
03 Abril 2017
24 de maio de 2017 212
Quem já acabou perdendo os seus dados salvos - seja no seu smartphone ou em mídias externas - já sabe que tentar recuperar os arquivos perdidos pode se tornar um verdadeiro pesadelo para quem não têm o costume rotineiro de fazer um backup completo de vez em quando.
Se perder aquela coleção de fotos especial já é ruim para os usuários comuns, imagina para uma profissional que trabalha com moda. Infelizmente foi exatamente o que aconteceu com a redatora Brianna Arps. Depois de carregar o seu iPhone 6 de forma errada por diversas vezes, Arps acabou perdendo toda o seu acervo de 33 mil fotos salvas no aparelho. Um verdadeiro caso de azar que poderia ser evitado com métodos relativamente simples.
Quando questionada sobre como costumava usar o seu aparelho, Brianna revelou que usava o seu smartphone até que o mesmo desligasse por completo por falta de carga na bateria: "Não costumo carregar o meu telefone, vou usando até que a bateria esteja bem, bem baixa." Esse tipo de prática acaba reduzindo bastante a vida útil do componente, mesmo em aparelhos mais caros com os iPhones.
Na noite do dia 18 de fevereiro deste ano o inevitável aconteceu, depois de desligar com menos de 3% de carga o iPhone 6 foi recarregado e utilizado até o fim de sua autonomia de bateria várias vezes: "Isso aconteceu por cerca de cinco vezes. Desligando e ligando [...]." Como já era de se esperar, o aparelho simplesmente "morreu" durante a sexta tentativa de carregamento.
Depois de estar certa de que algo estava errado, Brianna acabou procedendo com o processo de 'hard reset' por engano na tentativa de reviver o aparelho pelo menos para recuperar suas fotos. Para o alívio inicial, o display ligou exibindo o tradicional ícone do iTunes, indicando que o dispositivo tinha reiniciado no modo de recuperação. Porém, depois de plugar o gagdet no seu computador e reinstalar o iOS, Brianna notou que o estrago já tinha sido feito - toda o seu arquivo pessoal de imagens tinha sido deletado do dispositivo.
Como já era de se esperar em um caso desses, Arps nem ficou preocupada por ter perdido toda sua lista de contatos, o grande "desastre" foi perder arquivos imprescindíveis para o seu trabalho. Além de suas fotos profissionais, milhares de selfies e momentos memoráveis foram simplesmente apagados. Aí você deve estar se perguntando, não é só restaurar o backup através do iTunes? Aí é que está, Brianna não tinha um backup reserva salvo em sua máquina.
Questionada sobre o caso, a Maçã isolou duas causas principais:
Quer evitar que isso aconteça com você? Então fique de olho em como costuma carregar o seu aparelho, o melhor a fazer são recargas pontuais mesmo com bateria de sobra. De qualquer maneira, não custa seguir essas dicas abaixo:
Não custa destacar que o melhor a se fazer quando a carga já está acabando é plugar logo o smartphone na tomada. Tentar continuar usando o aparelho para baixar apps ou tirar fotos pode levar ao mesmo incidente que acometeu o iPhone de Brianna. Nunca se sabe quando o software do seu dispositivo vai resolver parar de funcionar ou simplesmente corromper os dados do dispositivo sem qualquer aviso prévio.
Porém, o concelho principal tanto para os profissionais como para os usuários comuns é: invista em alguma solução de backup, nem que seja uma rotina manual para ter os seus dados sempre em segurança. No caso do iOS é bem simples manter todos os arquivos do iPhone a salvo, o iTunes conta até com uma opção que faz isso automaticamente.
Outra opção é optar por alguma solução na nuvem como medida extra de segurança, o Google Fotos, por exemplo, oferece backup ilimitado de imagens. Dá pra ver que opções de proteção não faltam, sendo assim, se está no mesmo barco de Arps comece a se prevenir desde já antes que o pior aconteça.
Já passou, ou conhece alguém que teve algum incidente parecido? Conta pra gente nos comentários.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários