LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft começa a decretar o fim das Live Tiles no Windows 10 com novos ícones estáticos

27 de fevereiro de 2020 61

O fim dos Blocos Dinâmicos no Windows 10 parece estar inevitavelmente próximo. Um dos grandes recursos da plataforma que permite que o usuário visualize notificações e detalhes do aplicativo ou jogo antes mesmo de abri-lo está, ao poucos, sendo esquecido a cada nova atualização da Microsoft e, ao que tudo indica, devem encerrar seu ciclo de vida com a chegada da nova grande atualização do sistema no segundo semestre deste ano.

Em declaração feita pelo site Windows Latest, que afirma ter fonte confiável próxima à Microsoft, a empresa estaria "planejando substituir os Blocos Dinâmicos com ícones estáticos" na atualização 20H2 do Windows 10, que chega aos usuários na segunda metade de 2020.

Embora a notícia não seja uma grande novidade, afinal, a Microsoft de fato vem deixando de lado as Live Tiles nos últimos anos, ela é importante pois declara que a companhia já teria definido que os blocos deixarão de fazer parte do seu sistema operacional ainda este ano.

Primeiro Surface Pro de 2012 moldou o futuro da indústria dos tablets e notebooks que vemos atualmente e foi apresentado com Windows 8.

Do Windows Phone 7 para o Windows 8 até, finalmente, o Windows 10

Com o lançamento do Windows Phone 7 no agora extremamente ultrapassado ano de 2010, a Microsoft apresentou ao mercado global a ideia dos Blocos Dinâmicos pela primeira vez. A ideia era simples: oferecer a praticidade de visualização de conteúdo como prévia de notícias, atualizações de redes sociais, horário, eventos e muito mais com um simples giro do bloco que, por sua vez, ganharia cada vez mais recursos e funcionalidades interessantes com versões futuras do Windows Phone, sendo posteriormente migrado para o computador com a chegada do Windows 8 em 2012.

Desde então muita coisa mudou. Embora a Microsoft tenha sido uma das grandes precursoras do movimento de minimalismo e flat design que hoje domina a indústria, a empresa também começou a implementar novidades no sistema para computador a medida que foi deixando de lado os smartphones no meio desta década (que termina este ano segundo o calendário gregoriano, embora há quem discorde).

Agora, o Windows 10 e os aplicativos da Microsoft são repletos de detalhes translúcidos, opacos e foscos, mais como uma evolução do design Aero do Windows 7 e também uma forma de esquecer as cores chamativas e superfícies duras do Metro do Windows 8.

Tela inicial do Windows 10X consistirá apenas no novo menu Iniciar, mais simples e mais direto.

O fim de uma era é necessária para que outra comece

A nova visão da Microsoft para a próxima década de 2020 seria, antes de tudo, a praticidade. Logo na apresentação do fim do ano passado a empresa havia dado grande ênfase aos produtos de duas telas, o Surface Duo e o Surface Neo, revelando também uma ligeira prévia do Windows 10X e sua interface exclusiva completamente sem Blocos Dinâmicos.

Como podemos ver na imagem acima, o sistema operacional para notebooks e tablets com duas telas vai oferecer um menu Iniciar repaginado onde vemos uma barra de busca na região superior, os quinze principais aplicativos utilizados em lista que pode ser expandida e os documentos e arquivos acessados recentemente. Nada de Live Tiles, nada de quadrados ou retângulos.

Embora muitas pessoas ainda sejam órfãs do Windows Phone (eu que o diga), a Microsoft confirmou, mesmo sem dizer nada, que não vai seguir a mesma ideia do passado e, a partir de agora, precisamos nos acostumar com isso. A nova linguagem visual do Windows 10 será transparência, ícones e informação direta exibida na tela inicial.

Para quem ainda gosta do design dos Blocos Dinâmicos organizados na tela inicial e toda a personalidade que eles passavam na época do Windows Phone resta agora aproveitar os últimos momentos onde isso ainda é possível. Para quem nunca gostou resta então respirar aliviado, pois nunca mais verão os blocos na tela inicial.


61

Comentários

Microsoft começa a decretar o fim das Live Tiles no Windows 10 com novos ícones estáticos
  • Só eu que não vi diferença praticamente nenhuma? Basicamente eles só não vão mas fazer os LifeTiles, algo que eles já não fazem há algum tempo. Eu adoro o conceito do Windows 8, era realmente revolucionário. Para mim o erro foi tentar usá-lo em todos os lugares, eu acho que no desktop deveria haver na época um Windows 8 parecido com o 7 e o Windows 8, como nós conhecemos, ser voltado para tablets, Smartphones e 2 em 1, sem área de trabalho e tendo um nome diferente, talvez Windows Surface. Até agora o Windows 10 não me conquistou apesar de eu usá-lo diariamente. Sistema bom mesmo é o macOS, sinto muita falta.

      • Não gostei desse novo menu iniciar, parece uma aba extra de um launcher Android qualquer, eu não usaria. Pra que mudar o menu iniciar de novo se o windows 10 no começo foi concebido justamente pra devolver o antigo repaginado pra nós. O que ela deveria fazer é simplesmente tornar ele opção no menu de configurações, igual o tela toda de iniciar atualmente.
        Quanto aos ícones e live tiles, eu prefiro assim, gosto de deixar ligado pro notícias e pro clima e desligado/normal pros outros, isso deveria ser escolha do usuário tmbm .... Meu iniciar já tá todo arrumado com blocos grandes, médios e pequenos do jeito que eu quero usar, basta tirar o quadrado e deixar desligado, o usuário tendo que ligar.

          • As lives tiles foram de uma inutilidade incrível. Foi uma das causas do afastamento do público em geral do Janelas Fone. Aquilo para mim era horrível!!

              • Discordo que elas era inúteis (embora pudessem ser mais úteis, como os gadgets do Windows Vista eram).
                O que é discutível é a relevância delas.
                Mas ser irrelevante não é mesma coisa de ser inútil.
                E não há nada comprovando que a presença das live tiles é uma das causas do afastamento do público em geral. Sempre que levantam essa questão, outros tópicos se sobressaem, estes sim de maior importância.

                • Levis tiles muito úteis no smartphone nem tanto no computadores. Sinto falta do Windows phone.

                  • Participei de todo processo para evangelizar o Windows Phone no Brasil. A proposta era muito boa e muitos desenvolvedores foram convidados a participar e ajudar. A tentativa de unificar a interface desktop com mobile foi o tiro no pé. A tendência é matar o desktop com a evolução constante dos smartphones e tablets. Balmer fez um excelente trabalho na Microsoft mas Satia Nadella jogou no lixo todo esforço e anos de trabalho, queimando o Windows Phone e desestimulando os usuários com a falta de aplicativos já consagrados em Android e iOS. Essa foi a estratégia para justificar o abandono da plataforma mobile. O casamento Microsoft X Nokia X Carl Zeiss era uma fórmula matadora para levar o WP para outras fabricantes e conquistar o mercado, desde que os aplicativos estivessem na loja. Assisti tudo de perto e o abandono da Microsoft aos desenvolvedores foi uma falta de respeito a quem vestiu a camisa quando precisaram. Agora só resta retroceder.

                      • Perfeito, seu comentário. Sinto MUITA falta do WP/WM. Tive quase todos os Lumias com WP. Tenho ainda dois funcionando, pena que aplicativos sem opção para navegador tenham terminado o suporte recentemente, como o WhatsApp, mas dá pra usar mídia, câmera e telefone tranquilamente . Suíte para fotos continua a melhor, e fez meu L1520 vermelho, aparelho bonito, gravar em 4k/30fps. Um celular de oito anos encarando essa resolução sem fritar ovos.

                        • O retardado Android já não trava com antigamente não chupa rola de Apple

                            • Terei saudades

                                • <b>no meio desta década (que termina este ano segundo o calendário gregoriano, embora há quem discorde).</b>

                                  pau no cu de vocês, a década terminou ano passado mesmo

                                    • Se fosse a Apple que tivesse tido esta ideia e lançado no iPhone, teria feito um sucesso. O povão são realmente gado. LITERALMENTE!

                                      • Acho a interface de icones estaticos, um negocio tão anos 90, mas infelizmente o povão curte, na minha opinião, a melhor inteface do Windows foi a do 8 e 8.1, achava aquilo bem futurista, as animações, o design Metro, bem minimalista, a mesma coisa o Wp 8.1, era muito legal de usar aquela interface, sempre achei os ícones sem graça, mas o público gosta de mesmice é por isso que os designers de interfaces, tanto Mobile, como Desktops, nunca mudam nada, povo não quer aprender nada novo.

                                        • Pena. O potencial do design foi muito subutilizado. Tudo tem que ser "dumb proof". Que o diga o secesso do IOS e dos programas comerciais com ícones enormes!

                                            • live tiles erá uma excelente proposta .. mas do que adianta apenas a microsoft fazer as live teles se as empresas de terceiros que trabalham para windows só usa ícone ... enquanto os aplicativos do windows ficam bonito o Google e outros aplicativos ficavam sem graça com o ícone no meio da live tiles .

                                                • As live tiles dos apps MSN eram realmente interessantes, até mesmo para o Windows 8 PC, e sempre foram muito melhores que os widgets dos mesmos para Android (isso quando tem, como não é o caso do MSN Esportes, e os widgets do Microsoft Notícias, MSN Clima e MSN Dinheiro, que deixam a desejar).

                                                  • Sempre odiei as Live styles, é por causa delas que nunca tive um windows phone. Não queria uma área de trabalho em firma de quebra-cabeça.

                                                    • Ta aí mais um motivo pra querer sair do Windows. A Microsoft só caga o sistema. Ao invés de se preocupar em deixar o sistema mais otimizado e diminuir o número bugs eles mexem em coisas fúteis e que, pra mim, as lives tilles eram importantes e úteis. Pena que a maioria dos jogos só rodam em Windows, senão já teria migrado totalmente ao Linux.

                                                      • Windows Aero era perfeito pra PC e o Metro perfeito no mobile. A Microsoft se perdeu quando tentou mudar o que era perfeito e até hj o Windows é uma bagunça na interface.

                                                          • Windows Phone/ Mobile! Tenho um L1520 e um L950xl com WM 10, rodam liso, câmera ainda top, grava 4k e com som imbatível, com seus 4 microfones. Pena que alguns apps encerraram o suporte e outros o mantém via navegador. Aí é que entra a beleza das "live tiles". Já pensou atalhos na tela inicial lhe informando tudo no Facebook, p. exemplo? Imbatíveis.
                                                            Design subutilizado, como já disse acima.

                                                            • Poxa pra q mexer nisso? Lá vem iniciar podre de novo!

                                                                • Wow que texto bem escrito!!! Parabéns ao redator!!!

                                                                  • Mais bonito assim

                                                                    • Até um fia de 31 fevereiro kkkkk..... Nunca

                                                                        • E já vai bem tarde. Totalmente inútil.

                                                                          • Vão cagar o menu iniciar de novo? Já não aprenderam quando quebraram o c* com o windows 8.0? Ainda mais com a pesquisa lá em cima. A pesquisa na barra de ferramentas tá ótima pra que estragar.

                                                                            • Eu, particularmente, gosto do blocos dinâmicos. Gosto de vizualizar o calendário, os apps de notícias, entre outros, e as notificações deles sem precisar abri-los de imediato. Além disso costumo organiza-los conforme o uso. A Microsoft se esquece que existe o recurso de congelar os blocos e, em vez de extinguir, poderia desabilita-los por padrão, mas dar ao usuário a liberdade de ativar ou desativar o recurso.
                                                                              Sei que eles exigem mais do sistema, mas todo mundo sobreviveu até aqui com eles.
                                                                              Gostar ou desgostar é uma questão pessoal. A Microsotf deveria estar mais preocupada com tela azul (que nunca acharam a solução definitiva), com lentidão na inicialização, com travamentos e com os bugs que aparecem a cada atualização.

                                                                              • Olha, pro mobile eu achava uma solução legal, falo isso pois usei o sistema por alguns anos. Porém no PC acho totalmente irrelevante.

                                                                                  • É exatamente oq eu penso. Pros smartphones tinha seu uso, deixar todas as informação ali na sua cara assim que desbloqueasse a tela era muito prático, mas pro PC fica mais poluído que prático.

                                                                                      • Pra PCs, era mais pra substituir os famigerados gadgets do Windows Vista, mas nem pra isso funcionaram bem, porque entre ter os gadgets na Área de Trabalho e as live tiles numa tela a parte, é preferível o primeiro.

                                                                                      • Otimo texto, nem parece o TC.

                                                                                        • Android Police fez Pixel 4 XL vs S20 Ultra.

                                                                                          sumahoinfo.com/?p=38121

                                                                                            • Tá difícil considerar qualquer teste com o S20 Ultra, claramente não tá pronto ainda. Como ainda tem 15 dias pra ser anunciado no Brasil (e deve começar a vender só mais pro final de março), o melhor é esperar pra ver os updates que saem nos próximos dias.

                                                                                              • Caramba! Parabéns ao autor deste texto, é diferente do que geralmente se vê por aqui (e isso é bom)

                                                                                                • Eu sempre tive a impressão sobre o Windows da troca de prefeitos, por exemplo. Quando entra um novo, cuida de desfazer as coisas que marcavam o anterior. Lembro que o Windows Phone chegou a ser a segunda plataforma mais usada na América Latina e em parte da Europa. Quando o Satia entrou, a primeira coisa foi esvaziar a divisão mobile.

                                                                                                  • Já deveria ter sido assim desde o dia 1.
                                                                                                    Por isto o W8 flopou, assim como os celulares.

                                                                                                    #vivaW7

                                                                                                    • Bem mais bonito os ícones estáticos

                                                                                                        Android

                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                        Android

                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                        Windows

                                                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                        Economia e mercado

                                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista