LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bard? Google confirma planos de levar funções de inteligência artificial generativa ao Android 14

31 de julho de 2023 2

Sundar Pichai, CEO do Google, confirmou em uma recente conferência com os investidores da Alphabet que planeja ampliar o uso da inteligência artificial generativa em seus produtos, e uma das aplicações de interesse da companhia é o Android, sistema operacional que está presente na maioria dos celulares e tablets do mundo.

De acordo com o executivo, as equipes de hardware e software da companhia estão trabalhando juntas para levar novas experiências aos usuários do Android 14, previsto para ser lançado oficialmente em meados de agosto, e a inteligência artificial generativa — isto é, similares ao Google Bard, ChatGPT e Dall-E — está no centro dessa estratégia.

(Imagem: Reprodução)

Pichai afirma que suas capacidades de IA generativa contribuíram para aumentar o faturamento da empresa no segundo trimestre de 2023, com um grande volume de novas inscrições no Google Workspace, que conta com mais de 9 milhões de usuários pagos. Com isso, a expectativa é que a tecnologia atraia interesse ao Android.

O Android 14, nosso sistema operacional mais recente, irá incorporar nossos avanços em inteligência artificial generativa para personalizar os celulares com Android.

Sundar Pichai
CEO da Alphabet e Google

Ainda não há informações sobre essa tecnologia poderá ser aplicada no Android 14, mas as vantagens da big tech nessa área da tecnologia podem ser vistas no Google Bard, por exemplo. Uma possibilidade é integrar as capacidades do modelo de IA generativa ao Google Assistente, tornando a ferramenta ainda mais poderosa nos celulares e tablets.

“Estamos ajudando as pessoas a usar a inteligência artificial para aumentar sua criatividade e produtividade”, disse Pichai, reiterando os serviços oferecidos pela empresa durante a reunião com investidores. “Um exemplo é Bard, nosso experimento em inteligência conversacional. Desde o lançamento em março, ele continua melhorando.”

Além de texto, inteligências generativas também são capazes de criar e editar imagens. Um dos experimentos do Google é o Imagen Editor, que permite aos usuários fazer modificações específicas em imagens com base em comandos de texto. Por questões de segurança e privacidade, a ferramenta ainda não está disponível para o público.

Especialistas ainda têm cautela ao projetar serviços de inteligência artificial, uma vez que a ferramenta ainda é uma pouco madura e o ser humano pode não conseguir lidar com as capacidades da máquina. Mesmo com pequenos erros cometidos pelo ChatGPT, por exemplo, as autoridades buscam elaborar leis para regular o uso da tecnologia.

Propostas concorrentes

O Google não é a única empresa que aposta na IA generativa para ampliar as funções de seu sistema operacional. A Microsoft confirmou que lançará um novo assistente virtual para o Windows, que será alimentado pela mesma tecnologia por trás do Bing Chat. O Copilot, que substituirá a Cortana, deve ficar disponível para todos ainda em 2023.

Além disso, a Apple parece estar preparando uma forma de melhorar as capacidades da Siri, sua assistente virtual para o iPhone, Mac e vários outros produtos. Rumores indicam que a big tech planeja lançar uma ferramenta rival do ChatGPT em 2024, possivelmente a fim de transformar a forma como as pessoas interagem com seus dispositivos.

Veja mais!

(atualizado em 21 de maio de 2024, às 16:12)

2

Comentários

Bard? Google confirma planos de levar funções de inteligência artificial generativa ao Android 14
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos