambos os lados. O mesmo não aconteceu no Asphalt 8, que abriu primeiro no Nexus 5 e carregou mais rápido a pista do jogo. A diferença por aqui foi bem grande, mostrando que um hardware mais recente e poderoso, o Nexus 6. Durante a jogatina o desempenho foi o mesmo, com taxa de quadros por segundo bem semelhante e com a mesma configuração de efeitos gráficos.

Câmera

O Google escolheu maior resolução para o Nexus 6, que trabalha com 13 megapixels contra 8 megapixels do modelo anterior. Mesmo com alteração no número de pixels, a diferença de qualidade na imagem final é bastante pequena e quase que imperceptível. O que muda, de verdade, é a quantidade de detalhes que são capturados justamente por conta da maior resolução (isso só aparece quando você dá zoom na foto). O mesmo vale para fotos noturnas, que ficam ótimas em ambos os lados e com baixo nível de ruído - trabalho bem feito do HDR e do pós-processamento de ambos os smartphones.

Conclusão

Se você tem um Nexus 5 e pensa em trocar pela versão mai recente, nossa dica é que você continue no Neuxs 5. Ambos os aparelhos já estão na versão mais recente do Android e o desempenho foi exatamente o mesmo para ambos os lados e a diferença de qualidade de câmera quase que não existe. As maiores mudanças que você vai sentir ficam na maior autonomia de bateria do Nexus 6, diferença entre o AMOLED e IPS na tela, maior tela, alto-falante estéreo na frente e maior espaço de armazenamento interno (de 16 GB para 32 GB, como modelo inicial). Mesmo assim, o investimento extra não vale. Fique com seu Nexus 5.

  • O Motorola Nexus 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG Nexus 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

Comparativo: Nexus 6 vs Nexus 5

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas