LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

É o fim! LG anuncia saída do mercado global de celulares

05 de abril de 2021 372

Em comunicado divulgado no final da noite deste domingo no Brasil – manhã da Coreia do Sul –, a LG anunciou a sua saída do mercado de celulares a nível global. O já esperado fechamento da unidade de telefonia móvel foi aprovado pelo conselho de administração da empresa.

De acordo com a companhia, a decisão permitirá à marca os investimentos em outros segmentos nos quais já atua. Entre os citados, estão componentes de veículos elétricos, dispositivos conectados, casas inteligentes, robótica, Inteligência Artificial e soluções de B2B, além de plataformas e serviços.

A fabricante afirmou que pretende continuar no desenvolvimento de tecnologias voltadas à mobilidade. Entre eles, está o 6G. Outras tecnologias desenvolvidas pela empresa ao longo dos anos também serão retidas e aplicadas aos produtos atuais e futuros.

Estoque atual e empregos

A LG ainda explicou que o estoque atual de smartphones continuará disponível para venda. A companhia se compromete a oferecer suporte e atualizações de software aos seus usuários existentes, no entanto o período vai variar conforme a região.

Já os detalhes relacionados aos empregos ainda não foram divulgados, segundo o comunicado global, eles serão definidos a nível local. Isso significa que possíveis demissões ou reposicionamentos de seus profissionais poderão ser diferentes em cada país.

Conclusão do fechamento

A fabricante coreana ainda completou que espera concluir o fechamento do seu negócio em telefonia móvel até o dia 31 de julho deste ano.

Ela ainda deixou bem explicado que o inventário de alguns modelos já lançados poderá ser encontrado no mercado mesmo depois desse período. Em outras palavras, enquanto houver estoque de dispositivos da marca, eles estarão disponíveis no mercado.

Histórico

A LG possui sua unidade de telefonia móvel há mais de duas décadas. As suas operações na área começaram no ano de 1995, com a marca “Hwatong”, ao longo do tempo lançou produtos que foram destaques no mercado.

Entre os exemplos, estão o smartphone LG G3 e o curvo G Flex, em 2013; a introdução da linha ThinQ, no final da década passada; o Velvet, que prometia ser uma alternativa em custo-benefício para quem quer celular potente; e o LG Wing, um projeto ambicioso com tela giratória, mas que acabou falhando para alcançar 100 mil unidades vendidas.

Mesmo com forte presença em lançamentos de produtos – em especial, nas categorias de entrada e intermediários –, a sua participação global no mercado de smartphones está estagnada na faixa de 1% ou 2%.

E no Brasil?
Imagem: Reprodução / OVALE

A LG Electronics do Brasil também divulgou uma nota para explicar a saída do mercado de celulares. O braço nacional detalhou que há uma perda operacional por 23 trimestres seguidos, desde o segundo semestre de 2015.

A empresa acrescenta que atenderá a todas as obrigações jurídicas e agradece aos usuários pelo período nesta área, porém não declarou qual será o futuro da atual fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo – planta responsável por produzir os telefones. Confira o comunicado na íntegra:

“Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) até o final de 2020.


Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico.


Como uma companhia que valoriza profundamente a contribuição de cada funcionário, cliente e parceiro LG, nós comunicaremos de forma aberta e transparente durante este processo, buscando uma abordagem justa e pragmática, enquanto atendemos as obrigações jurídicas.


É com tristeza que compartilhamos esta notícia com os nossos clientes e parceiros que ao longo de todos estes anos nos demonstraram confiança e nos deram apoio.


A LG Electronics do Brasil agradece vocês e irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor.”


LG Electronics do Brasil

O que você achou de a LG deixar o mercado de smartphones em todo o mundo? Comente conosco!


372

Comentários

É o fim! LG anuncia saída do mercado global de celulares
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020