LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Leilão do 5G: edital deverá ser reconfigurado para atrair investimentos estrangeiros

24 de outubro de 2019 3

2020 é o ano em que o primeiro leilão do 5G brasileiro deverá acontecer. As expectativas são altas à medida que o mercado internacional já conta com um portfólio de smartphones compatíveis com a tecnologia, e que não chegam por aqui pela indisponibilidade da nova tecnologia.

Na semana passada o conselheiro da Anatel Vicente Aquino encaminhou sugestão que estabelece um formato inédito para a distribuição das faixas a serem empregadas no 5G: haveria reserva exclusiva para as Prestadoras de Pequeno Porte (PPP) e novas players.

Assim, iriam para negócio as faixas de 700MHz, 2,3GHz, 3,5GHz e 26GHz, sendo que outra ideia do conselheiro seria misturar regiões de grande interesse com outras de baixo interesse pelas operadoras. O Brasil seria dividido em 14 lotes, e um deles poderia concentrar tanto São Paulo quanto a região Norte em uma política que vem sendo chamada de "filé com osso".

As PPPs disputariam uma faixa de 50MHz na frequência 3,5GHz, também no mesmo esquema de divisão.

O leilão quer ainda atrair investidores estrangeiros, e por conta disso há vontade da Anatel em transformar o edital em um PPI, Programa de Parcerias de Investimentos. Com isso, a configuração burocrática mudaria, permitindo a divulgação em eventos estrangeiros para chamar novos investidores a se aventurarem no nosso mercado.

Vale lembrar, o leilão estava previsto para o início de 2020, mas já foi postergado para o segundo semestre do próximo ano. Com a tentativa de mudança da sua classificação para uma PPI não é possível estimar como isso impactaria o novo cronograma.


3

Comentários

Leilão do 5G: edital deverá ser reconfigurado para atrair investimentos estrangeiros

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas