LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G8 Plus vs Mi A3: você prefere desempenho ou multimídia? | Comparativo

13 de novembro de 2019 38

Vocês pediram em nosso Instagram, e estamos entregando. A Motorola botou o pé no acelerador e trouxe a nova geração do Moto G, o Moto G8 Plus, apenas 8 meses depois do Moto G7. Já a Xiaomi continua investindo no Android One, ao contrário da Motorola, e faz do Mi A3 um belíssimo custo benefício.

Temos aqui uma diferença de idade de 7 meses entre um e outro aparelho, mas a popularidade e a atração que esses celulares exercem deixam muitos de vocês com a dúvida de qual escolher. Se você já passou pela análise completa dos dois smartphones aqui no TudoCelular, vamos agora analisá-los lado a lado.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G8 Plus

Xiaomi Mi A3

Embora não sejam idênticos, não há como deixar de notar a semelhança entre esses dois celulares. Depois do visual tampa de bueiro na traseira que vinha desde o Moto G5, a Motorola abandonou essa ideia por completo e passou a se inspirar em sua linha Moto One, que por sua vez se inspirou também na Xiaomi.

Por isso, os dois contam com o conjunto de câmeras traseiras empilhadas verticalmente, e o acabamento visual ou é bem reflexivo no Mi A3 ou tem uma pegada um tanto holográfica no Moto G8 Plus, e os dois acabam sendo bem bonitos com duas ou mais opções de cores.

Mas o Mi A3 sai na frente, e bem à frente, quando vemos que ele conta com vidro na frente e atrás, contra uma traseira de plástico do G8 Plus, e que o celular da Xiaomi também escolheu o Gorila Glass 5 para os dois vidros, enquanto que a Motorola traz uma solução genérica contra riscos e quedas. O Motorola ainda luta por destaques trazendo proteção contra respingos e uma gaveta protegida com borracha contra nenhuma proteção oficial contra água da Xiaomi.

75.8 x 158.4 x 9.1 mm
6.3 polegadas - 2280x1080 px
71.85 x 153.48 x 8.47 mm
6.08 polegadas - 1560x720 px
Ir para página de comparação

O Mi A3 também tem moldura em metal, enquanto que a do Moto G8 Plus completa o conjunto em plástico. Na frente eles são bem parecidos, e não possuem bordas pequenas, trazendo notch em gota e um queixo que fica mais perceptível no Mi A3.

Por ter tela um pouco maior, o G8 Plus é também mais pesado que o smartphone da Xiaomi, 188 contra 174 gramas, e também um pouco mais espesso, com uma diferença de 8.47 para 9.1 milímetros.

Ambos trazem conexão USB C e gaveta híbrida para chip SIM e cartão micro SD, mas na biometria o Mi A3 merece o destaque por ter o leitor de digitais abaixo da tela e com boa velocidade, enquanto o Moto G8 Plus traz o recurso na traseira.

Pontuação:

Melhor construção Mi A3
Possui alguma resistência? Mi A3/Moto G8 Plus
Solução da biometria Mi A3
Qual é mais leve e mais fino? Mi A3

Por isso, aqui temos um primeiro ponto geral para o Mi A3.

Multimídia e recursos

Tela


Se o celular da Xiaomi levou o design de lavada, as coisas mudam na multimídia. O smartphone da Motorola traz um display um pouquinho maior, de 6.3 contra 6.08 polegadas, e uma definição bem melhor, FullHD+. O Mi A3 involuiu em relação ao Mi A2 e traz apenas HD+, uma pena.

Ele ainda tenta lutar por ter tela AMOLED enquanto a Motorola insiste no IPS, mas mesmo tendo um brilho bom contra um brilho apenas razoável do Moto G8 Plus, perde em proporção de tela em relação ao corpo, e acaba tendo uma qualidade geral de tela pior, inclusive exibindo alguns serrilhados em certos conteúdos. No resumo, a tela do G8 Plus se sai melhor.

Pontuação:

Tecnologia de tela Mi A3
Resolução da tela Moto G8 Plus
Melhor proporção tela/corpo Moto G8 Plus
Qualidade geral da tela Moto G8 Plus

Por uma maioria de pontos específicos, o Moto G8 Plus consegue o ponto.

Som


No quesito som, a Motorola trouxe de volta um recurso muito querido pelos usuários do Moto G3, que é o som estéreo. Não é aquela qualidade incrível, mas supera o mono do Mi A3, certamente.

E enquanto os dois celulares trazem conexão P2 na parte de cima do aparelho, apenas o Moto G8 Plus traz fones na caixa, e intra auriculares. Além disso, mesmo o Mi A3 trazendo tecnologia aptX HD para os fones Bluetooth, o smartphone da Motorola traz aptX e entrega qualidade melhor nos fones com fio e no conjunto geral.

Pontuação:

É estéreo? Moto G8 Plus
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Mi A3
Vem fones na caixa? Moto G8 Plus
Qualidade geral Moto G8 Plus

O ponto, mais uma vez, fica com o Moto G8 Plus.

Recursos


Quanto aos recursos, temos um bom equilíbrio. A MIUI não está presente no Mi A3, recurso que fica para o seu clone CC9e. Nessa linha a Xiaomi traz o já tradicional Android One, que conta com interface mais fácil de usar, mais simples e mais leve.

O Moto G8 Plus não fica muito atrás, e embora não seja o One, a Motorola já usa faz tempo uma versão bem pouco modificada do Android em seus aparelhos. Os dois chegam com o Android 9, mas a diferença é que a Motorola só garante uma atualização para o seu celular, enquanto que o Android One força a Xiaomi a prometer duas novas versões do sistema do Google.

Porém, por mais que ambos os sistemas sejam mais simples, a Motorola incrementa o G8 Plus com seus recursos já conhecidos no aplicativo Moto, trazendo navegação sem botões, gestos para abrir câmera e lanterna, entre outros. O Mi A3 traz infravermelho, mas embora alguns gostem desse recurso, os da Motorola são mais abrangentes e úteis.

Pontuação:

Sistema será atualizado futuramente? Mi A3
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Moto G8 Plus

Aqui chegamos ao primeiro empate, com ponto para ambos

Desempenho
Menor tempo é melhor

Na hora do desempenho, temos o mesmo conjunto nos celulares das duas marcas. Por dentro, um Snapdragon 665, Adreno 610, 4GB de RAM e 64GB de memória interna, mas isso se traduz em desempenho igual?

Não se levarmos em consideração a otimização do sistema por parte das fabricantes. Mesmo sendo pouco modificados, eles fizeram diferença na velocidade, e o Mi A3 ficou muitos segundos na frente do Moto G8 Plus, que chega a ser mais lento que o Moto G7 Plus.

Para jogos os dois vão se sair bem, e devem rodar sem engasgos até títulos mais exigentes como Call of Duty. O Mi A3 leva o ponto aqui e não há muito mais o que possamos avaliar, sendo que os dois terão uma sobrevida de ao menos um ano, com o Mi A3 tendo a garantia de um Android 11, embora isso não signifique uma melhora no desempenho.

Pontuação:

Quem se sai melhor no teste de abertura? Mi A3

O ponto aqui é claramente do Mi A3.

Bateria
Maior tempo é melhor

Com 4.030 mAh de bateria no Mi A3 e 4.000 mAh no G8 Plus, o que vai interessar mesmo no assunto bateria é otimização do sistema e tamanho e definição de tela. Com seu FullHD+, o celular da Motorola perde um pouco em relação ao Xiaomi, mas nada que justifique uma escolha.

Com 20h25 total de duração, o Moto G8 Plus ainda é uma boa alternativa, mesmo diante do resultado de 21h57 do Mi A3, uma vez que os dois devem durar mais do que um dia fora da tomada nas mãos do usuário.

Porém, leve em consideração que, na caixa, o smartphone da Motorola traz um carregador Turbo de 18W e o da Xiaomi, um rápido de 10W apenas, então mesmo sendo mais lento para carregar do que o G7 Plus, o G8 Plus ainda se sai melhor do que o Mi A3. No final, temos um empate.

Pontuação:

Qual recarrega mais rápido? Moto G8 Plus
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TudoCelular? Mi A3

Mais uma vez, chegamos a um empate entre os dois celulares.

Câmeras

O conjunto traseiro do Moto G8 Plus é um pouco superior ao do Mi A3, já que traz câmeras com um pouco mais de megapixels e melhor abertura. Porém, ele acaba perdendo em fotos à distância, e sua câmera ultra wide faz vídeos em modo paisagem na vertical, mas não tira fotos.

Nenhum dos dois conta com qualquer tipo de estabilização, mas o Moto G8 Plus traz, além do PDAF, foco a laser para fotos mais rápidas, o que ajuda em fotos internas.

Pontuação:

Melhor conjunto de câmera traseira Moto G8 Plus
Melhores fotos noturnas Mi A3
Melhores fotos externas Mi A3
Melhores fotos internas Moto G8 Plus

São dois pontos para cada aqui, e temos empate.

Fotos tiradas com o Moto G8 Plus

E enquanto ambos os celulares gravam em 4k a 30 fps e em FullHD a 60 fps na câmera traseira, nenhum deles chega a essa qualidade na câmera frontal, que oferece 120 fps no caso do Moto G8 Plus.

E o G8 Plus se sai melhor em vídeos por oferecer a câmera de ação, melhor estabilizada, e pelo fato de o Mi A3 estar apresentando alguns problemas na captação de áudio. Nas selfies, mesmo o Mi A3 tendo mais megapixels em sua câmera, os resultados apresentados pelo aparelho da Motorola foram mais consistentes.

Pontuação:

Melhor em vídeo Moto G8 Plus

O ponto em vídeo é do Moto G8 Plus.

Pontuação:

Melhor selfie Moto G8 Plus
Melhor conjunto de câmera frontal Mi A3

Nas selfies, temos um empate, com ponto para ambos.

Fotos tiradas com o Mi A3

Preço

O comparativo entre esses dois aparelhos pesa demais pro lado do Mi A3 quando o assunto é preço. Como o G8 Plus ainda aproveita sua fase de lançamento, está bem mais caro do que o celular da Xiaomi, que chega a ficar um terço mais barato mesmo com o mesmo processador.

Claro que é preciso considerar a tela inferior do Mi A3 e sua falta de fones de ouvido, mas é possível dizer que, nesse momento, ele é um custo benefício maior do que o aparelho da Motorola, e leva o ponto dessa categoria.

Porém, a Black Friday se aproxima, e em pouco mais de um mês o Moto G8 Plus deve ter seu preço reduzido. No ano que vem, deve encostar no Mi A3 e se tornar um custo benefício tão bom quanto, ou até melhor, uma vez que essa linha costuma baixar de preço com certa velocidade.

Além disso, o preço que você encontra no nosso site mostra lojas brasileiras, mas não necessariamente celulares nacionais. O preço do Mi A3 com garantia oficial no país é de 2.200, enquanto o preço de lançamento do G8 Plus é de 1.700 reais. Fica para você escolher se quer preço oficial menor ou importação mais barata.

Pontuação:

Qual tem melhor custo benefício? Mi A3
Quem tem melhor preço geral Moto G8 Plus

Temos um último empate antes do resultado final.

8.4 Hardware
7.8 Custo Benefício

Motorola Moto G8 Plus

Comparar Aviso de preço
7.6 Hardware
7.1 Custo Benefício

Xiaomi Mi A3

Comparar Aviso de preço

Conclusão

No final, o celular da Motorola leva por um ponto. São vários os quesitos que levamos em consideração em cada categoria, e você pode conferí-los ao longo deste comparativo.

Por mais que um tenha vencido o outro no geral, é possível ver que os que preferem mais bateria, desempenho e recursos de design podem ir de Mi A3, enquanto os que preferem um aparelho mais custo benefício com garantia e melhores recursos de multimídia como tela e som, podem escolher o Moto G8 Plus

RESULTADO

Motorola Moto G8 Plus: 8 PONTOS

  • Melhor tela
  • Som mais potente e envolvente
  • Recheado de recursos
  • Recarrega rápido
  • Boa câmera traseira
  • Melhor para vídeos
  • Boas selfies
  • Bom custo benefício

Xiaomi Mi A3: 7 PONTOS

  • Ótima qualidade de construção
  • Recheado de recursos
  • Desempenho superior
  • Maior duração de bateria
  • Boa câmera traseira
  • Boas selfies
  • Menor preço

E você, concorda com o nosso resultado? A multimídia do G8 Plus ou o desempenho do Mi A3, qual você prefere? Para nós, vai ser incrível se você deixar o seu comentário com a sua opinião abaixo.

(atualizado em 14 de dezembro de 2019, às 17:41)

38

Comentários

Moto G8 Plus vs Mi A3: você prefere desempenho ou multimídia? | Comparativo
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Dezembro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular