
Android 26 Out
Apple lançou o iPhone 8 como sua versão menor e mais barata de 2017, mas não se engane, ele ainda é considerado um telefone caro, contando com um preço inicial de US$ 699. Mas será que a empresa manteve a mesma excelência no smartphone que abre a sua vitrine?
Felizmente, o TudoCelular já está com o iPhone 8 em sua bancada de testes para responder essa e outras perguntas. Começando pelo hands-on, o resultado em vídeo pode ser acompanhado acima. Para uma visão mais detalhada, acompanhe o texto e as imagens abaixo.
A caixa do iPhone 8 mantém os padrões da Apple ao aparentar ser feita de um material caro e refinado. Há um plástico abre-fácil na parte de baixo, então não é preciso utilizar nada cortante para ter acesso ao interior.
O nome “iPhone” está impresso no lado esquerdo e direito da embalagem, deixando espaço para a famosa Maçã na parte superior e inferior do pacote. Atrás há as informações específicas sobre o modelo. Neste caso, trata-se do Cinza Espacial com 64 GB de memória.
Agora vamos à parte mais interessante: o unboxing de fato do iPhone 8, removendo o plástico que envolve a embalagem.
Ao abrir o pacote, o usuário dá de cara com uma mensagem escrita “feito pela Apple na Califórnia”, uma marca registrada em produtos da companhia. Ela se encontra estampada no envelope com os manuais de uso e a chavinha para abrir a gaveta do chip SIM.
Agora já olhamos para a parte frontal do iPhone 8, também protegida por um plástico abre-fácil. Deixamos ele um pouquinho de lado para ver o que mais existe dentro da caixa, começando pelo carregador de 5 volts a 1 ampere que não oferece carregamento rápido.
Continuando há os famosos fones de ouvido brancos da Apple com o adaptador de Lightning para P2. Pois é, ainda é impossível usar a entrada padrão de fones de ouvido sem precisar de um acessório especial para isso, infelizmente.
Finalizando os itens que acompanham o iPhone 8, está o cabo USB do tipo A para Lightning, que serve para recarregar a bateria e transferir os dados do dispositivo. Chegou a hora de deixar a embalagem de lado para conhecer o iPhone 8.
Depois de remover o plástico que protege tanto a frente quanto o verso do aparelho, a primeira impressão é de se estar vendo o iPhone 7: mais uma vez, nenhuma mudança significativa na aparência foi feita pela Apple, isso lá desde 2014, quando o iPhone 6 foi lançado.
Há as mesmas bordas e o mesmo botão home capacitivo, que também funciona como um leitor de impressões digitais. As novidades, por outro lado, estão agrupadas na lista de especificações técnicas e no material de construção do iPhone 8.
O metal deu lugar ao vidro para um acabamento mais refinado, mas essa não foi a única razão para a troca: agora é possível utilizar o sistema de carregamento sem fio da bateria, algo impossível com o antigo painel metálico. As laterais, por sua vez, ainda mantêm o alumínio para segurar a carcaça.
Como resultado o iPhone 8 está mais pesado do que seu antecessor, e também mais frágil, pois basta uma queda mais dramática para que o smartphone fique em mil pedacinhos. Não vou mentir, mesmo com mais lados negativos do que positivos, há uma querida lembrança ao iPhone 4, um dos melhores telefones de sua época.
De resto, o iPhone 8 não muda em nada, os botões físicos, a alavanca do modo silencioso, os alto-falantes, a câmera, o flash, a porta Lightning e o famoso logo da Maçã estão exatamente nos mesmos lugares. Ele é basicamente um iPhone 7 de vidro com melhor desempenho e câmera.
Prosseguimos, então, para a lista de especificações técnicas.
Com opções como o iPhone 8 Plus e o iPhone X, é difícil entender as razões de quem compraria um iPhone 8. Sua bateria não obteve avanços e a câmera ainda vem em dose única. O motivo singular de interesse seria seu tamanho compacto, já que o preço não é assim tão mais amigável do que seus irmãos.
Mesmo assim, o modelo conta com o otimizado iOS 11 e oferece uma das melhores performances na categoria. Se for realmente impossível juntar um dinheirinho a mais para pegar o iPhone 8 Plus, os fãs da Apple podem recorrer à variante menor, com todas essas ressalvas.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários