LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A17 Bionic pode ser mais veloz que o SD 8 Gen 3, mas Apple deve priorizar eficiência energética

20 de março de 2023 8

Atualização (20/03/2023) - LR

O iPhone 15 deve estrar este ano trazendo o chipset Apple A17 Bionic nos modelos mais caros — mudança implementada no ano passado com o iPhone 14 — com aprimoramentos na litografia do componente e mais. Apesar da escassez de informações, rumores sugerem que o SoC da gigante de Cupertino pode ser ligeiramente superior ao Snapdragon 8 Gen 3, da Qualcomm.

De acordo com o relatório do Geekbench, o A17 Bionic deve vencer o SD 8 Gen 3 tanto em single-core quanto em multi-core, sendo a diferença maior ao usar múltiplos núcleos do processador. Essa versão do SoC da Apple deve ser produzida adotando o processo de 3 nanômetros da TSMC, tecnologia que deve ser um marco para a empresa.

Embora a melhoria no desempenho seja esperada, o informante @Revegnus afirma que a fabricante pode reduzir o desempenho da CPU por possíveis problemas na eficiência energética. Essa pode ser a principal dificuldade enfrentada pela empresa taiwanesa no desenvolvimento e produção dos chipsets para a Apple.

Apple pode reduzir desempenho do A17 Bionic para poupar a bateria.

Com isso, mesmo que o componente traga um alto desempenho é possível que também haja um revés na nova geração do processador próprio da Maçã: o alto consumo energético. O leaker não informa se além do consumo excessivo de bateria também pode haver o superaquecimento do celular, mas é possível que sim — não sabemos, então trate como um mero rumor!

A Apple pode tentar contornar o problema energético reduzindo o desempenho da unidade, dessa forma a bateria é poupada e a autonomia estendida em algumas horas. Ao que tudo indica, a marca deve cortar a performance para aprimorar a economia de bateria em até 35% se comparado com a linha antecessora.

A Apple deve lançar uma nova geração de celulares em meados de setembro de 2023, e os modelos mais caros — iPhone 15 Pro e iPhone 15 Ultra (ou Pro Max) — serão equipados com o novo processador A17 Bionic, produzido com litografia de 3 nanômetros da TSMC. Nesta terça-feira (14), a plataforma apareceu em supostos testes de benchmark no Geekbench 6.

Conforme descoberto pelo vazador e entusiasta Revegnus e compartilhado em seu Twitter, o A17 Bionic pode atingir 3.019 pontos em single-core e 7.860 pontos em multi-core no Geekbench 6. Isso significa que o novo chip pode ser até 24% mais poderoso que o A16 Bionic, atualmente utilizado no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

O ShrimpApplePro, outro famoso vazador especializado em produtos da Apple, divulgou uma captura de tela que reitera a pontuação do A17 Bionic em Geekbench 6 e, além disso, mostra seu desempenho segundo o Geekbench 5. Na plataforma de testes mais antiga, o processador atingiu 2.317 pontos em single-core e 6.750 pontos em multi-core.

Comparando os resultados a vazamentos recentes no universo rival, é possível deduzir que o A17 Bionic será cerca de 20% mais poderoso que o Snapdragon 8 Gen 3 que, de acordo com informações preliminares, poderá representar um grande salto de desempenho em relação ao antecessor ao atingir 1.930 pontos em single-core e 6.236 pontos em multi-core.

As novas informações contradizem rumores de que o Snapdragon 8 Gen 3 será mais poderoso que o A17 Bionic. É importante lembrar que os dados foram revelados muito antes da apresentação oficial dos chips, portanto, é possível que haja variações significativas em seus resultados de benchmark após serem lançados.

Além disso, os vazadores não revelaram detalhes importantes sobre as plataformas — como o consumo de energia, fator crucial para qualquer hardware utilizado em celulares.

Caso as especulações estejam corretas sobre a migração dos 5 nanômetros para 3 nanômetros da TSMC, o A17 Bionic representará um salto importante de eficiência de energia e permitirá que a Apple melhore a autonomia do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Ultra. Atualmente, o líder desse quesito é o Galaxy S23 Ultra, segundo a análise do TudoCelular.

O iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Ultra devem ser anunciados em meados de setembro de 2023. Os modelos mais baratos devem “herdar” o processador e a nova tela com Ilha Dinâmica do iPhone 14 Pro, mas ainda sem ProMotion de 120 Hz. Os aparelhos mais caros da linha devem ser os únicos equipados com A17 Bionic.

Veja mais!

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 11:44)

8

Comentários

A17 Bionic pode ser mais veloz que o SD 8 Gen 3, mas Apple deve priorizar eficiência energética

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo