LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Diretor de Days Gone afirma que a PlayStation não tem o dinheiro da Microsoft e luta para sobreviver

12 de abril de 2021 67

Na última sexta-feira, o jornalista Jason Schreier publicou uma extensa matéria sobre os bastidores da Sony e como a publisher tem dado preferência para estúdios e franquias de renome e sucesso, em prol da limitação criativa e técnica de jogos e estúdios menores.

O artigo, além de revelar a produção de um remake para The Last of Us e uma sequência da franquia Uncharted, também aborda a saída de diversos profissionais que trabalhavam para a Sony, como resultado dessa limitação criativa e técnica. Dentre eles, está Jeff Ross, codiretor de Days Gone, que fez duras críticas à Sony em uma recente entrevista.

Atualmente trabalhando com a NeatherRealm Studios (Mortal Kombat, Injustice), Ross viveu toda a sua carreira na Bend Studios, onde teve a chance de dirigir Days Gone, mas após a Sony ter recusado produzir uma sequência para o jogo dirigido por ele, Ross decidiu que era a hora de buscar novos horizontes.

Em uma recente entrevista com David Jaffe, criador de God of War, Ross explicou o motivo da Sony ter recusado produzir a sequência de Days Gone e como isso se reflete na posição da empresa no mercado de jogos.

De acordo com ele, o primeiro Days Gone custou muito mais do que previa o orçamento inicial e uma sequência custaria ainda mais para ser produzida, já que a equipe cresceu e o estúdio iria implementar um modo multiplayer online para o título. Além disso, para um investimento dessa magnitude, a Sony precisa da garantia de vendas de um determinado número de unidades, algo que não aconteceu no primeiro jogo.

O diretor alfineta ao dizer que a Sony precisa decidir com inteligência quais projetos irão entrar em produção, pois não possui tanto dinheiro quanto a Microsoft.

Precisa haver confiança no retorno do investimento em jogos onde é necessário vender 4 ou 5 milhões de cópias, uma vez que a Sony não tem o dinheiro que a Microsoft tem e precisa usar seus recursos de forma muito inteligente e permanecer focada num catálogo diversificado.

Ross reforça que essa tomada de decisões se reflete na escolha de produtos que dão mais segurança de sucesso financeiro, fazendo com que estúdios menores sejam limitados.

Mesmo comparando a Sony à Microsoft, Ross explica que isso é um problema da empresa e tenta apaziguar o ânimo dos fãs.

Para a Sony, cada geração é sobre sobrevivência. Nunca tiveram um capital enorme, eles precisam ser inteligentes. Acredito que os fãs precisam entender isso antes de começar a insultar alguém da Sony.

O diretor diz que por mais que jogos pequenos também gerem identificação pela marca, a Sony dá muita liberdade criativa para jogos de alto orçamento e são eles é quem realmente atraem novos consumidores para a empresa. Sendo assim, cada jogo é uma espécie de aposta e a sequência depende do sucesso.

Se hoje em dia eles podem financiar apenas um número limitado de jogos, eu entendo isso. Infelizmente, a Sony fez o nome dela nos últimos 10 anos com esses jogos cinematográficos single player, que são emocionalmente cativantes e que fazem muito dinheiro, mas não geram o mesmo lucro de um Fortnite, fazendo com que eles fiquem limitados e tenham que ser cuidadosos com suas decisões.

Por mais que o PlayStation venda muito bem e inclusive tenha vendas mais expressivas que o Xbox no Japão, a Microsoft conta com uma vasta gama de fontes de recursos, além de sua divisão de games ter se fortificado grandemente nos últimos anos por conta do Game Pass.

O sucesso da concorrente inclusive tem motivado a Sony a preparar uma resposta para o Game Pass, mas será que isso será o suficiente para mudar o jogo e permitir que a empresa tenha capital o suficiente para apostar em ideias mais arriscadas?


67

Comentários

Diretor de Days Gone afirma que a PlayStation não tem o dinheiro da Microsoft e luta para sobreviver
  • Triste mas real.

    Já que está assim, deveria ser desmantelada logo!
    Divisão de celulares já acabou!
    Vaio já foi vendida.
    Divisão de áudio, que tem um mercado forte no BR morreu.
    Divisão de TVs nem se fala.
    Pictures ja está de pernas abertas pra Disney.
    Que a marca PStation sobreviva na mão de outro!
    Pq a Sony já morreu faz tempo. Basta só enterrar.

      • Triplo AAA seria um AAAAAAAAA ?

          • Tanto dinheito!!! Mas não sai um triplooo AAA a mais de 500 dias kkkkkkkk

              • Acho que Bill Gates tem grana suficiente pra comprar umas 2 Sony. E estou falando da Sony, não só da divisão Playstation kkkk

                • Kkkkk somos 2

                    • cara, não sou fanboy, mas a microsoft tem muito mais dinheiro que a sony, nem se compara, vender console pra microsoft é só uma renda da empresa, mais nada, quem tem que correr atras de venda de console é a propria sony pq ela depende disso.

                      • Hahahahaha... O jogo Days Gone está instalado no meu ps4, desde o dia que foi publicado de graça na ps plus... E ainda não tive coragem de perder meu tempo jogando essa merda!

                          • desde quando o Days Gone saiu de graça na PS PLUS ? vc sabe do que esta falando kkkkkkkkkk

                              • Merda é vc que só fala merda também! O Days Gone é muito bom! E merece sim uma sequência! Pena que muitas pessoas assim como você, não tem personalidade própria e se baseiam nas respostas e críticas dos outros.
                                Antes de julgar e falar merda, joga a porra do jogo e tira suas próprias conclusões seu jogador de bosta.

                                  • joguei a parte da moto e ate ficar caçando o cara com a visao especial lá.. HUD de PS1, fisica da moto horrivel, controle do personagem é uma merda, e a historia ja começa na metade, n sabem nem contar uma historia.. Vide TLoU, voce ja começa vendo o relacionamento entre o Joel e a filha. Agora nesse ai, a mulher ja tomou um facada q ninguem viu, ja ta num telhado, tem um cara que parece ser amigo, mas vc n faz ideia de quem é, e do nada voce ja ta num futuro tudo fodido.. kkkkkkkkdesinstalei com 5 min de gameplay e nunca mais vou instalar

                                      • De acordo com o relatório, não merece sequência, não vendeu o suficiente, logo... É UMA MERDA. Se você gostou, ótimo pra você, mas não vai tornar o jogo melhor. Antes de falar merdas dos outros, cala a boca e leia porra toda, seu imbecil.

                                      • Foda e milhões de mendigo

                                          • Microsoft lucrando milhões com Gamepass, Jogos dos Studios Microsoft saindo no PC... Não é atoa que a Sony ta senguindo os mesmo passo da MS, porquê ela esta vendo a MS superar ela e tá tentando correr atrás do prejuízo

                                            • Cara, a divisão Playstation é líder em faturamento de console e jogos, com 20 bilhões no ano passado.

                                              O povo tem que entender que TODA a empresa luta pra sobreviver e com a MS não é diferente, ela concorre não somente com a Sony, pq ela não faz só console, tem que concorrer com Google, amazon e etc.

                                                • Não entendi o mistério da situação¿ Vejamos antes tínhamos a Sony muito fortalecida no mercado, exemplo: aparelho de som, Dvd, walkman, notebook, celulares, Playstation, smartv e smartphone. Agora a empresa não é lembrada mais pelo público a não ser pela marca Playstation e talvez uma smartv! Obviamente que chegar no topo não é fácil, mas se manter é que é o grande segredo. A linha Xperia que diga apostou naquele formato quadradão e cheio de bordas...os produtos que seguiam vendendo foi subindo cada vez mais o preço e ouvindo cada vez menos o público/mercado... não havia como ser diferente! Espero que pelo menos seja digna de atualizar o PS4 pra ser possível jogar sem os troféus, afinal sou sonista e isso não vai mudar.

                                                    • Agora os caixinhas vão delírio,"SONY tá no vermelho vai falir"%uD83D%uDE05%uD83E%uDD23%uD83D%uDE05%uD83E%u DD23isso e conversa de cara orgulhoso que achou que criou uma obra prima e não vai ter continuação,se flopou flopou supera otario,já saiu os relatórios SONY lucra muito mais que a divisao xbox. E vai mandar nessa geração também e acabou a história.

                                                      • Minha opinião: tive um ps3, foi top. Depois, tive um ps4 e um xbox one, mas achei que o xbox one valeu mais a pena devido ao game pass e vendi o ps4. Nessa nova geração, arrisquei o Series S (como TODA a biblioteca retrocampativel foi mantida, não me arrependi).
                                                        Agora, se as duas japonesas (Sony e Nintendo) se fundissem, num cenário hipotético, seria um sistema praticamente imbatível. Imagine todos os Marios, Dks, zeldas junto com uncharted, horizon, god of war... hum...

                                                        • Sony precisa liberar Mais a marca Playstation, fazer streaming pra concorrer com a Luna, Stadia e Xcloud, lançar games caça níquel mesmo, ter mais presença no mercado chinês, em fim, Microsoft praticamente liberou a marca Xbox pra outras plataformas e dispositivos (celular,TV, PC, console, web) e tá lucrando horrores, então além de um console, lança um celular gamer nível rogphone 5,em fim, so depender de console hoje em dia não é garantia de nada daqui a 2 ou 3 anos

                                                            • Novidades? Nenhuma, a Sony a muito tempo tá no vermelho e o que ainda salva é divisão Playstation, é bem capaz dela falir primeiro que a Nintendo

                                                              • Ver quantos consoles foi vendido do Playstation e quantos da XBOX?
                                                                Fato o caro falou mal porque foi mandado embora se fosse o contrario.

                                                                • Um erro da Sony foi não lançar nessa geração um aparelho de baixo custo focando apenas no principal e mais cara com e sem leitor de mídia e deixando quem não tem recurso sobrando migrar para a Microsoft.

                                                                    • zero novidades... sony respira por aparelhos e só não quebrou por causa da marca playstation

                                                                        • Há tempos a principal fonte de receita da Sony é a divisão PlayStation, é natural que eles para investir devem ter convicção que terão um retorno financeiro bom. E é aquilo, quando seus recursos são mais escassos, é aí que você se supera, que você "tira leite de pedra" e faz bons trabalhos.Já a Microsoft, o Xbox nunca foi o foco dela, essa divisão veio a dar lucro de uns anos pra cá, todo mundo sabe ou deveria saber, que o que dá dinheiro para Microsoft é "cloud computing", não é Windows, Office, é processamento em nuvem, data centers, hospedagem para várias grandes empresas, hoje o mercado tem três grandes players nessa área, são eles: Microsoft, Google e Amazon. Logo, ela pode gastar a vontade com "n coisas", lançando produtos e descontinuando (Zune, Windows Phone, Surface Phone e etc...).

                                                                            • Não é tão simples assim. Windows, Office, Surface, LinkedIn, serviços geram lucro. Só ver resultados trimestrais. A questão é que não gera tanto quanto a nuvem. Mas se pagam e dão lucro. Caso contrário, a Microsoft já teria acabado com tudo isso. A gestão de hoje é bem clara: dá lucro, fica. Não dá lucro, fecha.

                                                                              A Microsoft apostou em modelo de negócio mais atualizado e a Sony ainda nos moldes de 1990.

                                                                              Obs: Surface Phone nunca existiu.

                                                                                • A Microsoft se modernizou e a Sony ainda não, mais falta recursos para a Sony fazer isso

                                                                                    • Exatamente, vc disse tudo. Se a Sony quiser se recuperar ela precisa novamente diversificar o seu lucro, eliminar o que dá prejuízo, cortar gastos e otimizar investimentos, mais creio que isso só será possível com um bom aporte na empresa

                                                                                    • Por isso q lança jogos melhores, já a micro ta nem ai de fazer jogo bom, ta sobrando no caixa.

                                                                                        • Outro erro. Veja lista dos jogos mais jogados e Sony não faz nem cócegas. O povo quer Fifa, Cod, GTA e Minecraft.

                                                                                            • Esses jogos todos não vão diretamente pro caixa da empresa, já os jogos subsidiados por ela sim, isso q tô querendo dizer. Não tô falando dos terceiros pq eles fazem vender hardware e nessa geração a Sony vai ter q se esforçar pra lançar jogos dela já q os terceiros estão melhores no series x.

                                                                                                • Mesmo assim. Só a franquia halo vendeu mais de 98 milhões de cópias. Minecraft mais de 200 milhões. Não tem nenhum jogo da Sony que chegou perto desses dois jogos que são da Microsoft. Só pesquisar. O que muitos não entendem é que a Microsoft deixou o Xbox no limbo por uma geração inteira. Após a entrada do Phil no comando do Xbox é que a coisa mudou por completo. Tanto é que eu mesmo só fui para o Xbox depois de ter passado por todos os PS. Esses números acima mostram que o hype da Sony é seus jogos são mais marketing e um hiato (sentido figurado da palavra) do Xbox, do que qualidade em si.

                                                                                                  Obviamente que gosto por jogos é subjetivo, eu mesmo não gosto de Halo ou Minecraft e gosto de Uncharted e Gow 1 é 2.

                                                                                                  • Aqui foi você que errou, nenhum desses jogos é da Microsoft, a exceção é a Minecraft, que passou para ela após a compra da Mohjang.
                                                                                                    E a maioria dos jogadores de FIFA, COD e GTA usam PlayStation como plataforma principal.

                                                                                                    • Aqui foi você que errou, nenhum desses jogos é da Microsoft, a exceção é a Minecraft, que passou para ela após a compra da Mohjang.
                                                                                                      E a maioria dos jogadores de FIFA, COD e GTA usam PlayStation como plataforma principal.

                                                                                                        • LinkedIn não foi criado pela Microsoft, Skype, Nuance (compra de hoje). Mas pertencem a Microsoft. Minecraft teve expansão feito pela Microsoft, o novo Minecraft foi feito pela Microsoft.

                                                                                                          Seu erro? O mesmo que o rapaz ali em cima. Ele falou que a Sony lança jogos melhores. Mas se fossem tão bons, seriam os mais vendidos, coisa que não é. E um dos mais vendidos na plataforma da Sony é um jogo da Microsoft, aceite você ou não.

                                                                                                          Aqui na matéria fala exatamente sobre o caso: "Matéria: Sony precisa da garantia de vendas de um determinado número de unidades, algo que não aconteceu no primeiro jogo."

                                                                                                          Quer discutir ainda sobre o que é propriedade ou não de uma empresa?

                                                                                                          Gaikai não foi a Sony que desenvolveu, mas comprou a mesma. Então, na sua definição, não é da Sony? Ela pagou 380 milhões pra não ter o Gaikai?

                                                                                                          Tá bem explicado. Sem Mi-mi-mi.

                                                                                                        • Isso é verdade os jogos da Sony sempre tem muito mais reconhecimento do que os jogos da Microsoft, isso porque eles tem que pensar muito bem antes de lançar tal jogo tem que ser algo muito bom e que vai ter um grande numero de vendas, já a Microsoft pode lançar qualquer coisa mesmo, o jogo pode não dar o lucro esperado mas eles não precisam se preocupar com isso Microsoft tem muito dinheiro e tá nem ai... é uma pena que hoje não investir em um battle royale é considerado uma limitação...

                                                                                                        • Ih rapaz..

                                                                                                            • E lembrar que há 20 anos o Xbox não era ninguém perto do Playstation. Hoje o cenário é totalmente diferente. Ainda bem que mudei pro lado verde da força.

                                                                                                              • Isso é fato

                                                                                                                  • Sony tem q ver bem msm pq n ta boa das pernas não

                                                                                                                      • Sony já está há muito tempo fazendo sempre o mais do mesmo...

                                                                                                                          • E com o Jim Ryan no comando a situação só vai piorar

                                                                                                                              • Falando oq todo mundo já sabe, a Sony vive em uma pintaiba eterna.

                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                  Windows

                                                                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                  Economia e mercado

                                                                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista