LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo Trump libera nova licença temporária para que Huawei continue nos EUA

19 de novembro de 2019 14

Atualização (19/11/19) - JB

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos confirmou, nesta terça-feira (19), a concessão de uma nova licença de operação para a Huawei no país. De acordo com o órgão, a gigante chinesa pode continuar prestando suporte para seus equipamentos até 16 de fevereiro de 2020.

O documento emitido pelo departamento também indica que a nova licença temporária agora permite que a Huawei retome algumas operações limitadas no setor de telecomunicações. Além disso, a chinesa também pode ampliar a sua capacidade de pesquisa em segurança cibernética nos EUA.

Esta licença geral temporária autoriza determinadas atividades, incluindo aquelas necessárias para a operação contínua de redes e equipamentos existentes, bem como o suporte de serviços móveis existentes, incluindo pesquisas de segurança cibernética. Elas são essenciais para manter a integridade e a confiabilidade de redes e equipamentos existentes e totalmente operacionais.


O secretário de comércio, Wilbur Ross, disse em uma entrevista coletiva que a extensão da licença da Huawei é necessária para que a internet rural dos EUA "não sofra um verdadeiro colapso". Isso porque a fabricante chinesa é a maior fornecedora das operadoras rurais no país.

Com o anúncio oficial da medida, tudo indica que a Huawei deve continuar a ter suas licenças prorrogadas até que os EUA e a China resolvam suas pendências na guerra comercial. No entanto, até o momento, o departamento ainda não liberou que empresas estadunidenses voltem a negociar com a chinesa no mercado de componentes e smartphones.

Texto original (18/11/19)

O governo dos Estados Unidos deve anunciar ainda hoje uma nova extensão da licença de operação da Huawei no país. A informação foi revelada por fontes que trabalham no Departamento de Comércio do país, mas ainda não foi confirmada oficialmente.

Segundo a Reuters, essa extensão deveria ser de apenas duas semanas, mas o governo achou melhor ampliar o prazo para mais 90 dias. Isso porque a Huawei tem uma licença que foi emitida em agosto deste ano e deve vencer ainda nesta semana.

No entanto, como a maioria das operadoras rurais ainda dependem da chinesa para continuar oferecendo redes 3G e 4G, impedir que a Huawei dê suporte para seus equipamentos iria causar um "apagão" na zona rural dos EUA. Isso também poderia desencadear um processo de "falência em massa" de pequenas operadoras.


Em conversa com a imprensa na última sexta-feira (15), o próprio secretário de comércio dos EUA, Wilbur Ross, disse que as operadoras rurais do país precisam da Huawei:

Existem problemas suficientes com o serviço telefônico nas comunidades rurais - não queremos eliminá-los. Portanto, um dos principais objetivos das licenças gerais temporárias é permitir que as empresas rurais continuem operando. Ainda há um risco, mas precisamos considerar a necessidade de algumas comunidades.

Apesar da medida representar mais um "afrouxamento" das sanções comerciais, o secretário do governo Trump continua afirmando que a chinesa representa uma ameaça para a segurança dos EUA. Por isso, essas licenças temporárias não devem valer para equipamentos 5G.

Por enquanto, o anúncio oficial da extensão ainda não foi emitido pelo governo. De toda forma, fontes indicam que isso deve acontecer nas próximas horas. Mesmo assim, a medida já se tornou mais um motivo de comemoração para a chinesa.

Isso porque o departamento de comércio também deve liberar licenças especiais para que empresas estadunidenses voltem para a mesa de negociações. Como resultado mais positivo, o Google voltará a fornecer seus produtos e serviços dentro dos smartphones da Huawei.


14

Comentários

Governo Trump libera nova licença temporária para que Huawei continue nos EUA
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista