LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TIM, Claro e Vivo pedem o fim das limitações ao 5G nas proximidades de aeroportos

19 de janeiro de 2023 4

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu posições das operadoras Claro, TIM e Vivo contra a regra que limitou a ativação do 5G na faixa de 3,5 GHz nas proximidades de aeroportos para evitar possíveis interferências nos sistemas dos aviões.

A regra da Anatel foi criada em colaboração com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e diz que a potência do sinal das antenas utilizadas no 5G puro deve ser restringida a 67 dBm/100 MHz quando estiverem operando de 3.300 MHz a 3.600 MHz.


A determinação diz, ainda, que as operadoras devem restringir a 65 dBm/100 MHz quando estiverem operando na subfaixa acima de 3.600 MHz. A mesma regra determinou que haveria revisão até 31 de dezembro, o que gerou uma consulta pública.

A agência reguladora determina também que as estações devem estar distantes ao menos 2,1 km das pistas de pouso. Entretanto, como apontou o site TeleSíntese, as operadoras afirmam que as limitações nos aeroportos dificultam o planejamento da rede 5G.

Claro

A Claro enviou um posicionamento à Anatel em que afirma que “os usuários dos serviços das faixas outorgadas em 3,5GHz, contidos dentro dessa zona de proteção, terão uma percepção de qualidade inferior aos posicionados fora desses polígonos".

A companhia também dá a entender que, se essas limitações representarem custos não previstos à construção de redes 5G, caberia a criação de uma compensação por parte do governo federal às compradoras do espectro de 3,5 GHz.

Vivo

Por sua vez, a Vivo destacou que toda a experiência mundial com o 5G demonstra não haver conflito entre a tecnologia e a aviação civil, sem que fosse registrado qualquer incidente de interferência em radioaltímetros nos países que contam com a rede.

A Vivo pede o fim das restrições atualmente em vigor no Brasil e diz que na maioria dos países não existem limitações, e que testes de campo com aeronaves na França e na Noruega mostraram que não há risco de interferência do 5G e 3,5 GHz nas aeronaves.

TIM

Por fim, a TIM também salientou o que já foi dito pelas outras operadoras e afirmou que todos os argumentos para a definição das regras de uso do espectro de 3,5 GHz já foram pisados e repisados para a definição das cláusulas do edital do leilão.

A TIM também fala que não pode existir custos para as operadoras em função dessa questão, e adiciona que a agência não deve permitir “prejuízo aos prazos estabelecidos pelo GAISPI e Edital do 5G para liberação da faixa de 3.5 GHz”.

A GSMA, uma entidade global que reúne operadoras móveis de todo o mundo, inclusive Claro, TIM e Vivo, também enviou contribuição a respeito da regra que limita a instalação do 5G em 3,5 GHz perto de aeroportos e seguiu a mesma linha das empresas brasileiras.


4

Comentários

TIM, Claro e Vivo pedem o fim das limitações ao 5G nas proximidades de aeroportos
  • Não existe isso de competição no setor de telecomunicações, para com essa brisa, todos países no mundo a infraestrutura é dominada por 3 ou 4 operadoras, até por limitação do espectro de banda, não tem como ter mais, isso é brisa achar que dá pra ter um monte de operadoras, o que dá pra ter é operadora virtual que usa a infraestrutura das grandes teles, e já tem várias deles, agora elas que invistam em vender seus produtos e competir entre si, porém elas não competem com as grandes teles e é assim no mundo todo.

      • Não sei pra que isso, ainda tem mais de 3000 cidades pra eles instalarem o 5g e estão preocupados com o aeroporto, bora instalar nas cidades galera quando tiver tudo pronto vcs brigam pelo aeroporto

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista