
Economia e mercado 21 Mai
26 de maio de 2020 19
O Procon do estado do Rio de Janeiro abriu ontem, dia 25 de maio, uma investigação preliminar contra os Correios após mais de 300 reclamações de consumidores sobre problemas com entregas, cobranças indevidas e má qualidade do atendimento ao cliente no estado.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, surgiram várias denúncias de clientes sobre o serviço prestado pela estatal nos últimos meses. O Procon-RJ informou que, do dia 27 de fevereiro ao dia 15 de maio, foram abertas 305 reclamações contra os Correios. A maior parte dos relatos dos consumidores se resumem em “produto não entregue, extraviado ou avariado, cobrança indevida e qualidade de atendimento”.
Após receber essa grande quantidade de reclamações sobre assuntos parecidos, o órgão instaurou a investigação preliminar contra a ECT (Empresa brasileira de Correios e Telégrafos). O Procon-RJ informou, em comunicado, que a empresa terá até dez dias para enviar uma manifestação a respeito das reclamações e dos impactos causados pelo novo coronavírus nas atividades do Correios, além de outros questionamentos do órgão e que
O Procon informou que, em caso de “esclarecimentos insatisfatórios por parte da empresa, após o recebimento das informações e documentações pertinentes enviada pela empresa, é possível a abertura de Ato Sancionatório ou instauração de Ação Civil Pública que podem resultar em multa de até R$ 10 milhões e outras penalidades para a empresa”.
Os Correios informaram nesse sábado, 23 de maio, em nota enviada ao G1, que, devido aos impactos da pandemia, estão operando de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e que adotaram medidas para regularizar o serviço de entrega no estado.
Os Correios receberam a notificação do Procon. O assunto está sendo conduzido pela área jurídica da empresa. Reiteramos que para regularizar as entregas no município, desde o fim de abril estão ocorrendo mutirões nos finais de semana. Além disso, houve reforço no efetivo e a contratação de mão de obra terceirizada
Nota enviada pelos Correios em relação a denúncia recebida.
Em março, devido à pandemia, os Correios suspenderam alguns serviços. As entregas também foram adaptadas para evitar o contágio da doença.
Vale lembrar que o primeiro caso de morte por COVID-19 no país aconteceu no dia 26 de fevereiro, um dia antes do início das reclamações registradas pelo Procon-RJ.
O órgão anunciou que também fornecerá apoio institucional ao Procon de Petrópolis “para atuar junto à empresa em função do grande número de demandas que o órgão também recebeu”.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários