LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung e semicondutores: fundição da empresa deve crescer em novo superciclo de chips

22 de dezembro de 2020 0

A TSMC é hoje a maior fundição do mundo, fabricando chips para companhias como AMD e Apple, podendo até mesmo ser responsável por parte da produção da Intel futuramente. A companhia taiwanesa conta com alguns dos processos mais avançados, trabalhando com produção em massa da litografia de 5nm, enquanto desenvolve as litografias de 3nm e 2nm.

Apesar disso, uma forte concorrente começou a ganhar espaço: a Samsung. Mais conhecida pelos sensores de imagem e pelos chips de memória que produz, a fundição da gigante sul-coreana conquistou vitórias neste ano ao se tornar a fabricante das GPUs GeForce RTX 3000 da Nvidia de 8nm, dos processadores para data centers POWER10 da IBM, além do Snapdragon 888 da Qualcomm em 5nm.

Ao que tudo indica, a Samsung pode crescer ainda mais em 2021, conforme reporta a mídia local. De acordo com informações do site The Elec, a fundição sul-coreana DB HiTek aumentou significativamente o preço de seus contratos de produção, em cerca de 20%. Os clientes teriam aceitado o salto de preço, considerando não haver outras opções.

O movimento da DB HiTek deve incentivar outras fundições a seguir pelo mesmo caminho, estando a SK Hynix e a própria Samsung entre elas. Ainda de acordo com a publicação, a companhia estaria planejando aumentar o preço de seus wafers de 8 polegadas. O salto nos valores se aliaria ao chamado "superciclo" de chips, em que a demanda cresce fortemente, para fazer com que a Samsung cresça exponencialmente no ano que vem.

A divisão de semicondutores da Samsung conquistou diversas vitórias em 2020, estando a produção das GPUs da linha GeForce RTX 3000 da Nvidia entre elas.

O novo superciclo seria causado por uma série de fatores, incluindo a chegada dos smartphones 5G, o crescimento de demanda de soluções automotivas autônomas, bem como o fato de que poucas companhias na China tem capacidade para atender empresas globais. De toda forma, 2021 deve ficar marcado como um grande ano para a Samsung, que luta para acabar com a hegemonia da TSMC.


0

Comentários

Samsung e semicondutores: fundição da empresa deve crescer em novo superciclo de chips
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista