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Atualização (23/05/2023) - HA
A Apple continua fazendo registros de marcas que são especuladas pela relação com o dispositivo de realidade virtual em diferentes cantos do planeta. Os mais novos agora são "realityproOS" e "realOS", arquivados na Nova Zelândia e em alguns países do continente europeu, respectivamente.
Para o primeiro termo, o arquivamento foi feito pela mesma empresa Immersive Health Solutions LLC que entrou com o pedido para proteger termos como "Reality One" e "Reality Pro" no ano passado. Há rumores de que esses termos são nomes em potencial dos próximos dispositivos da Apple.
O novo arquivamento "realityproOS" cita um arquivamento de 1º de maio na Jamaica para estabelecer uma data de prioridade, uma tática comumente usada pela Apple para ocultar os primeiros esforços de proteção de marcas registradas, já que a atividade de marcas registradas no país não está disponível online no momento.
O segundo registro de marca registrado em atividade nos últimos dias é "realOS", um termo que foi amplamente registrado na Europa no ano passado por uma aparente empresa de fachada da Apple chamada Realityo Systems LLC para cobrir vários aspectos de computadores e sistemas operacionais. A Realityo Systems também ganhou atenção no ano passado, depois que foi descoberta que a empresa havia apresentado um pedido de "realityOS" no final de 2021.
Nas últimas semanas, a Realityo Systems apresentou registros adicionais em outros países para o termo "realOS" com uma descrição muito mais restrita de "sistemas operacionais de computador, sistemas operacionais de computador para circuitos integrados".
Uma marca registrada para "realOS" nos Estados Unidos que remonta a 2006 também era propriedade da Fujitsu, mas mudou de mãos várias vezes antes de ser adquirida pela Realityo Systems em novembro de 2022.
Atualização (12/01/2023) - por LR
Informações de mercado afirmam que a divisão de P&D da Apple está trabalhando para lançar dois sistemas operacionais dedicados à realidade virtual e aumentada para o iOS e macOS. Conforme consta em patentes requeridas indiretamente pela gigante de Cupertino, os softwares em questão são o "realityOS" e "xrOS", respectivamente.
A Apple tentou esconder o desenvolvimento desses sistemas através da certificação usando uma empresa fechada, porém isso não funcionou e vários detalhes foram revelados. Na última quarta-feira (11), o perfil no Twitter @aaronp613 mostrou que no código-fonte de um aplicativo da empresa há uma referência direta aos firmwares de RA e RV.
Essa descoberta confirma que a Maçã realmente está desenvolvendo os sistemas para seus futuros dispositivos de realidade aumentada e virtual, mas não aponta sobre o status atual.
De acordo com especulações de Mark Gurman, a empresa pode lançar seu primeiro headset de RV entre março e maio deste ano, período que antecede a WWDC 2023. O headset deve rodar como sistema o realityOS, é o que aponta um rumor divulgado há alguns meses pela Bloomberg.
Original (08/12/2022)
Apple xrOS e realityOS: sistemas de AR e VR devem ser baseados no iOS e macOS
Diversos relatos apontam que a Apple pode lançar o seu próprio headset VR com uma central de conteúdos deste tipo em 2023 e agora informações apuradas pelo The Information (via 9to5Mac) indicam que a Maçã pode lançar duas centrais para Realidade Virtual e Aumentada, sendo uma delas para o iOS e outra para o macOS.
Desta forma, especula-se que o "realityOS" seria dedicado ao iOS, enquanto o "xrOS" ficaria no macOS, ambas marcas foram registradas pela Apple de forma indireta com uma empresa de fachada para evitar vazamentos, o que obviamente não deu certo.
O xrOS tem a patente mais recente, relatada pela Bloomberg na semana passada, provavelmente como um headset concorrente do Meta Quest, pois o nome xrOS seria uma abreviação de eXtended Reality Operational System (Sistema de Realidade Aumentada).
Além disso, as informações apuradas 9to5Mac indicam que o design do headset com realityOS pode ser inspirado nos AirPods Max e no Apple Watch, ter tela com resolução de 8K e sensores avançados para detecção de gestos e do ambiente ao redor do usuário.
Graças a ficha técnica de peso, é esperado que o headset custe entre US$ 1.000 e US$ 3.000 (R$ 5,2 mil e R$ 15,6 mil), então ele deve ser um produto dedicado aos entusiastas da tecnologia no primeiro momento, assim como ocorreu com os celulares dobráveis.
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