LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple A14X Bionic tem especificações e testes vazados superando MacBook com Core i9

05 de novembro de 2020 13

Anunciada durante a WWDC 2020, a transição da Apple para seus próprios chips em Macs pode estar prestes a começar. A gigante de Cupertino confirmou a realização de um último evento neste ano, marcado para a próxima semana, em que a fabricante deve enfim revelar seu primeiro computador com Apple Silicon.

Enquanto aguardamos por novidades oficiais, os rumores continuam a todo vapor, com o mais recente deles trazendo diversos detalhes do Apple A14X Bionic, o suposto sucessor do A14 Bionic que equipa o iPhone 12 e o iPad Air 4. Aguardado para ser um verdadeiro campeão de desempenho, o A14X Bionic é bastante especial por possivelmente ser a base de variantes que equiparão os primeiros Macs com Apple Silicon.


A informação, que deve ser tratada como um rumor no momento, chega por meio de fontes do site Apple Insider. De acordo com a publicação, testes do Geekbench 5 feitos em um dispositivo Apple não identificado revelam as configurações do novo chip e dão uma amostra de seu poder de fogo.

Seguindo os relatos do Apple Insider, o Apple A14X Bionic deve ser equipado com 8 núcleos com clock base de 1,8GHz e clock boost de respeitáveis 3,1GHz, sendo assim o primeiro processador da Maçã a quebrar a barreira dos 3GHz. O dispositivo em questão contava ainda com 8GB de RAM, e pode muito bem se tratar do iPad Pro com tela Mini LED, cujo lançamento é aguardado para o início de 2021.

Segundo os rumores, o A14X Bionic supera com ampla margem o Intel Core i9 presente no MacBok Pro de 16 polegadas.

As especificações não são os únicos pontos a impressionar, com o suposto A14X Bionic conquistando 1634 pontos nos testes single-core e 7220. Com esses resultados, o chip supera com ampla margem o Intel Core i9 presente no MacBook Pro de 16 polegadas, que marca 1096 pontos em single-core e 6869 em multi-core. Como esperado, o A14X também supera com certa folga o A14, que apresenta 1583 pontos em single-core e 4198 pontos em multi-core.

É importante reforçar que essas informações ainda são rumores, e podem não corresponder à verdade. De toda forma, não deve demorar muito para que conheçamos as primeiras apostas da Apple com seu Apple Silicon, que deve ter os primeiros Macs equipados com a novidade anunciados no próximo dia 10.


13

Comentários

Apple A14X Bionic tem especificações e testes vazados superando MacBook com Core i9
  • A empresa tem seus mil erros. Mas em processador ARM e uma das melhores se não a melhor.

      • Nem faz sentido comparar, se formos olhar os processadores possuem arquiteturas extremamente diferentes, e consequentemente o OS se torna totalmente diferente, ainda que estejamos falando do OS X. Portanto é uma comparação completamente idiota, precisamos ver esses testes na prática e ainda duvidando, já que grandes empresas costumam mentir e muito em suas apresentações de novos produtos.

          • Ok, mas e o desempenho da GPU? A Apple oficializou se não me engano que não teria suporte a GPU da AMD, como será que essas máquinas vão lidar com aplicativos que usam GPU?

              • TU tá ligado que são processadores ARM né Zé? Pergunta de mongó essa sobre a gpu amd. É obvio que vai ser usada a GPU própria da Apple imbutida no SOC.

                  • Todos os chips A possui um cluster com núcleos para processamento gráfico, ou seja, GPU integrada.

                      • Isso eu sei. Queria saber quanto ao desempenho.

                          • Só com lançamento e testes para saber mesmo.

                            Todavia, na demonstração do Mac Mini equipado com A12Z com 8 núcleos de processamento gráfico, ele rodou shadow of the tomb raider numa qualidade gráfica digna de uma GPU nível RX 5500M, afinal, esta roda esse game no alto a 60fps. Porém alguns pontos precisam ser esclarecidos, um exemplo é a real qualidade gráfica setada naquela demonstração, tudo parecia lindo d+ para um chip que no ipad pro mal consome 15w.....mas como naquele mac mini com melhor dissipação, TDP maior, arrefecimento ativo e clocks maiores, o desempenho gráfico com certeza não seria mostrado para decepcionar.

                            Minha maior curiosidade, além do desempenho geral e gráfico, é a autonomia: provavelmente um notebook para durar o dia todo e com desempenho de sobra!

                              • Pelo teste do IPhone 12, que usa o A14, dá para deduzir que não será a prioridade da Apple. O A14 mostrou um salto importante em CPU em relação à geração anterior, mas uma melhora bem menos significativa em GPU.
                                Essa geração foi feita pensando em MacBook, que precisa de muito mais CPU, sendo portanto não tão diferente nos telefones e notebooks. Acredito que para se ter uma ideia da GPU, é ver o desempenho do IPhone e presumir que será semelhante.

                                  • É possível que seja desempenho de uma rx 5500

                                • Isso pra jogar pubg e redes socias

                                  Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                  Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                  Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                  iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo