LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple diz que não desativará aplicações web para iPhone na União Europeia

01 de março de 2024 10

A Apple está revertendo sua decisão de descontinuar o suporte à instalação de aplicativos web progressivos (PWA) na União Europeia. De acordo com uma atualização em uma página de suporte para desenvolvedores, a Apple afirma que "continuará oferecendo a capacidade existente de aplicativos web na tela inicial na UE" no iOS 17.4.

Entretanto, segundo o portal 9to5Mac, a Apple observa que os aplicativos na tela inicial ainda serão "construídos diretamente no WebKit", o motor utilizado pelo Safari. Isso significa que os aplicativos web baixados de navegadores de terceiros como o Google Chrome ou o Firefox podem não ser alimentados por seus próprios motores, apesar de a Apple ter adicionado suporte para motores de navegadores de terceiros na União Europeia na mesma atualização.


"Aqueles desenvolvedores e usuários que podem ter sido afetados pela remoção dos aplicativos web na tela inicial na versão beta do iOS na UE podem esperar o retorno da funcionalidade existente para aplicativos web na tela inicial com a disponibilidade do iOS 17.4 no início de março", escreve a Apple.

A Apple confirmou seus planos de eliminar os aplicativos web do iOS na UE em fevereiro, uma medida que limitaria severamente sua funcionalidade ao impedir o envio de notificações push e o armazenamento de dados.

Na época, a Apple culpou a Digital Markets Act (DMA), afirmando que teria que construir "uma arquitetura de integração completamente nova" que "não era prática de ser empreendida" dadas as mudanças que teve que fazer para cumprir com a DMA. No entanto, agora a Apple diz estar revertendo a decisão após "receber solicitações" para continuar a apoiar o recurso.

A decisão da Apple de eliminar os aplicativos web gerou críticas tanto de desenvolvedores quanto de usuários. A organização sem fins lucrativos Advocacia pela Web Aberta começou a conduzir uma pesquisa para medir quantos desenvolvedores seriam afetados pela descontinuação dos aplicativos web para iPhone. A decisão da Apple também foi alvo de escrutínio por parte da Comissão Europeia.


10

Comentários

Apple diz que não desativará aplicações web para iPhone na União Europeia

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo