LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel abre investigação contra Claro por bloqueio de IMEI em casos de inadimplência

29 de agosto de 2018 15

A Anatel passou a investigar a Claro devido ao ato de a operadora bloquear o IMEI de smartphones dos clientes – comprados em conjunto a planos – por inadimplência. A agência também determinou a proibição imediata da prática.

No dia 16 de agosto, foi aberto um Procedimento de Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pado) contra a operadora. Nele consta um processo de 2016, no qual entende como abusiva uma cláusula presente no contrato do programa Claro Up sobre o bloqueio de IMEI.

Imagem: Reprodução

Na última quinta-feira (23) a Anatel anexou um despacho para verificar “indícios de infração” em quatro artigos os quais estão na resolução nº 632/2014 com a orientação sobre como a empresa deve agir na parte de cobrança dos clientes cujos pagamentos não foram efetuados.

Essa atualização no Pado ocorreu no mesmo dia em que o assunto foi tratado no Detetive TudoCelular. Na ocasião, a coluna apurou as diferentes posições das entidades envolvidas, incluindo a Anatel e a Claro.

A agência ressaltou que a restrição poderia acontecer, caso estivesse em contrato. Já a operadora, por meio de sua assessoria, transferiu a responsabilidade para o SindiTelebrasil, o qual indicou que as prestadoras deveriam seguir a regulamentação em vigor da Anatel – que não prevê o bloqueio de IMEI por inadimplência.

O TudoCelular também contatou o atendimento ao cliente da Claro. Este, por sua vez, foi o único das quatro principais operadoras brasileiras a confirmar a prática da restrição por falta de pagamento.

Por outro lado, é válido recordar que a Anatel autorizou a Claro nesta quarta-feira (29) a assumir a exploração dos satélites brasileiros Star One em sua totalidade.

Você já sofreu ou conhece alguém que passou pelo bloqueio de IMEI do aparelho por não ter pagado a conta do plano? Relate para a gente no espaço abaixo!


15

Comentários

Anatel abre investigação contra Claro por bloqueio de IMEI em casos de inadimplência
  • Lixo Claro,
    Seus ricos Clao que para NeT

      • Correto sim,so os trambiqueiros q acham essa atitude errada...

          • Não considero a atitude da Claro errada não. Comprou aparelho subsidiado com pagamento direto na fatura do celular, não pagou a fatura tem que bloquear mesmo. Se não o trambiqueiro pára de pagar a conta e vai para outra operadora usar o aparelho.

            • Por um lado se a pessoa comprar um aparelho barato num plano barato....ela até podia fazer...
              Como teve gente comprando s8 e dividindo pra pagar junto no boleto...
              E davam calote na operadora...

                • Eu discordo, mesmo que tenha um bom desconto no aparelho, o cliente está pagando por ele, se ela desse o aparelho ao cliente, aí sim ela poderia bloquear ele por inadimplência

                    • mas é exatamente isso , o cliente nao esta pagando EdsonCDS .

                      acho correto , caloteiro tem que ser punido mesmo , ja que a operadora possui uma ferramenta para invalidar o terminal , nada mais justo que fazer uso da mesma .
                      trabalho no setor e o agente responsável pela venda é extornado e se houver um numero crescente de inadimplentes em sua carteira , pode ser impedido de negociar o produto e em ultimo caso descredenciamento .

                      nada mais justo que punir o consumidor caloteiro e evitar constrangimento e desconforto para os agentes que perderam seu tempo ativando um terminal que o trara problemas futuros .
                      Embora eu não tenha conhecimento dessa pratica

                        • se ele atrasa a fatura ele não está pagando não

                            • Mas só de ter o nome restrito no SPC e Serasa, já uma punição e tanto

                                • Verdade! Já é uma punição e tanto ter o nome no SPC!

                                    • 63 milhões de pessoas com nome no SPC e Serasa, acha que isso resolve alguma coisa? Ele não pagou o aparelho com valor na fatura, tem que bloquear mesmo

                                        • Muita gente não liga pra isso não, muito mais fácil a operadora fazer o cliente pagar tornando o aparelho um peso de papel hi-tech do que negativando o mesmo, se o cliente aceitou um plano onde está descrito que o aparelho pode ser bloqueado por inadimplência, não tem que ter chororô não, aceita quieto e paga que será desbloqueado.

                                            • Então a operadora tem que selecionar melhor os clientes que poderão aderir a esse plano, veja se banco fica liberando crédito para qualquer um por aí!?

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Windows

                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                      Economia e mercado

                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista