
Acessórios 19 Dez
19 de dezembro de 2022 15
Atualização (19/12/2022) - LR
A Apple previu em seu cronograma concluir a transição dos processadores Intel para a plataforma Silicon em 2022, algo que não aconteceu apesar dos fortes investimentos da empresa. Devido ao atraso, ainda é possível encontrar um Mac Pro e Mac Mini equipados SoCs da concorrência em vez de soluções próprias da Maçã.
Para 2023 era esperado o lançamento de um Mac alimentado pelo processador M2 Extreme, versão cotada para chegar trazendo CPU de 48 núcleos, GPU de 152 núcleos e até 384 GB de memória RAM. Apesar dos rumores apontando para o lançamento no próximo ano, o jornalista Mark Gurman diz que isso não acontecerá.
Segundo Gurman, o Mac mais poderoso deve trazer o M2 Ultra em vez do M2 Extreme, mudança que pode ter sido adotada pela empresa devido aos altos custos na fabricação do processador mais parrudo, podendo alcançar, inclusive, preço superior a US$ 10 mil, cerca de R$ 54 mil na conversão direta.
No caso do Apple Silicon M2 Ultra, o componente deve trazer 24 núcleos de CPU, 76 núcleos de GPU e pelo menos 192 GB de memória RAM, configuração que não chega perto do Extreme, mas que deve ser o suficiente para que profissionais consigam executar softwares de edição sem problemas de desempenho.
Atualização (03/10/2022) - HA
Ainda há poucas confirmações de quais devem ser as especificações da nova geração de chips da Apple para Macs, mas há meses que se especula quais serão essas configurações, sobretudo do especulado chip M2 Extreme, provavelmente o mais poderoso de todos até agora. Ele deve chegar para alimentar um futuro (e certamente caríssimo) Mac Pro.
Depois de estrear seus chips próprios em 2021, com os chips M1 Pro e M1 Max, para os MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, em 2022 vimos já o M1 Ultra no novo Mac Studio, além do novo M2 no MacBook Air. Esperamos ver novos modelos de MacBook Pro talvez no final deste mês, com chips M2 Pro e M2 Max.
Para além disso, agora o portal Macworld faz suas apostas nas especificações dos chips a partir das melhorias que se refletiram nos chips M1, onde a Apple dobrava as especificações de um chipset para outro.aponta para a abordagem M1 da Apple efetivamente dobrando cada chip para formar o próximo. Com base nisso, o site sugere:
M2: CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos, até 24 GB de RAM
M2 Pro: CPU de até 10 núcleos, GPU de até 20 núcleos, até 48 GB de RAM
M2 Max: CPU de até 10 núcleos, GPU de 40 núcleos, até 96 GB de RAM
M2 Ultra: CPU de 24 núcleos, GPU de 80 núcleos, até 192 GB de RAM
M2 Extreme: CPU de 48 núcleos, núcleos de GPU de 160 núcleos, até 384 GB de RAM
No caso dos modelos mais avançados, sugere-se ainda que eles cheguem só em 2023. Seja de 40 ou 48 núcleos — também como já sugerido em março pelo portal Bloomberg —, é provável que o M2 Extreme seja destinado ao Mac Pro.
A Apple também está caminhando para um processo de 3 nm, o que permitiria densidades de transistor ainda mais altas, mas ainda não está claro quando isso pode chegar – embora um relatório recente tenha sugerido que um processo de 3 nm pode chegar aos Macs antes do iPhone 15.
Texto original (16/3/2022)
As expectativas pelo sucessor do chip M1 são enormes, tanto é que já se especula que o Apple M2 pode ser lançado em dois modelos com novos Mac mini em junho. Agora o famoso analista Mark Gurman, da Bloomberg, está afirmando que a próxima geração de chips da Apple deve contar com cinco modelos, sendo um deles ainda mais poderoso.
Segundo Gurman, a nova geração de chips M2 deve ter 5 modelos: M2, M2 Pro, M2 Max, M2 Ultra e M2 Extreme. Eles devem ser baseados no Apple A15 ou A16 Bionic, enquanto o M1 é baseado no A14.
O modelo mais básico seria o M2, com 8 núcleos de CPU e 10 de GPU, enquanto o mais poderoso será o M2 Extreme, com uma CPU de 48 núcleos e uma GPU de 96 ou 128 núcleos. Então o M2 Extreme, na verdade, seria dois M2 Ultra conectados por uma ponte de silício com design UltraFusion, como já ocorre com o M1 Max e M1 Ultra.
Abaixo você pode ver a possível arquitetura dos próximos chips da Apple segundo as informações de Gurman:
Os analistas da Bloomberg ainda apontam quais produtos da Apple devem contar com os chips atualizados, dentre eles até mesmo um Apple Display Pro XDR com resolução de 7K e processador próprio da série A para suportar recursos próprios como Center Stage e assistente de voz Siri.
A lista limitada aos novos chips M2 é dividida em duas partes:
Esperamos ver mais confirmações sobre as informações relatadas pelos analistas da Bloomberg em breve, conforme a Apple anuncia novos produtos.
Qual desses possíveis Macs você achou mais interessante? Conte nos comentários.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários