
Jogos 04 Jul
O TudoCelular conferiu o que o PS4 Pro e o Xbox One X têm a oferecer. Ambos os modelos são atualizações de meia-geração para tentar reduzir a grande distância que tínhamos entre os consoles e os PCs.
O modelo da Sony trouxe um salto de 2,3 vezes comparado ao PS4 antigo, enquanto o da Microsoft foi além entregando quase 6 vezes mais desempenho. É inegável que o Xbox One X seja o mais potente dos dois e também o console mais poderoso do mercado atualmente.
Microsoft alega que ele é capaz de entregar 4K nativo, enquanto o da Sony usa técnicas especiais para atingir a mesma resolução, o que alguns preferem chamar de “4k fake”. Em muitos casos temos jogos rodando apenas em Quad HD, deixando para o console fazer o processo de upscaling para que a imagem seja exibida completamente numa TV 4K.
Mas será que na prática realmente faz tanta diferença o 4K nativo comparado ao processo de checkerboard adotado pela Sony? Será que os jogadores realmente percebem os benefícios de uma maior resolução ou tudo não passa apenas de apelo de marketing? É isso que iremos descobrir em nosso comparativo.
Incluímos cinco jogos multiplataforma em nosso comparativo. Todos eles possuem suporte tanto ao PS4 Pro quanto ao Xbox One X. Nem sempre um jogo tira total proveito do hardware do console, o que fica a cargo da produtora e não da fabricante do hardware. Normalmente os exclusivos da Sony e Microsoft é que extraem tudo o que o PS4 Pro e Xbox One X têm a oferecer.
Todos os jogos analisados rodam em 4K nativo no console da Microsoft e não no da Sony. Isso ajuda a vermos se ter 3840 x 2160 pixels exibidos na tela realmente fazem tanta diferença. Além disso, alguns oferecem a possibilidade de jogar a 60 fps com resolução mais baixa. Mas os dois consoles nem sempre seguram este desempenho 100% do tempo.
Outro ponto importante é que os dois usam resolução dinâmica. Mesmo o Xbox One X com todo o seu hardware poderoso reduz a resolução para manter o desempenho em cenas mais pesadas. Isso quer dizer que você não terá 4K o tempo inteiro, mas esta qualidade é entregue na maior parte do tempo.
Começamos com o jogo The Division da Ubisoft. É um título já meio antigo, mas que foi atualizado para tirar proveito do hardware do PS4 Pro e Xbox One X. Infelizmente, nenhum dos dois entrega a resolução 4K o tempo inteiro.
Ambos os consoles usam resolução dinâmica que varia de acordo com o que acontece na tela. Em momentos mais leves o Xbox realmente entrega 4K nativo, enquanto o PS4 Pro fica abaixo disso. Em cenas mais intensas ambos reduzem a resolução para segurar 30 fps.
Outro ponto negativo é que a Ubisoft não implementou um modo de alto desempenho, nem mesmo no Xbox One X que é o mais potente dos dois. Para quem faz questão de jogar a 60 quadros por segundo, apenas a versão para PC oferece este nível de desempenho.
No entanto, o console da Microsoft entrega melhores reflexos (em carros, janelas e água), além de texturas e maior nível de detalhes nos objetos. Desta forma, ele acaba levando a primeira vitória contra o PS4 Pro em nosso comparativo.
O remake de Crash chegou inicialmente ao PS4 em 2017 e finalmente ganhou uma versão para PC e Xbox. Ambas as plataformas permitem jogar na resolução 4K, enquanto o console Sony fica limitado apenas à resolução Quad HD.
O console faz upscaling para entregar a imagem 4K no final, mas o resultado não fica igual ao Xbox One X que roda o jogo nativamente em 4K. Porém, essa é a única diferença entre os dois consoles, já que as texturas, sombras e detalhes são os mesmos em cada plataforma.
Outro ponto que não difere é que tanto no PS4 quanto no Xbox temos o jogo rodando a 30 fps. O One X tem capacidade total de rodar a 60 quadros por segundo, mesmo que seja em Full HD, mas a desenvolvedora não liberou este nível de desempenho no console. A plataforma PC é a única que permite jogar Crash com alta taxa de quadros por segundo.
A diferença é pouca entre os dois, mas, de qualquer forma, aqui temos mais uma vitória para o Xbox One X.
Em Fallout 4 temos o mesmo caso de Crash Bandicoot. No PS4 Pro temos o jogo rodando em Quad HD, enquanto no Xbox One X vemos 4K nativo. No entanto, assim como acontece em The Division, aqui a resolução é variável no console da Microsoft e acaba caindo em cenas mais intensas para manter os 30 fps.
Resolução não é a única diferença entre os dois consoles. No One X, você tem um maior nível de detalhes em objetos mais distantes ao mesmo tempo em que entrega melhores efeitos de luz e sombra. O que acaba gerando uma qualidade superior.
E assim como nos outros dois jogos analisados, aqui também não há um modo de alto desempenho. Nem no PS4 Pro e nem mesmo no Xbox One X, o que é uma pena. Seria interessante ver uma opção de jogar Fallout 4 a 60 quadros por segundo mesmo que fosse em uma resolução mais baixa, o que acaba deixando esta opção exclusiva para PCs.
Entre os dois consoles, mais uma vez, é inegável que o Xbox entrega a melhor qualidade gráfica.
The Witcher 3 é considerado por muitos jogadores como o melhor jogo desta geração. E mais uma vez temos uma vantagem em resolução para o Xbox que entrega 4K nativo, enquanto o PS4 Pro usa checkerboard para atingir a mesma resolução.
No geral, teremos uma imagem mais nítida no console da Microsoft. Além disso, o Xbox também entrega melhores texturas e sombras do que o rival da Sony. Não apenas a qualidade é superior, mas o desempenho também.
Enquanto no PlayStation você fica limitado a 30 fps, no Xbox é possível jogar The Witcher 3 a 60 quadros por segundo. Claro que a resolução acaba caindo para Full HD, mas muitos jogadores vão acabar preferindo esta opção do que 4K a 30 fps.
Sendo assim, temos mais uma vitória para o Xbox One X, desta vez tanto em qualidade gráfica quanto em desempenho.
Rise of the Tomb Raider é o mais completo em termos de opções oferecidas para os jogadores, tanto no PS4 quanto no Xbox. Aqui você pode escolher jogar em 4K a 30 fps ou Full HD a 60 fps. Há também uma terceira opção com visual aprimorado, que entrega qualidade gráfica similar ao Ultra em PCs.
Em termos de resolução vemos uma vantagem para console da Microsoft que roda o jogo nativamente em 4K, enquanto no PS4 Pro temos o processo de checkeboard, que é bastante usado nos exclusivos da Sony e em vários jogos multiplataforma.
No modo desempenho, ambos os consoles tentam segurar o jogo rodando a 60 fps, e por mais que nenhum seja capaz disso o tempo inteiro, o Xbox One X é o que mantém este nível de desempenho a maior parte do tempo.
Já no modo de alta fidelidade temos texturas com resolução superior no Xbox, além de resolução acima do PS4 Pro. Aqui a qualidade fica no nível de PCs rodando no máximo, o que é um grande ponto positivo e mais uma vitória para o console da Microsoft.
Como visto nos gráficos acima, também medimos o tempo que cada jogo leva para inicializar, carregar um arquivo salvo e recarregar uma missão ou fase quando o personagem morre. Fizemos isso três vezes em cada console nos cinco jogos e calculamos uma média.
A Microsoft fez melhorias no Xbox One X para que a memória mais rápida do console reduza o tempo de carregamento dos jogos. E vimos uma vantagem em Crash, The Division e The Witcher 3, mas acabou levando mais tempo para carregar os jogos Fallout 4 e Rise of the Tomb Raider que o PS4 Pro.
Em alguns casos a diferença no tempo de espera foi grande, mas no geral não deve impactar tanto na experiência com cada console. Claro que isso varia muito de jogo para jogo, onde alguns podem demorar vários minutos para ter o conteúdo carregado. Nestes casos, seria indicado investir num SSD para reduzir o tempo de espera.
Aqui, o Xbox One X leva uma pequena vantagem, mas são poucos segundos de diferença.
Em todos os cinco jogos do nosso comparativo vimos que o Xbox One X entrega 4K nativo. Nem sempre ele segura esta resolução o tempo inteiro, podendo reduzir um pouco a quantidade de pixels para garantir que o desempenho não seja afetado.
De qualquer forma, vemos que o console da Microsoft entrega uma qualidade gráfica superior comparado ao da Sony. Não estamos falando apenas de resolução, mas detalhes como texturas, sombras e efeitos de luz normalmente estão mais elaborados no Xbox One X.
Há jogos que dão a opção de jogar a 60 fps no One X, como The Witcher 3, enquanto no rival da Sony temos apenas 30 fps. E mesmo em títulos como Rise of the Tomb Raider, que permite rodar com alta taxa de quadros por segundo nos dois consoles, vemos um desempenho mais uniforme no modelo da Microsoft.
Juntando isso às vantagens da retrocompatibilidade e o Game Pass (que permite ter acesso a uma centena de jogos por R$ 29 ao mês), o Xbox One X, sem dúvidas, entrega um conjunto mais completo que o PS4 Pro.
Claro que o console da Microsoft é mais caro (normalmente sendo encontrado por R$ 500 a mais). Mas se colocarmos todos os seus diferenciais e a maior qualidade gráfica oferecida na balança, ele acaba entregando um melhor custo-benefício no geral.
O maior diferencial para o modelo da Sony está nos exclusivos, que nem sempre rodam em 4K, mas entregam ótima qualidade gráfica. Mas para quem não curte os jogos da empresa, sem dúvidas o Xbox One X é a melhor escolha.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários