LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

HarmonyOS 2.0 é comparado lado a lado com EMUI 11 exibindo grandes semelhanças

05 de maio de 2021 53

Atualização (05/05/2021) - VC

Apenas um dia após um vídeo ter destacado algumas das principais características do HarmonyOS, sistema operacional da Huawei para substituir o Android em seus smartphones, um novo vídeo agora surge comparando ambas as plataformas e mostrando que o HarmonyOS é completamente inspirado na EMUI 11, a interface da Huawei no Android.

No vídeo vemos que a maioria dos aplicativos abrem mais rápido no Android 11 que no HarmonyOS 2.0, mas vale lembrar que estamos comparando um sistema completamente finalizado, que é o do Google, contra um que ainda está em sua terceira versão beta para desenvolvedores, que é o da Huawei.

Ainda não existe previsão para o lançamento do sistema da Huawei, mas há expectativas para que ele seja revelado oficialmente com a nova linha Huawei P50 até meados de junho.

Matéria original (04/05/2021)

HarmonyOS 2.0 tem recursos e design exibidos em vídeo de hands-on

Faltando apenas um mês para que a Huawei comece a distribuir o HarmonyOS para seus smartphones, muita gente ainda não conseguiu ver o software no mundo real. Por isso, um canal chinês divulgou um vídeo que mostra todos os detalhes do novo sistema da fabricante.

De acordo com a fonte, essa é a versão 2.0 do HarmonyOS, sendo que ela ainda se encontra no estágio beta. Mesmo assim, é possível perceber que a Huawei modificou drasticamente a central de controle do software.

Ao arrastrar do canto superior direito para baixo, o usuário deve se deparar com uma série de atalhos em um design altamente minimalista. Além disso, ao fazer a mesma ação no canto esquerdo, o usuário terá acesso ao sistema de busca do smartphone. Veja abaixo o vídeo em chinês.

Um ponto importante que merece ser mencionado é que o smartphone usado no vídeo é o Huawei Mate 40 Pro. Em linhas gerais, um gesto básico para baixo em qualquer lugar da tela deve abrir a página de notificações, sendo que também chama a atenção a rapidez na abertura dos aplicativos.

O narrador do vídeo acrescenta que essa agilidade na abertura dos apps só funciona com aqueles que são nativos do sistema. Isso porque a Huawei precisa melhorar a compatibilidade com soluções de terceiros, como navegadores, jogos, mensageiros e mais.

Visualmente, o design do HarmonyOS 2.0 é muito semelhante ao que já conhecemos na EMUI 11. Ao que tudo indica, a fabricante chinesa resolveu "não mexer em time que está ganhando". Contudo, uma grande dúvida ainda permanece quando o assunto é o núcleo do software.

Com a liberação do HarmonyOS ao público, os usuários finalmente vão saber se essa é apenas mais uma versão modificada do Android ou se estamos falando de uma plataforma totalmente nova. De toda forma, há indícios de que a primeira hipótese é a mais possível.


53

Comentários

HarmonyOS 2.0 é comparado lado a lado com EMUI 11 exibindo grandes semelhanças
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista