LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

4G continua crescendo no Brasil antes da chegada do 5G, revela OpenSignal

25 de julho de 2019 16

A Opensignal, uma empresa de análise móvel que foi criada para ajudar a entender o verdadeiro estado das redes móveis ao redor do mundo usando, para isso, dados de experiências reais do usuário, acaba de compartilha seu mais recente relatório em relação à situação do 4G no Brasil.

Pelo visto, depois de anos de atraso, nosso país está finalmente deixando a posição de retardatário, vendo que as informações mostram que nossa rede 4G tem crescido bastante, o que pode, até mesmo, nos garantir em breve o posto de líder nesse serviço na América Latina.

Mesmo com o leilão do 5G programado para março de 2020, a quarta geração de redes móveis continua tendo seu serviço expandido aqui em terras tupiniquins, e parte disso deve-se ao uso da frequência de 700 MHz, antes adotada pelas TVs analógicas.

Mediante a análise da experiência de uso em 999.385 dispositivos (mais de 8 bilhões de medições feitas entre 1 e 29 de março) nas maiores operadoras do país TIM, Claro, Vivo e Oi, a Opensignal constatou, utilizando métricas de Disponibilidade 4G, Experiência de Vídeo, Experiência de Velocidade de Download e Upload e Latência, o seguinte:


  • A TIM manteve sua liderança em relação às concorrentes e ultrapassou pela primeira vez a marca dos 80% de disponibilidade de sinal 4G. Além disso, a operadora italiana também tem vantagem na latência do 4G, ou seja, possui menos delay de sinal em transmissões ao vivo de vídeo e áudio.
  • Em termos de velocidade de download, a Claro segue à frente da concorrência. A subsidiária da mexicana América Móvil tem média de 19,8 Mbps de velocidade, contra 14,2 da segunda colocada, a Vivo. A TIM e a Oi cresceram em relação à pesquisa anterior, mas seguem longe da liderança, com 11,6 Mbps e 8,6 Mbps respectivamente.
  • No quesito velocidade de upload, a Claro também domina, com 6,4 Mbps. Vivo e TIM demonstraram melhora em relação ao último levantamento, mas ainda não conseguiram se aproximar da qualidade da concorrente.

As informações apontam que a Claro permanece como a única operadora com Boa Qualidade de Vídeo (55 a 65 pontos em uma escala de 100).

Já a TIM e a Vivo – que vão, inclusive, compartilhar sua rede 4G em algumas cidades – impulsionaram a experiência de vídeo e estão muito próximas de alcançar a marca dos 55 pontos.

Ao avaliar dados locais das 24 maiores cidades do Brasil, a empresa de pesquisa constatou que a TIM leva a melhor em disponibilidade de 4G nas cinco maiores cidades do país: São Paulo (90%), Rio de Janeiro (88,9%), Brasília (90,7%), Salvador (88,6%) e Fortaleza (90,4%).

Em experiência de vídeo, a Claro tem vantagem em São Paulo e Rio; em Salvador, tem empate técnico com a Vivo (que leva a melhor em Fortaleza); já em Brasília, a TIM tem a melhor qualidade de vídeos no 4G.

Em outras palavras, a Opensignal sugere que o brasileiro tem tido uma experiência de vídeo cada vez melhor em relação ao 4G; você concorda? Compartilhe suas opiniões com o TudoCelular através do espaço abaixo destinado a comentários.


16

Comentários

4G continua crescendo no Brasil antes da chegada do 5G, revela OpenSignal
  • Se o 4G funcionasse a todo vapor e não capado, como atualmente é, o 5G nem faria tanta diferença. O problema é que o 4G daqui é pior que o 3G no Japão, e o futuro 5G nosso também deve ser pior que os outros

    • No final das contas, o 5G aqui no Brasil vai ser capenga igual ao 4G.

        • até hoje na minha casa, apesar das várias antenas na região, meu telefone só capta 3g... O 4g que a Claro e depois da Vivo (minha atual operadora) dizem que tem cobertura, nunca funcionou... para conseguir 4g no meu telefone, preciso me dirigir uns 25 kms, rumo ao aeroporto de congonhas, centro, e olha que estou na grande SP.... ao viajar para o interior de SP, por diversas vezes fiquei sem nenhum sinal no meu telefone na estrada, o sinal voltava a medida que entrava nas cidades..... O leilão do 4g foi há 7 anos atras, um dia após vencerem o leilão, as empresas ja´tinham planos em 4g para vender.... 7 anos e ainda falta muitos lugares sem acesso 3g/4g, imagina quando elas participarem e ganharem o 5g???

            • Nunca fiz medições, mas o 4G da Claro aqui na Baixada Santista é destruidora. Mesmo quando oscila pro 3G é tudo rápido demais..

                • Adianta ter qualidade se utilizar vc acaba com seu plano rapidinho! quer dizer use, mas não abuse! vc pode ver e-mails, navegar mais não exagere! senão fica sem plano...

                    • Eu não conseguiria gastar meus 7,5gb da TIM nem que eu quisesse, não tem como.

                        • 7,5GB? Kkkkk

                          • Porque não conseguiria usar esse pequeno pacote de internet?

                              • Pela velocidade. Interior do RS e SC A TIM é uma várzea, teria que ficar horas baixando conteúdo todos os dias pra conseguir gastar 7gb a 50 ou 100kB/s (quando tá boa), sem falar que a maioria dos lugares que frequento tem Wi-Fi.

                                  • Muita das vezes é o aparelho, teste seu chip Tim em outro aparelho

                                      • Não é, era assim com o iPhone SE e é agora com o Galaxy Note 9. No iPhone 7 da minha esposa, da TIM tb, a mesma coisa. A velocidade máxima era bem maior quando tinha a Vivo (algumas vezes velocidades dignas de 4G, especialmente na minha cidadezinha - Frederico Westphalen, RS), mas a disponibilidade quase a mesma. Em Chapecó, SC, a TIM é aceitável no centro, mas péssima no bairro universitário. Interior é assim, tem lugar que é uma maravilha e em outros funciona pelo GPRS (acredite se quiser, mas acontece com alguma frequência com a TIM).Sempre que me ligam oferecendo mais internet a um preço vantajoso, eu explico que não adianta...

                                • Não sei onde essas médias, devem medir só em São Paulo e regiões metropolitanas. A TIM até tem cobertura razoável, mas a velocidade é sofrível em todas cidades que vou do RS e SC. Quando tinha Vivo era melhor, mas não tanto.

                                    • 4G da Claro disparado como melhor, a média aqui fica entre 60/70mb com picos acima de 100mb!!

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Windows

                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                      Economia e mercado

                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista