LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

macOS Sonoma 14.4 tem possível bug que remove versões anteriores de arquivos no iCloud

19 de março de 2024 5

O macOS Sonoma 14.4 parece ser uma atualização problemática para vários usuários de computadores da Apple. A versão mais recente do sistema operacional já foi criticada por causar problemas no uso de portas USB em monitores, e na segunda-feira (18), novos relatos indicam que o software está sofrendo um novo bug envolvendo o iCloud.

O problema afeta usuários que armazenam documentos na nuvem e possuem otimização de armazenamento ativada no Mac. De acordo com Howard Oakley, escritor do blog The Eclectic Light Company, o bug pode fazer com que versões mais antigas de arquivos que foram armazenadas no iCloud simplesmente desapareçam.

(Imagem: HDblog.it)

Diferentes versões costumam ser salvas automaticamente pelo sistema operacional quando os usuários alteram determinados tipos de arquivos, como fotos e documentos de texto. Caso desejado, é possível reverter ou salvar a cópia de uma versão anterior desse arquivo. Para isso, basta abrí-lo e seguir o caminho:

Menu “Arquivo” > Reverter Para > Explorar Todas as Versões

Contudo, após a atualização para o macOS Sonoma 14.4, alguns usuários perceberam que as versões anteriores de seus arquivos desapareceram da lista. O denominador comum que pode estar causando essa falha é o uso da opção “Otimizar Armazenamento”, que salva as versões de arquivos somente no iCloud — sem cópias no armazenamento local.

Oakley explica que, em versões anteriores do macOS, quando um arquivo é removido do armazenamento local no iCloud Drive, todas as suas versões salvas são preservadas — basta fazer download do arquivo novamente as edições anteriores poderão ser acessadas. Contudo, no macOS Sonoma 14.4, as versões são removidas e não podem ser recuperadas.

Alguns usuários especulam que isso pode não ser um bug, mas sim uma nova funcionalidade do macOS. Ao remover um arquivo do armazenamento local do Mac e mantê-lo somente no iCloud, alguns desejariam que todas as suas versões antigas fossem completamente excluídas — tanto no armazenamento local quanto na nuvem.

As notas de lançamento da atualização não fazem qualquer referência ao assunto.

(Imagem: Apple)

Para aqueles que não desejam arriscar perder todas as versões anteriores de seus arquivos salvos no iCloud, é recomendado que a opção para otimizar o armazenamento seja desativada. Uma medida mais drástica é não salvar arquivos no iCloud Drive enquanto uma correção ou posicionamento oficial seja dado pela Apple.

É esperado que, em breve, a fabricante disponibilize uma atualização de rotina para o macOS Sonoma 14.4.1, que potencialmente corrigirá as falhas enfrentadas pelos usuários. Futuramente, a empresa deve liberar versões beta do macOS 14.5, que poderá ser uma das últimas atualizações desta geração antes do lançamento do macOS 15.

Veja mais!

Ofertas em Mac

5

Comentários

macOS Sonoma 14.4 tem possível bug que remove versões anteriores de arquivos no iCloud

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo