LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google anuncia novos Painel de Jogos e APIs do Android 12 na Games Developer Summit 2021

12 de julho de 2021 3

Atualização (12/07/2021) - EB

Na semana passada vimos que o Google já havia agendado a Games Developer Summit 2021, um evento dedicado aos jogos no Android 12. Hoje finalmente vimos algumas dessas melhorias para jogos, que foram apresentadas no evento ao vivo. Os principais foram as novas APIs e o novo Painel de Jogos do Android 12.

Novo Painel de Jogo

Começando pelo Painel de Jogo, que chega como uma nova interface e algumas melhorias em relação ao Modo de Jogo visto na versão beta do Android 12.

O novo Painel de jogo do Android 12 pode ser ativado pelas notificações, mas ele também entra em funcionamento caso um aplicativo listado na categoria CATEGORY_GAME no Manifesto do Android seja iniciado. Como você pode ver abaixo, o Painel de Jogos é exibido automaticamente na central de notificações, onde temos novas opções para gravar e tirar capturas de tela.

Imagem: XDA

Além disso, ele ainda conta com opções de otimização para o sistema, monitor de FPS, modo Não Perturbe automático, transmissão de live pelo YouTube e muito mais. Algumas dessas ferramentas poderão ser acessadas por um botão flutuante na tela enquanto o jogo estiver em execução.

Imagem: XDA

Nos modos de Desempenho há 3 configurações possíveis: alto desempenho, padrão, que seria o mais equilibrado e por fim o economia de energia, que reduz a taxa de quadros do jogo para evitar o consumo excessivo de bateria.

Segundo o Google, o Painel de Jogos estará disponível em dispositivos selecionados que tenham o Android 12, dessa forma é altamente provável que ele chegue primeiro no Google Pixel 6.

Novas APIs

Além do Painel de Jogo, o Android 12 também terá novas APIs para integrar este recurso aos games disponíveis na Google Play Store. Dessa forma, desenvolvedores poderão indicar qual perfil de desempenho os títulos devem utilizar. Aplicativos do sistema também poderão alternar essas opções por meio das seguintes APIs:

  • GAME_MODE_BATTERY
  • GAME_MODE_PERFORMANCE
  • GAME_MODE_STANDARD
  • GAME_MODE_UNSUPPORTED
Imagem: XDA

Basicamente os desenvolvedores poderão selecionar o modo de Alto Desempenho ou o Economia de Bateria para seus jogos. Este último ainda habilita o redimensionamento do Backbuffer do Window Manager do Android 12, reduzindo a carga sobre a GPU, fazendo com que a bateria dure até 13% mais em relação ao modo padrão.

As novas APIs já estão disponíveis para testes por desenvolvedores de jogos para Android, garantindo assim que o recurso estará plenamente adaptado aos títulos mais populares no futuro.

Matéria original (09/07/2021)

Games Developer Summit 2021: veja o que esperar do evento do Google sobre jogos no Android 12

O Google já anunciou o Android 12 durante a I/O 2021 com muitas novidades em termos de interface e na segunda-feira (12) mais aprimoramentos para jogos serão revelados durante a Google for Games Developer Summit 2021. Dentre as novidades teremos novas APIs e o chamado "recurso transformacional".

As pistas sobre os novos recursos foram dadas na descrição do vídeo da transmissão ao vivo do Google for Games Developer Summit 2021, com a palestra intitulada como "atualizações de espaço de entrega" onde o Google "revelará um recurso de transformação para dispositivos com Android 12".

A descrição do vídeo diz:

Os usuários querem começar a jogar de imediato. No entanto, à medida que os jogos melhoram, os tamanhos aumentam, o que gera downloads demorados. Conheça nosso investimento contínuo com relação à entrega e saiba como ele ajuda a otimizar a experiência do usuário. Compartilharemos histórias de sucesso de parceiros que usam o “Play Asset Delivery”, lançado no ano passado, e anunciaremos novos recursos, incluindo o “Jogar durante o download” em dispositivos Android 12.

Você poderá acompanhar a apresentação ao vivo pelo vídeo abaixo na segunda-feira, às 13:53:

Além disso, outra apresentação focará em APIs do modo de jogo para o Android 12. A descrição do vídeo sobre este evento diz o seguinte:

Os jogadores querem personalizar sua experiência para a maior taxa de quadros ou maior economia de bateria. O Android 12 introduziu novas APIs para jogos responderem às preferências do usuário. Integre e teste seu jogo hoje para se preparar para os próximos lançamentos de smartphones.

A segunda apresentação será iniciada às 14:28 do mesmo dia e você poderá vê-la pelo vídeo abaixo:

É esperado que o modo de jogo disponível no Beta do Android 12 seja apresentado oficialmente no evento. Entretanto, como a função foi descoberta em maio de 2021, é altamente provável que novas possibilidades sejam reveladas.

Por fim, o Google também deve anunciar novos perfis de quadros para o Android GPU Inspector, mais bibliotecas C/C++ para Kits de Desenvolvimento incluindo ferramentas para evitar trapaças e mods em jogos, garantindo uma jogatina mais justa para todos.

Saiba mais


3

Comentários

Google anuncia novos Painel de Jogos e APIs do Android 12 na Games Developer Summit 2021
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista