
Motorola 03 Nov
04 de novembro de 2021 9
Atualização (04/11/2021) por LL
O mercado de smartphones europeu parece ter se recuperado quase completamente da pandemia. De acordo com a Counterpoint, as vendas se estabilizaram no nível "padrão", embora a crise dos semicondutores ainda não permita a aceleração da produção. Nos Estados Unidos, a Apple e a Samsung lideram o segmento, enquanto a Motorola assume o terceiro lugar.
Na Europa, as vendas no terceiro trimestre de 2021 diminuíram apenas marginalmente (1%) em comparação com o mesmo período do ano passado, mas diminuíram 4% em comparação com o segundo trimestre de 2021. Os fabricantes que dominam o mercado europeu são a Samsung, firmemente na liderança com 30,4% das vendas totais, e a Xiaomi, com 23,6%.
Na Europa, a Apple fica em terceiro e marcas como Huawei e Honor estão em declínio, recolhendo apenas 0,5% do total de vendas. Por outro lado, outros fabricantes chineses como realme e vivo apresentaram crescimento, de 2,4% e 1,8%, respectivamente.
Texto original (04/11/2021)
A Motorola demonstrou forte presença no mercado nacional de celulares, e isso pode ser atribuído à sua estratégia de lançar modelos acessíveis para diferentes tipos de público, apesar de ainda não possuir um verdadeiro carro-chefe para competir com rivais de peso, como o Galaxy S21 Ultra e Mi 11 Ultra, da Samsung e Xiaomi, respectivamente.
O mesmo cenário ocorre no segmento de celulares dos Estados Unidos. A Counterpoint elaborou uma nova pesquisa de mercado que aponta a recuperação sólida após os prejuízos causados pela escassez de chips no último trimestre, além de revelar que a Motorola se tornou a terceira maior fabricante de celulares do país.
Agora, o pódio do mercado estadunidense conta com a Apple em primeiro lugar com 42% de participação de mercado. A big tech saltou de seu market share de 39% registrado no segundo trimestre do ano com vendas impulsionadas pelo lançamento do iPhone 13.
A Samsung é a vice-líder em vendas no país norte-americano, representando a fatia de 35%. A título de comparação, a gigante sul-coreana contava com 30% do market share, e seu crescimento pode ser atribuído ao desenvolvimento de vários modelos acessíveis e compatíveis com 5G, a nova geração da rede móvel.
A Motorola abocanhou a fatia de mercado deixada pela LG após sua saída do mercado global de celulares e, sem alarde, aumentou de 7% para 8% de presença entre as marcas mais utilizadas dos Estados Unidos, assumindo a terceira colocação no pódio.
Outros destaques entre as marcas mais populares incluem a TCL que, com a submarca Alcatel, ocupa a quarta posição com ligeira diminuição de vendas que derrubaram sua participação de mercado para 5%. A OnePlus observou um crescimento estável e passou a ser a quinta marca mais utilizada dos Estados Unidos, em partes graças ao popular Nord N200 5G.
O iPhone 12 Pro Max foi o celular mais vendido da Apple no 3º trimestre. Relatórios prévios indicam que a Samsung deu um passo correto com a linha de intermediários “Galaxy A”, responsável por um bom número de vendas. Jeff Fieldhack, diretor de pesquisas da Counterpoint, destaca o sucesso do iPhone 13 e Galaxy A32 5G.
Com a época festiva, esperamos ver um forte e contínuo crescimento das vendas do iPhone 13. A Samsung também obteve sucesso com o lançamento dos celulares dobráveis e com o Galaxy A32 5G, seu celular 5G mais acessível.
Em comparação ao ano passado, o mercado norte-americano aumentou somente apenas 1% no terceiro trimestre, mas sua recuperação é mais perceptível ao ser comparada ao segundo trimestre — nesse período, o número de vendas aumentou em 9%, e haverá um maior volume de entregas com a chegada do Black Friday e as datas comemorativas ao fim do ano.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários