
Economia e mercado 12 Jul
14 de julho de 2021 22
Com os avanços tecnológicos nos últimos anos, as telas dos celulares puderam ultrapassar o tamanho de 6 polegadas, embora uma parcela dos consumidores ainda mostre preferência pelos displays menores. As fabricantes buscam avançar cada vez mais em termos de aproveitamento de tela, e uma nova pesquisa reforça essa característica do mercado.
Segundo os dados da UBI Research, a maioria dos smartphones com tela OLED possuem display de 6 polegadas ou mais, baseado em todos os modelos lançados desde o início de 2021. A pesquisa informa que, entre 122 modelos anunciados entre janeiro e junho deste ano, 119 equipam painéis frontais com essas medidas.
Esses dados mostram que a parcela esmagadora de 97,5% dos smartphones com tela OLED representam um salto expressivo em relação às métricas obtidas em 2018, quando a tecnologia estava presente em 78% dos smartphones com display de 6 polegadas.
A parcela minoritária, isto é, os três únicos smartphones lançados que não possuem essas dimensões são o ZenFone 8, anunciado em maio com a tela de 5,9 polegadas; o Xiaomi Mi Mix Fold, dobrável com tela de 8,01 polegadas; e o Huawei Mate X2 com exatas 8 polegadas.
Ainda de acordo com a pesquisa, entre todos os modelos analisados, 13 possuem design de sensor frontal com entalhe, 6 possuem bordas, e 103 celulares utilizam furo na tela para a câmera. Nenhum deles possui botão físico na área frontal.
Outras informações afirmam que a maioria possui densidade de pixels entre 400 e 500 ppi, representando 52,5% do total. 48 dos modelos conta com densidade menor que 400 ppi e apenas 10 modelos possuem essa característica superior a 500 ppi.
Além disso, as métricas revelam que as telas estão com aproveitamento de corpo cada vez maior. 88,5% dos produtos analisados possuem a proporção entre 80% e 90% e 11,5% levam a proporção acima de 90%. Nenhum celular com taxa abaixo de 80% foi lançado. O Huawei Mate 40 Pro 4G é campeão nesse quesito, com aproveitamento de 94,1% da área.
As telas OLED compõem uma tecnologia de alta demanda no mercado. Embora seja mais custoso que o LCD, esse equipamento oferece melhor contraste e fidelidade de cores, além de consumir menos energia e possibilitar o recurso Always-On Display, dado que cada pixel produz sua própria luz individualmente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários