
Windows 03 Fev
Atualização (04/03/2023) - PF
Após boatos circularem a interrupção da fabricação de mídia física dos jogos do Xbox, a divisão brasileira do setor de games da Microsoft se manteve em cima do muro em nota enviada à Voxel. Mas a história também tem outro lado.
“Em Xbox, sempre buscamos maneiras diferentes de continuar trazendo aos fãs o melhor conteúdo para jogar no dispositivo que eles desejam. A comunidade agora pode aproveitar nossos jogos por meio de códigos digitais ou em seu primeiro dia, através do Game Pass. Estamos ansiosos por incríveis 12 meses que temos pela frente”, disse a empresa em nota enviada à Voxel.
Enquanto a nota abrange apenas a continuidade da venda de jogos digitais através do Game Pass e por códigos digitais, a empresa disse que não irá se posicionar sobre a interrupção da fabricação das mídias físicas. Então ainda não há um posicionamento oficial sobre o que circulam os boatos.
Além disso, outro ponto em que paira o silêncio da companhia é sobre a possibilidade de parar de localizar e dublar jogos em PT-BR. Logo, esse é mais um rumor que permanece no ar.
Apesar do caminhão de incertezas por parte da divisão da Microsoft, a história tem outro lado. Assim como confirmado por lojistas, a Xbox deve – de fato – encerrar a fabricação e distribuição de jogos em mídia física aqui no Brasil.
Com exceção dos jogos que já foram prensados e daqueles que já estão à venda nas lojas, os jogadores de Xbox One e Xbox Series X/S só deverão ter acesso aos jogos por meio digital. A venda de consoles, por outro lado, continua sem nenhuma alteração.
Texto original: 03/02/2023
A Xbox pode estar passando por um momento bem delicado em termos comerciais. Embora o Game Pass tenha revolucionado a indústria de videogames e ajudado a gigante de Redmond a alavancar sua posição no mercado, os primeiros efeitos colaterais desse serviço podem ter começado a aparecer.
Segundo rumores, a Microsoft está interrompendo a fabricação de jogos em mídia física no Brasil e o motivo são as baixas vendas.
Não é de hoje que grandes figurões da indústria dos videogames falam sobre os malefícios de serviços por assinatura como o Game Pass. Mesmo que a Sony tenha realizado mudanças na PlayStation Plus, a empresa já confirmou que não pretende realizar lançamentos no catálogo do serviço, pois isso não é lucrativo o bastante e acabaria afetando a qualidade dos jogos.
Recentemente, diversos dados divulgados pela Microsoft mostraram que apesar do crescimento do Game Pass, a venda de consoles e jogos teve quedas expressivas. Ainda que os executivos da empresa afirmem que a venda de jogos ainda é maior que o número de assinantes do Game Pass, parece que a situação está ficando preocupante.
No Instagram, o perfil @loja_animejogos revelou que, de acordo com alguns distribuidores, os principais jogos para Xbox não vão ser mais fabricados e distribuídos no Brasil.
Futuros lançamentos como Hogwarts Legacy e o remake de Resident Evil 4 já vão ser os primeiros a não figurarem em disco no mercado brasileiro.
A empresa Rimo era a responsável por fabricar as mídias físicas pra Xbox, mas encerrou suas atividades este ano.
Segundo o perfil, o motivo para o encerramento na produção foram as baixas vendas pra Xbox, fazendo que todo o mercado (lojistas e fornecedores) tivessem prejuízos. Muitos dos usuários de Xbox preferem o consumo dos jogos via serviço do Gamepass.
Curiosamente, a CD Projekt Red anunciou esta semana o lançamento da mídia física de The Witcher 3: Wild Hunt - Complete Edition no Brasil e ao contrário de outros países, o lançamento será exclusivo do PS5 por aqui, o que pode dar ainda mais veracidade para o rumor.
Em notícias relacionadas, existem rumores de que a Microsoft decidiu não participar da E3 este ano para cortar gastos, o que pode ser mais um sinal de alerta sobre a situação da empresa, ainda mais depois de ter demitido 10 mil funcionários recentemente.
Você ainda compra mídia física?
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários