LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

K4 Novo, Galaxy J2, J2 Prime e Redmi 4A | Comparativo de telas do TudoCelular

18 de julho de 2017 9

Após realizarmos um embate entre o K4 Novo, Galaxy J2, Galaxy J2 Prime e Redmi 4A em comparativo de câmeras, chegou a hora de ver a diferença entre as telas de cada aparelho. Aqui temos três tecnologias distintas, indo desde a antiga TFT, passando por IPS LCD e também a Super AMOLED da Samsung.

Foram realizados vários testes que vão desde a medição do nível de brilho das telas, seja no máximo ou no mínimo suportado pelo aparelho, assim como a visibilidade em ambiente externo e também no escuro, buscando verificar qual aparelho oferece a menor fadiga visual.

Para o nosso teste externo usamos o mesmo grupo de imagens de outros vídeos com o brilho de tela de cada aparelho no máximo e em modo automático (exceto para os Galaxy J2 e J2 Prime que não contam com sensor de luminosidade). Para os modelos da Samsung usamos o ‘modo externo’ que força o brilho da tela por no máximo 15 minutos.

O teste é dividido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

Alguns aparelhos contam com boost no brilho quando estão no modo automático e em ambiente com forte incidência de luz. Dos aparelhos testados nenhum apresentou um ganho considerável no brilho no modo automático.

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para colocar todos os dispositivos com brilho máximo neste cenário, permitindo uma boa análise da diferença de cada display.

74.13 x 145.8 x 8.1 mm
5 polegadas - 854x480 px
69 x 136.5 x 8.4 mm
4.7 polegadas - 960x540 px
72.1 x 144.8 x 8.9 mm
5 polegadas - 960x540 px
70.4 x 139.5 x 8.5 mm
5 polegadas - 1280x720 px
Ir para página de comparação

O Galaxy J2 conta com 4,7 polegadas de tela, enquanto os demais oferecem 5 polegadas. O que muda é a resolução, os dois smartphones da Samsung entregam 540 x 960 pixels, enquanto o LG conta apenas com 480 x 854 pixels e o Redmi 4A vem com 720 x 1280 pixels. Desta forma, o smartphone da Xiaomi é o que apresenta a maior densidade de pixels por polegada.

Em tecnologia, temos o painel Super AMOLED da Samsung no J2, que, infelizmente, foi trocado por um TFT no J2 Prime. Os smartphones da LG e Xiaomi contam com painel IPS LCD, o que garante bom equilíbrio de cores, fugindo da saturação da tecnologia AMOLED e das cores lavadas da TFT.

Ambiente externo

Em nosso primeiro comparativo vemos uma clara vantagem para a tela Super AMOLED do Galaxy J2. Devido ao alto brilho e ao baixo nível de reflexos, ele é o que entrega a melhor visibilidade em ambiente externo. A versão Prime não apenas oferece um brilho inferior, como o seu vidro reflete mais o ambiente, o que compromete a boa visibilidade.

O K4 Novo e o Redmi 4A contam com brilho mais baixo que o J2, mas o smartphone da Xiaomi oferece uma visibilidade um pouco superior ao do modelo da LG. Dependendo do ambiente, o J2 Prime pode até oferecer melhor visibilidade devido ao maior brilho quando comparado ao rival da LG, mas ao estar de frente para o aparelho, os modelos da LG e Xiaomi refletem menos o usuário na tela.

Ambiente interno

Em ambiente interno com luz artificial podemos ver qual tela oferece o melhor contraste e reprodução de cores. Por ter um painel Super AMOLED, já era esperado que o Galaxy J2 apresentasse as cores mais vibrantes, o que pode irritar alguns por ser uma exibição um pouco artificial.

O J2 Prime, por outro lado, oferece o oposto, com contraste baixo a ponto de deixar os pretos acinzentados e as cores bastante lavadas. O K4 Novo e Redmi 4A oferecem o melhor equilíbrio, especialmente o modelo da Xiaomi que permite escolher o nível de saturação através de três perfis, além de ajustar a temperatura das cores entre ‘quente’ e ‘frio’.

Ambiente noturno (brilho máximo)

Em nosso teste com cada aparelho no escuro vemos que o Galaxy J2, como já esperado, é o que apresenta o maior desconforto. Encarar uma tela com brilho tão alto por muito tempo pode ocasionar em dor de cabeça facilmente.

Os smartphones da Xiaomi e LG são os que apresentam a menor fadiga visual neste teste. De qualquer forma, não é indicado usar nenhum destes smartphones no escuro com o brilho no máximo diante do desconforto causado. Desta forma, reduzimos o brilho ao mínimo para ver a diferença causada.

Ambiente noturno (brilho mínimo)

O Galaxy J2 Prime foi o que mais decepcionou em nosso teste. Seu brilho mínimo é consideravelmente mais alto que o dos demais, sendo o menos indicado do nosso comparativo para aqueles que buscam um smartphone para ser usado no escuro.

O K4 Novo e o Redmi 4A oferecem o brilho mais baixo, e, consequentemente, o melhor conforto visual. O J2 tem brilho mais alto, mas não tanto quanto a versão Prime do aparelho.

Imagens usadas no teste

Para tornar tudo o mais justo possível, estamos disponibilizando as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio smartphone e compare ao resultado demonstrado em nossos testes.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.

Medição de brilho

Brilho máximo com imagem branca

  • K4 Novo: 340 lux
  • Galaxy J2: 915 lux
  • Galaxy J2 Prime: 440 lux
  • Redmi 4A: 592 lux

Brilho máximo com imagem preta

  • K4 Novo: 3 lux
  • Galaxy J2: 1 lux
  • Galaxy J2 Prime: 6 lux
  • Redmi 4A: 5 lux

Brilho mínimo com imagem branca

  • K4 Novo: 4 lux
  • Galaxy J2: 9 lux
  • Galaxy J2 Prime: 23 lux
  • Redmi 4A: 2 lux

Brilho mínimo com imagem preta

  • K4 Novo: 0 lux
  • Galaxy J2: 0 lux
  • Galaxy J2 Prime: 4 lux
  • Redmi 4A: 0 lux

Como dito, os smartphones da Samsung não oferecem brilho automático, mas apenas o modo externo que força o brilho máximo da tela por 15 minutos. O K4 Novo e o Redmi 4A apresentam praticamente o mesmo nível de brilho tanto no modo manual quanto no automático.

Conclusão

Para quem não se importa com saturação, o Galaxy J2 acaba sendo o mais indicado. Ele oferece a melhor visibilidade em ambiente externo e conta com o melhor ângulo de visão, mas não chega a ser o mais confortável de ser usado no escuro.

O J2 Prime, por outro lado, não chegou a empolgar em nenhum teste. Ele apresenta cores lavadas, baixo contraste, ângulo de visão limitado e vidro com alto nível de reflexos. Ele só não perde para o K4 Novo em uso externo devido ao seu brilho mais alto.

O modelo da Xiaomi seria o mais indicado para quem não curte tela AMOLED, ainda mais por ser o único de nosso comparativo com perfis para controle de saturação e temperatura de cores. Ele também apresenta bom nível de brilho para um uso confortável em ambiente externo, oferecendo bom ângulo de visão.

  • O LG K4 Novo ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy J2 Prime ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Xiaomi Redmi 4a ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy J2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

9

Comentários

K4 Novo, Galaxy J2, J2 Prime e Redmi 4A | Comparativo de telas do TudoCelular
  • Continuam tratando o Galaxy J2 Prime como se ele fosse sucessor do Galaxy J2 2015, sendo que o J2 Prime, na verdade, é sucessor do Galaxy Gran Prime Value Edition, e o Galaxy J2 2015 ganhou um verdadeiro sucessor, que é o Galaxy J2 2016, que não foi lançado no Brasil.

      • Desiste que isso é uma batalha perdida rs.

        Alias não sei porque parei que receber as enchurradas de emails avisando que alguém tinha comentado nos topicos que eu participei porém ainda fico recebendo email quando você comenta e mais uns 3 ai vai entender o sistema do TC.

          • Eu também estou tendo problemas em receber os emails.
            Quando menos espero, chega um email ou outro, mas depois paro de receber, de novo.
            E antes, chegava tudo normalmente.
            Não sei o que aconteceu pro mecanismo começar a falhar desse jeito.
            Por enquanto, o jeito é ir acompanhando em "Fórum", "Links Rápidos" e "Tópicos Inscritos".

              • Veja ai se não é quando uma determinada pessoa (ou no maximo 3 ou 4) comentou que você esta sendo notificando também ou se estar sendo aleatorio mesmo.

                Por exemplo varias pessoas comentaram na materia do LG Q6 mas só agora quando você comentou eu fui notificado.

                  • Eu estou achando que é aleatório, e ainda bem esporádico (ou seja, quando bem entende).
                    Porque antes recebia tudo certo (mesmo quando não era propriamente uma resposta ao meu post).

                      • Bom fui notificado novamente que você tinha postado isso rs. Não entendo por que é so você mais uns 3 que eu recebo notificação o resto ta passando em branco.

                • A tela do J2 Prime é um nojo

                  • Gosto das telas dos celulares da LG, mas poderiam colocar um brilho máximo maior.

                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas