LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo ultrapassa Oppo e assume liderança do mercado chinês de smartphones

17 de abril de 2021 40

Apesar da escassez global de chips e outros semicondutores, a China continua passando por um bom momento no seu mercado interno de smartphones. Recentemente, vimos que o enfraquecimento da Huawei fez a Oppo subir para a liderança do segmento.

Agora, de acordo com números revelados pela Counterpoint Research, a batalha pela medalha de ouro parece que será mais acirrada que o esperado. Isso porque a vivo conseguiu ultrapassar a sua marca irmã durante o mês de março.

Com o lançamento dos modelos vivo Y30 e S9, a fabricante conseguiu superar a Oppo. Atualmente, a chinesa é a líder no lançamento de celulares 5G, algo que beneficia ainda mais a sua estratégia em um momento onde a maioria dos chineses já procuram aparelhos com a nova rede.

Oppo e vivo devem brigar pela liderança do mercado chinês ao longo de 2021.

Outro ponto comentado pela Counterpoint Research é que a vivo tem adotado uma estratégia vitoriosa ao usar a subsidiária iQOO nos canais online:

Os celulares da vivo são vendidos em lojas físicas e a submarca iQOO só pode ser encontrada em varejistas online. Isso porque a última tem como foco o público jovem.

Claro que a diferença da vivo para a Oppo é de apenas 3 pontos percentuais e isso deve fazer com que ambas fiquem oscilando na liderança conforme lançam novos smartphones. O analista sênior da Counterpont, Yang Wang, comentou:

A vivo e a OPPO estão adotando estratégias agressivas de mercado e produto na China, e esperamos ver as duas marcas continuarem lutando pelo primeiro lugar em 2021.

Disputa de camaradas e queda da Huawei

Antes considerada a líder imbatível em sua terra natal, a Huawei vem derretendo e viu a sua participação de mercado encolher ainda mais no mercado chinês. Isso é fruto das sanções dos Estados Unidos, uma vez que a chinesa tem enfrentado dificuldades para lançar novos smartphones.

Por outro lado, por mais que pareça uma disputa acirrada e interessante de se acompanhar, a "briga" entre Oppo e vivo pode ser muito mais amigável que o imaginado, uma vez que ambas são do mesmo "dono".

Apesar de consideradas marcas independentes, vivo e Oppo pertencem ao grupo BBK, que também detém as marcas OnePlus e realme. Por isso, o encolhimento da Huawei acaba fortalecendo um gigante muito maior que as verdadeiras concorrentes Xiaomi e ZTE, por exemplo.


40

Comentários

Vivo ultrapassa Oppo e assume liderança do mercado chinês de smartphones
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista