LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 12 Pro Max vs Edge Plus: no que o top da Motorola é melhor que a Apple? | Comparativo

05 de janeiro de 2021 102

Vocês reclamam, mas é o que mostram nossas análises. O iPhone 12 Pro Max é um dos melhores smartphones dos últimos meses. Ele é caro demais, mas é difícil encontrar defeitos graves nele.

O Edge Plus foi a volta triunfal da Motorola ao topo, com um smartphone atualizado em hardware, ousado no design e muito caro também, mas já teve uma boa queda de preço.

São dois concorrentes bem incomuns lutando pelo seu bolso, e se você ficou curioso para saber qual aparelho leva em qual categoria, siga a gente neste comparativo do TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Apple iPhone 12 Pro Max

Em um detalhe estes dois celulares são parecidos, o módulo de câmeras. Embora seja quadrado no iPhone e em pílula comprida no Edge Plus, ambos possuem câmeras separadas, saltadas e cheias de relevos.

No restante, diferem bastante. O Edge Plus é mais comprido e grosso, porém mais leve e estreito. Tem a traseira e a frente bem curvas nas bordas, mas é mais retangular. Já o iPhone 12 Pro Max tem traseira e frente completamente retas, embora os cantos sejam bem arredondados.

Eles possuem traseira em vidro resistente, e enquanto a moldura do Edge Plus é em alumínio com uma grossa camada de tinta, a do iPhone é em aço inoxidável brilhante e reto. Apenas o aparelho da Apple tem certificação IP68 contra água e poeira, enquanto que o Motorola traz apenas a repelência a respingos d'água.

Motorola Edge Plus

A pegada do Edge+, por ser mais estreito e arredondado, é mais confortável. A traseira do iPhone é fosca, enquanto que a de seu rival é brilhante com um efeito holográfico roxo. O pequeno notch na lateral esquerda do Motorola é muito mais discreto que a faixa que a Apple ainda insiste em seu design,

Nenhum deles é dual SIM ou aceita microSD, mas o iPhone 12 Pro Max tem a possibilidade de mais um eSIM. Este também apenas apenas no FaceID, biometria fácil, rápida mas com problemas em máscaras, enquanto o Edge+ tem a biometria abaixo da tela, até que rápida.
Por fim, o Motorola tem a conexão USB-C, mais popular do que a restrita Lightning.

Eles acabam empatando na construção.

Melhor construção iPhone 12 Pro Max
Slot é híbrido ou não? Nenhum
Possui alguma resistência? iPhone 12 Pro Max
Melhor solução do notch Edge Plus
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
Melhor tipo de conexão Edge Plus
 
Mais Notícias
Mais Notícias

Multimídia e recursos

Tela


Na tela, percebemos que a Apple investiu em qualidade, enquanto que a Motorola apostou mais na estética de seu display curvo. Tão curvado que vai para as laterais, causando faixas escuras e dificuldade de visão.

Em formatos diferentes, temos 6.7 polegadas em ambos, com a mesma definição FullHD+. A proporção tela corpo é obviamente maior no Edge+, que é OLED contra uma Super Retina XDR OLED da Apple, que tem HDR10, Dolby Vision e o True-tone, que ajusta a tela de acordo com o ambiente.

O Edge Plus tem o HDR10+, trazendo também cores mais vívidas para alguns conteúdos em streaming e ainda conta com tela de 90Hz, deixando jogos e a interface do aparelho mais fluida. Suas cores são mais saturadas e pendem para tons frios.

A tela do iPhone 12 Pro Max tem uma calibração superior, e embora o display da Motorola seja de ótima qualidade, a Apple conseguiu trazer também um excelente display, que é também mais brilhante aqui.

É por pouco, mas o ponto da tela fica com o iPhone 12 Pro Max.

Melhor tecnologia de tela iPhone 12 Pro Max
Melhor resolução de tela iPhone 12 Pro Max
Melhor proporção tela/corpo Edge Plus
Tela de Hz elevado? Edge Plus
Qualidade geral da tela iPhone 12 Pro Max

 

Som


Na parte de áudio temos mais surpresas. O que não surpreende é o fato de não termos mais conexão P2 no iPhone, coisa que foi mantida pela Motorola em seu topo de linha. Mas choca não vir mais fones de ouvido na caixa da Apple.

Os fones da Motorola são decentes e confortáveis, mas esperávamos algo de maior qualidade. No som externo, os dois são estéreo, e nenhum deles deixa a desejar. 

Em volume e potência os dois são equivalentes, e em qualidade o iPhone 12 Pro Max é pouca coisa melhor do que o Edge Plus, que fica logo atrás. O iPhone tem o som um pouco mais encorpado, enquanto que o Motorola capricha nas vozes, sendo os dois ótimos para músicas e filmes.

Esse é então um ponto que fica com o Motorola Edge Plus.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Edge Plus
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Edge Plus

Sistema


Aqui temos o primeiro tropeço da Motorola. O Edge Plus sai da caixa com o Android 10, bem atualizado para sua época de lançamento. O iPhone 12 Pro Max chega com o iOS 14, última versão do sistema da maçã.

Porém, enquanto um topo de linha caríssimo da Motorola só terá duas atualizações para os Androids 11 e 12, na Apple geralmente podemos contar com cinco anos de updates, uma comparação bem ruim.

No sistema como um todo, os dois rivais aqui prezam pela simplicidade. A Apple só agora inseriu algumas personalizações em seu sistema, como widgets, vindo também com a gaveta de apps. A Motorola tenta manter seu sistema o mais próximo do idealizado pela Google, e adiciona algumas funções pelo seu aplicativo Moto.

Balançar o aparelho para abrir a câmera, captura de tela aprimorada e até atalhos especiais que aproveitam a curvatura da tela são algumas dessas funções. O iPhone é fluido e bem padronizado, sendo os dois de fácil aprendizado.

Para as conexões, os dois são 5G, têm WiFi 6, NFC e GPS. A diferença fica no Bluetooth, que é 5.1 e mais novo no Edge+ contra o 5.0 do iPhone.

Mais atualizações deixam este ponto com o iPhone 12 Pro Max.

Sistema bem atualizado? iPhone 12 Pro Max
Sistema será atualizado futuramente? iPhone 12 Pro Max
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? Edge Plus

Desempenho

Os conjuntos aqui são bem atualizados. O Edge Plus vem com o Snapdragon 865 acompanhado de 12 GB de RAM e 256 GB de espaço. Enquanto isso, o iPhone traz o mais recente chip Apple A14 Bionic, com 6 GB de RAM e espaço que vai de 128 GB a 512 GB.

Nos benchmarks os dois têm números ótimos, mas o iPhone é quase 10% superior. Já nos testes padronizados de abertura de aplicativos que executamos em todas as nossas análises o smartphone da Apple se sai mais de 50% mais veloz que seu rival.

Isso não é porque o Snapdragon 865 seja assim tão inferior, e é mais por causa de uma falta de otimização no aparelho da Motorola, que o deixou mais lento que um 855. Mas este se recupera nos jogos, ao oferecer a tela de 90Hz.

Na fluidez, os dois rodam qualquer jogo sem problemas, e são ótimos para jogatina. Mas o iPhone tem tela de apenas 60Hz e não oferece a mesma experiência.

É um ponto claro para o iPhone 12 Pro Max.

Quem se sai melhor no teste de abertura? iPhone 12 Pro Max
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Edge Plus
Quem tem melhores números de benchmark? iPhone 12 Pro Max
Qual o processador mais atualizado? Nenhum
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador iPhone 12 Pro Max
Qual tem mais armazenamento? iPhone 12 Pro Max

Bateria

O Edge Plus não é tão mais espesso à toa. Dentro dele está uma bateria de 5.000 mAh, enquanto que o iPhone diminuiu seu número em relação à geração anterior e tem 3.687 mAh.

Porém, o mais intrigante nisso tudo é que o iPhone 12 Pro Max consegue render praticamente as mesmas 20 horas e 45 minutos do seu concorrente neste comparativo. Mais uma amostra da falta de otimização do celular da Motorola, embora também seja preciso considerar a tela de 90Hz e seu maior gasto.

Na hora da recarga, o Edge Plus traz carregador de 18W e leva duas horas e 45 minutos para chegar aos 100%. Isso é quase uma hora a mais do que as duas horas do iPhone, só que no caso dele tivemos que utilizar o carregador de 18W do iPhone 11 Pro. Nenhum é muito rápido, mas a Apple leva a melhor.

Eles têm carregamento sem fio, sendo que o da Apple é magnético e a Motorola apresenta também o carregamento reverso.

O ponto acaba ficando com o iPhone, que dura o mesmo com menos e recarrega mais rápido.

Qual tem mais bateria? Edge Plus
Qual recarrega mais rápido? iPhone 12 Pro Max
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Nenhum
Tem carregamento sem fio? Ambos

Câmeras

De cara, o conjunto de câmeras do iPhone parece muito inferior ao da Motorola, que ostenta um sensor de 108 megapixels. Mas será que no geral o Edge Plus é superior?

  • Edge+: uma wide principal de 108 megapixels com abertura f/1.8, PDAF e estabilização óptica; uma telefoto de 8 megapixels com PDAF, estabilização óptica, zoom óptico de 3x; uma ultrawide de 16 megapixels com foco automático e um sensor TOF 3D.
  • Apple iPhone 12 Pro Max: uma wide principal de 12 megapixels com abertura f/1.6, PDAF e IBIS; uma telefoto de 12 megapixels com PDAF e estabilização óptica junto a zoom óptico de 2.5x; uma ultrawide de 12 megapixels e um sensor TOF LiDAR.

Em alguns casos, a câmera da Motorola consegue levar a melhor, como em nitidez de objetos mais distantes e em equilíbrio de cor. A Apple costuma amarelar suas fotos como um todo. Mas o contraste e o HDR no iPhone são melhores, ainda mais quando temos cenas com partes claras e escuras.

O Edge Plus ainda consegue se destacar nas macros, já que sua teleobjetiva consegue aproximar-se bem dos objetos e aí se sai melhor do que o iPhone. No restante, o aparelho da Apple leva com farinha.

A ultrawide do Motorola sofre contra a luz, faz imagens mais escuras e com cores mais lavadas. Já o mesmo sensor no iPhone é mais parecido com a qualidade do sensor principal. O mesmo acontece na telefoto.

Por fim, as fotos à noite ficam apenas razoáveis no Edge Plus, enquanto que no iPhone o modo noturno é um dos destaques, e consegue capturar muito bem detalhes e luz do ambiente.

O Edge Plus é mais versátil, mas o iPhone 12 Pro Max tem mais qualidade e leva o ponto.

Melhor conjunto de câmera traseira Edge Plus
Melhor DxOMark, se tiver iPhone 12 Pro Max
Melhores fotos noturnas iPhone 12 Pro Max
Conjunto mais versátil Edge Plus
Melhor ultrawide iPhone 12 Pro Max
Melhor teleobjetiva iPhone 12 Pro Max
Melhor macro Edge Plus
 
 

Fotos tiradas com o Apple iPhone 12 Pro Max

Nos vídeos, ambos contam com estabilização óptica, e enquanto o Edge Plus grava em até 6K, o iPhone chega a 4K, tudo em 30 fps. O celular da Apple ainda conta com gravação em Dolby Vision.

No Motorola, a gravação é boa, com foco automático um pouco lento e áudio capturado alto e limpo. Já o iPhone tem uma excelente captura, trazendo mais detalhes, melhor estabilização e foco mais ágil, mantendo a qualidade do áudio.

Outro ponto que fica com o iPhone 12 Max Pro.

Possui estabilização óptica? Ambos
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo iPhone 12 Pro Max

Fotos tiradas com o Motorola Edge Plus

Chegando nas selfies, temos uma câmera de 25 megapixels com abertura f/2.0 no Edge Plus e de 12 megapixels com abertura f/2.2 no iPhone. A primeira faz vídeos em FullHD, enquanto que a do iPhone chega a 4K com estabilização eletrônica.

E aqui é difícil competir com a Apple, já que ela sempre foi muito boa nos retratos. O Edge Plus se esforça e tem boas capturas durante o dia, mas à noite é onde ele mostra suas falhas, e é aí onde o iPhone se destaca.

Outro ponto de fotos que fica com o iPhone 12 Pro Max.

Melhor conjunto de câmera frontal Edge Plus
Câmera frontal grava em 4k? iPhone 12 Pro Max
Melhor selfie iPhone 12 Pro Max

Preço

Preço de lançamento absurdamente caro não é uma exclusividade da Apple, aqui. O iPhone 12 Pro Max em seu lançamento custava 11 mil reais a versão mais simples. E iPhone não costuma baixar, estando por R$ 9.900 atualmente.

O Edge Plus é um pouco diferente. Chocou a sociedade brasileira chegando por 8 mil reais, mas hoje já está custando por volta de R$ 4.300, mais aceitável mas ainda elevado. A Motorola tem mais tradição em queda de preços, e ainda deve ver uma baixa sensível.

Neste comparativo, a maior parte dos pontos está indo para o iPhone, mas falamos aqui de uma diferença de R$ 5.600. Dá para comprar dois Edge Plus com o preço de um iPhone, logo, o custo benefício é do Motorola.

O ponto final é, então do Motorola Edge Plus.

Qual teve melhor preço de lançamento? Edge Plus
Qual tem melhor custo benefício? Edge Plus
8.6 Hardware
4.4 Custo Benefício

Apple iPhone 12 Pro Max

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Como esperávamos, o iPhone 12 Pro Max levou essa por uma boa diferença, mas o Edge Plus não deixou de pontuar. Ele traz um ótimo design e melhor áudio, custando menos da metade, e quem não quiser gastar demais e não se preocupar com atualizações terá um bom aparelho em mãos se comprá-lo.

A Apple oferece um pacote completo, e cobra caro por isso. Os iPhones tem melhor preço de revenda, e por isso custam muito dinheiro. Ainda assim, trazem muitos anos de atualização, boa duração de bateria e câmeras excelentes.

RESULTADO

Apple iPhone 12 Pro Max: 8 PONTOS

  • Bom design com IP68
  • Melhor tela
  • Mais atualizações
  • Melhor desempenho
  • Bateria mais eficiente
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies

Motorola Edge+ 3 PONTOS

  • Boas soluções de design
  • Melhor áudio
  • Melhor custo benefício

Você acha que algum outro ponto deveria ter ido para o Edge Plus? Considera um para sua próxima compra? Deixe-nos saber abaixo, nos comentários! 

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 16:34)

102

Comentários

iPhone 12 Pro Max vs Edge Plus: no que o top da Motorola é melhor que a Apple? | Comparativo
  • iPhones tem boa duração de bateria?! Só pode ser brincadeira... a TudoCelular tá recebendo patrocínio ou tá pagando pau de graça mesmo?! Usuários de iPhones não são conhecidos como "sugadores de tomadas" atoa... 6 meses depois de comprado a bateria não dura nada.

      • KKKKKK pode colocar qualquer, iPhone humilha todos!

          • Muito decepcionante esse edge plus

              • IPhone é melhor, sem mais, esse Motorola ae nesse ano a Motorola já vai largar mão, tá fdp demais em quesito suporte, a era da Google já era de vez

                  • O deboche no começo kkkkkk

                      • Oh quando tem Ifome no comparativo já dá pra saber quem vai ganhar

                          • 9.857 em 1x no cartão ou 10600 parcelado,com esse valor vc compra uma tv 4k um ps5 e um bom Android,quando eu muleque as pessoas contavam vantagem porque conseguiram comprar uma coisa boa por um preço baixo,hoje à situação mudou,as pessoas contam vantagem porque pagaram uma pequena fortuna em um produto que vai ser substituído por outro em menos de 1 ano.

                            • Eu aqui feliz com o meu realme 7 Pro!!! Há vem com carregador na caixa, carrega o meu monstrinho em menos de 35 minutos kkkkkkkkk....

                              • Eu não sei como falam que o iPhone 12 tá igual o 5S por conta do design sendo que ele tá o iPhone 11 purinho com umas marteladas nas laterais pra ficar quadrado, e o da Motorola é um dos poucos que não seguiu o mesmo design de 2019 que toda fabricante usou mas o ruim de topo da Motorola é que ela só lança umas 3 gerações e depois esquece e inventa outra a linha tudo de novo, fora a desvalorização de atualizar sistema más enfim são smartphones bons mas não pagaria o valor deles nem que eu tivesse, pro MEU uso não compensa pagar mais de 2 mil num celular kkkkk mas é isso

                                  • Esse lixo de moto g vale 2k

                                    • O edge é bom sim mas o pessoal aqui dos comentários precisa baixar um pouco a bola e reconhecer que o 12 Pro Max é muito melhor.

                                      Só por ter a audácia de cobrar 8 mil num aparelho que teria apenas UMA atualização, merecia perder era mais pontos.

                                      • Q teste merda ein..... plmds

                                          • Sugestão para o tudocelular(obviamente vai ser ignorada), como amigo ali embaixo BoyDroid disse, o Edge Plus tem suporte para 45W, se vocês foram capazes de tirarem de algum orifício um carregador 18W para o IPhone, obviamente consegue um carregador 45W com essa diferença de 5600 reais entre eles. To certo?

                                            • Seria melhor a comparação entre iPhone X iPhone e não um smartphone Android.

                                                • Nos comentários tá cheio de usuários do robô indignados, porque ouviu o amigo que tem um iphone 6S dizer que o Iphone não é melhor em bateria.

                                                  • Que critérios vocês usaram pra avaliar o tempo de recarga do iPhone 12? Que carregador usaram? Ele não traz um na caixa. O Edge plus tem suporte a carga de 45W. Vocês são uma farsa!

                                                    • Só a bateria do edgde+ desse site que não dura, porque nos outros canais é só elogio!

                                                        • Engraçado é os trouxas defendendo a Apple e pagando uma fortuna pra ter esse celular, pra mim defender uma marca no mínimo ela teria que me dar o smartphone mais top do seu portfólio de graça, bando de puxa saco. TC deveria fazer o teste de recarga com o carregador que vem na caixa do aparelho, ops é mesmo no IPhone não vem %uD83D%uDE36

                                                          • Só em ter Android já é melhor que qualquer smartphone Apple.

                                                              • Eu vi em um canal a Motorola deu uma surra na xiaomi Samsung Apple
                                                                Em bateria Motorola capricha nisso.

                                                                  • Mas ela capricha nas peças de reposição? Capricha em atualizar o telefone? Pós venda de um Motorola tá um dos piores do mercado, Para de ter mentalidade que ela ainda tá na Google

                                                                    • Celular Wars V: AppleCelular ataca novamente

                                                                        • Esse resultado era mais óbvio que abrir os olhos ao acordar...
                                                                          O edge + é uma bomba gourmet

                                                                          • Algo não está certo...

                                                                            O IPhone

                                                                            -Não tem carregador
                                                                            -Não tem 90hz
                                                                            -Não tem a maior tela
                                                                            -Tem pouca coisa a mais de resolução

                                                                            Só pq ele empatou com o Edge(Curiosamente a 90hz), não significa que ele está melhor por ter menor bateria...Fora que, vocês tiraram da onde esse carregador de 18W? Se for assim usa o de 5W que eles sofriam pra mandar no i11, faz mais sentido. O jogo muda nesse caso.

                                                                              • A atualização da tela é só um dos atributos de uma tela. Tá precisando sair desta página. Não é estranho, por exemplo, ter se verificado que há poucos meses a tela do 12 pro max foi considerada a melhor.
                                                                                É igual eu pegar uma foto que tem 15 mpx e dizer que ela é melhor que outra de 12 mpx pelo tamanho. Há muitos fatores, como cor, exposição, nitidez, sombras etc.

                                                                                Tamanho de tela nunca foi um quesito para considerar um smartphone melhor que o outro. Somente qdo é pequena demais ou muito grande (no meu caso as duas telas são grandes demais - uma de 6.1 já tá ótima p mim).

                                                                                Não ter carregador é uma coisa absurda mesmo, mas isto n faz com o que o smartphone da concorrência seja melhor. Eu nunca compraria um smartphone pior p o meu uso pq eu precisaria usar um carregador antigo. Pode ser um fator determinante qdo se encontra smartphones equivalentes, mas de longe ser o caso aqui.

                                                                                Tamanho de bateria seria interessante avaliar em produtos que possuem processadores e sistemas iguais. O iPhone 12 inaugura o tamanho de 3 nanômetros nos processadores de smartphone e ainda possui um sistema que consome muito menos. Natural que ele consiga ter mais autonomia com menos bateria.
                                                                                Não se engane, o iPhone 12 pro max é o segundo smartphone com a melhor autonomia da Apple. N perde p o Motorola nem que a tela fosse 60hz de fábrica.

                                                                                Resolução tbm n e tudo. Principalmente no tamanho tão diminuto. Há muitos fatores além do tamanho. Pega uma TV 4k da Philco e uma da Samsung de mesma resolução. Possuem a mesma resolução, Mas pode ter certeza que a da Philco n é melhor que a da Samsung :-).

                                                                                Motorola fez um smartphone cheio de %u201Cespecificações%u201D. Lindo no papel. Mas no uso, na constatação, os analistas viram que eram só números frios, longe da qualidade prometida.

                                                                                  • Nem vale a pena comentar com esse povo que vive no automático nesse mercado saturado

                                                                                      • Irmão, concordo com vocês em alguns pontos, mas tenho meus poréns.

                                                                                        Com o valor de um IPhone 12P Max, vc compra 2 EdgePlus, a diferença é um pouquinho "grande"? Sim! Mas justifica pagar por 2 smartphones para ter um? Obviamente não. Fora que, é inconcebível um smartphone sem carregador, que obviamente depende do mesmo para funcionar. Para de argumentar sobre o celular da apple ser bom nisso e naquilo, é nessa que a empresa entende que o consumidor não se importa se não vir nada alem do celular, já tiraram P2, os Fones, carregador, nunca colocaram USB-C e já já tiram o lightning para deixar apenas indução! Qual o intuito? Ganhar mais dinheiro, ganância apenas, pq ela sabe que tem pessoas como vc esperando a oportunidade de pegar o IPhone mais top.

                                                                                          • Cara, você tá pior que o maxdoidao que saia floodando o site todo defendendo ifome como se fosse o melhor smartphone do mundo, se juntar tudo que tu digitou aí, dar pra fazer um livro com 300 páginas sobre as maravilhas de se ter um smartphone capado kkk

                                                                                          • A Apple diz pra usar o do 11

                                                                                            • Pegaram logo o Edge pra comparação, o desespero para alavancar o alcance do iPhone tá grande.

                                                                                                • Esse teste de desempenho do TC esta defasado, ninguém sai abrindo apps em sequência assim feito um louco, acho os speed test gringo mais realista, se os apps ao msm toque em cada aparelho e ver qual abre mais rapido, e pontua o mais rapido ou empata, e depois a segunda volta se verifica qual manteve, e outra os apps tem q mesclar, se 3 jogos, 3 redes sociais, os iPhones são muito bons na abertura de jogos, ja os Samsung ganham na abertura de redes sociais por exemplo. Fica a dica.

                                                                                                    • Quase 3 horas pra recarregar o Edge+ deve ser terrível

                                                                                                        • Dá até vergonha ver este Motorola, cheio de %u201Cespecificações e perfumarias%u201D passando essa vergonha.
                                                                                                          Qm n gostou, pode comprar o Motorola e ser %u201Cfeliz%u201D.

                                                                                                            • Não é um aparelho ruim. É o TC mesmo que não sabe mais comparar celulares, tentaram virar referencia brasileira nisso parametrizando coisas que não fazem o menor sentido e tratam como o unico uso aplicavel.... Nem funções de software eles levam em conta como o modo de jogo do Edge ou o ecosistema da apple em consideração.

                                                                                                                • Eu n tenho um p opinar, mas me assusta ler que cortaram o desempenho do processador e que há problemas na ram.
                                                                                                                  Eu entendo a sua posição.
                                                                                                                  Talvez o problema é que o site n conseguiu traduzir em palavras o uso.
                                                                                                                  Se vc ler as especificações, a Motorola parece ter feito um smartphone que destrói o iPhone.
                                                                                                                  Mas no uso se vê que a tela n tem a cor tão bonita, que a foto n é de qualidade de intermediário premium; que o desempenho n é tão alto como se imaginava , que a duração da bateria é menor.
                                                                                                                  Realmente é difícil explicar para leigo que um sistema é diferente do outro, que um roda zerado com 4gb e o outro fica no limite etc.
                                                                                                                  Além disto, aqui tem muito hater, pessoas mal intencionadas que usam as especificações para falar que um produto é melhor que o outro sem sequer ter tido contato.
                                                                                                                  É igual dizer que a câmera de 108 megapixels Samsung, que tá com problema de foco, foi melhor que a da Apple por esta ter apenas 12 megapixels só pelos números. Há muitos detalhes e critérios a serem levados.
                                                                                                                  No review, fica extremamente cansativo se for ficar explicando tudo de novo. Já se presume que o usuário que chega aqui tenha alguma noção.

                                                                                                                    • Irmão trabalho para a Motorola e tu deu uma viajada em alguns pontos ai. Coisas interessantes que o TC simplesmente ignorou:

                                                                                                                      É de conhecimento geral que uma tela de 90htz gasta mais energia do que uma a 60, porém é justo comparar as baterias em frequencia diferente de tela? Você sabe que um vai sair na vantagem, "Ah caio mas se tá é para ser usado!", concordo plenamente, se está é para cer usado, porém se for comparar nivele os dois antes de fazer, pois se um a 90 e ou a 60 tem o mesmo gasto você está automaticamente dizendo que um com mais bateria gasta mais que o outro com menos, mas se nivelar ambos o resultado é outro.

                                                                                                                      Ainda sobre carregamento, se um não vem na caixa o carregador e você usa outro carregador para saber quanto tempo demora, logo você deve usar o mesmo carregador no segundo pois você está comparando os dois, "Ah Caio mas usaram o carregador que veio na caixa", justo se veio na caixa tem que usar o da caixa, mas use no review não no comparativo com um aparelho que não vem com carregador e que o TC usou um carregador de 18w. Se fosse contra o Moto G9 Plus com carregador de 30w seria um comparativo coerente? Não né.

                                                                                                                      Sobre processamento o TC nunca levou em conta o ciclo de lançamentos de processadores, sempre lançados no segundo semestre, comparar processadores de gerações diferentes é um erro. O snap 888 foi criado para bater de frente com esse processador da Apple e não vi nenhum asterisco no comparativo mencionando isso.

                                                                                                                      Os testes de abertura de aplicativos é o mais eloquente possivel porque é impactado exatamente pelo ponto mencionado acima, um processador a 5nn com toda certeza será mais rapido do que um a 7nn. Se for testar um uso mais proximo do dia a dia seja coerente, quantos canais e sites já dizem que "um é melhor por X mas no dia a dia ambos vão atender seu uso".

                                                                                                                      Sobre as câmeras que você mencionou, aqui mesmo no site saiu uma retratação do DX aumentando em 4 pontos o resultado do Edge, como que o melhor sistema de analise de câmera volta a tras e da uma nota maior? Ou falharam no primeiro teste ou falharam no primeiro teste. Teste de câmera é totalmente opinativo, o que é daora para ti pode não ser para mim, tu pode gostar de cores lavadas e eu de cores saturadas e está tudo ok.

                                                                                                                      Tudo isso para review faz sentido, para comparativos não... O TC precisa se reinventar, isso lá em 2015 talvez fizesse sentido, hoje em dia não tem cabimentos um site tão grande continuar errando em coisas batidas e influenciando tantas pessoas ao erro.

                                                                                                                    • IPhone 12 pro Max não tem:
                                                                                                                      -LPDDR5 (memórias mais atuais no mercado)
                                                                                                                      - tela em 90hz
                                                                                                                      - Ram max at 16GB
                                                                                                                      - filma 8k@30fps
                                                                                                                      -LTE CAT24
                                                                                                                      -Bluetooth 5.2
                                                                                                                      -Navegador QZSS, SBAS, NAVIC
                                                                                                                      Obs : tudo que foi citado acima o iPhone 12 pro Max não tem, mas o Motorola Edge Plus possui....
                                                                                                                      fora outras especificações não citadas...

                                                                                                                    • Parabéns pela ótima análise Stella.
                                                                                                                      Não colocaria o Edge+ como pior aparelho top de linha do ano, mas admito que, como fiel usuário da Motorola (Maxx, X Force, Z e Z2 Force), ela acabou se perdendo em relação ao lançamento de aparelhos top de linha, principalmente se comparada com outras fabricantes.

                                                                                                                        • Quem é esse otário que deu ponto pro iPhone na duração da bateria ? me poupe né tira esse lixo que faz esses comparativo vai baba o ovo do cão

                                                                                                                          • Bateria do iPhone dura mais! kkkkkk

                                                                                                                              • de que adianta atualizacao se depois nao da para instalar mais nenhum app no ios? o android tem pouca atualizacao mas os androids 4.1 em diante aInda atualizam seus apps.

                                                                                                                                  • IPhone 5 de 2012 ainda tem suporte a WhatsApp

                                                                                                                                      • Oi? Do que vc tá falando? É mais fácil o dono do App atualizar o aplicativo no iOS do que no Android. Público do iOS consome muito mais.

                                                                                                                                          • tenho um iphone 4s em maos e nao atualiza mais nada. para o comparativo, tenho um tablet sony de 2013 que atualiza ate hj.. motivo?? o android nao baseia a atualizacao de seus apps nas versoes do an drois e sim em um app chamado google play servide, que seria um gerenciador de apps, nao necessitando que um android tenha que ficar amarrado a atualizacoes para manter os apps compativeis.

                                                                                                                                              • Entendi seu ponto. Mas vc tá sabendo que o iPhone 4s foi lançado em 2011, né?
                                                                                                                                                São 10 anos.
                                                                                                                                                Dois anos faz uma diferença no mundo de smartphone que vc n tem noção.
                                                                                                                                                A título de exemplo, em 2013 a Apple lançou o 5s com processador de 64 bits, o primeiro até então no mercado com esta arquitetura.
                                                                                                                                                Sobre a experiência com gadget tão antigo não sei muito opinar. Realmente o Android pode estar a frente nesta parte. Meu particularmente n consigo usar um aparelho que tem mais de 5 anos. O desempenho é muito sofrível, para os dois lados. Jogaria fácil fora um 6s, s6 etc.N teria paciência para o desempenho.

                                                                                                                                                Com a evolução atual dos processadores, talvez a duração futura seja maior e aí seja mais conveniente um Android p qm pensa usá-lo a tão longo prazo, como vc.
                                                                                                                                                Porém, no meu uso, n consigo. No primeiro pane eu já quero jogar pela janela.

                                                                                                                                            • "bateria mais eficiente" kkkk

                                                                                                                                                • O Motorola Edge Plus é melhor em tudo se for comparado aos IPhones da vida, pelo menos teremos certeza que após cada atualização o smartphone não ficará mais lento propositadamente pela fabricante

                                                                                                                                                  • TudoCelular Baba ovo da Apple em bateria o Edge tem mais tempo de tela e eles vão e da ponto pro iPhone mesma coisa na tela o Edge tem 90hz o iPhone não

                                                                                                                                                      • Buraco é ainda pior que o notch.

                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                        Windows

                                                                                                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                        Economia e mercado

                                                                                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista