
Acessórios 14 Nov
02 de dezembro de 2022 0
A Apple é cautelosa para não revelar detalhes de seus futuros lançamentos, mas diversos vazamentos indicam que a big tech lançará seu primeiro dispositivo de realidade aumentada e virtual (AR e VR) em breve. Na última quinta-feira (1º), Mark Gurman voltou a comentar sobre o suposto projeto da empresa, trazendo algumas novidades.
De acordo com o jornalista, a Apple está quase pronta para anunciar seus primeiros dispositivos AR/VR— muito é falado sobre um headset que rivalizará com o Meta Quest. A expectativa é que os produtos sejam lançados em meados de 2023, executando um sistema operacional próprio conhecido como “xrOS”.
As novas informações de Gurman divulgadas pelo site Bloomberg apontam que a Apple não utilizará o nome “realityOS”, que recebeu marca registrada fim de maio deste ano. Em vez disso, segundo o analista, o software deve ser chamado de “xrOS”.
A Apple pode ter dado início ao kit de desenvolvimento de software (SDK) para a criação de diferentes aplicativos para o xrOS. Isso significa que a plataforma deve ser apresentada em uma Worldwide Developers Conference (WWDC), conferência para desenvolvedores promovida anualmente pela norte-americana.
A sigla “xr” significa realidade estendida (eXtended Reality), e representa um guarda-chuva que cobre todas as tecnologias do ramo: realidade aumentada (AR), virtual (VR) e mista (MR). Com isso, o sistema operacional deve ser uma plataforma de grande abrangência e com suporte para várias aplicações — sejam profissionais ou de entretenimento.
Rumores afirmam que os dispositivos com xrOS suportarão alguns serviços conhecidos da Apple, como o FaceTime e o Mapas. O objetivo da plataforma é entregar mais imersão aos aplicativos da empresa ao mesmo tempo em que abre portas para novas formas de entretenimento e melhorias da área de engenharia, medicina, entre outras.
Claro que é difícil falar em realidade virtual sem mencionar o metaverso. Embora o CEO da Apple, Tim Cook, não deposite muita confiança nos atuais moldes do universo virtual, os dispositivos serão um de seus meios de acesso.
A produção em massa dos dispositivos de realidade aumentada e virtual da Apple — supostamente chamados de Reality One e Reality Pro — deve começar no primeiro trimestre de 2023.
O que você espera dos produtos de realidade estendida da Apple? Comente!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários