
Tech 18 Jan
18 de janeiro de 2021 10
Nos últimos meses, temos visto por aqui algumas notícias que apontam para a chegada de novos processadores e chipsets que se beneficiarão das novas possibilidades de produção, o que incluiu a chegada por exemplo do Exynos 2100 e do Snapdragon 888, ambos com 5nm.
Obviamente, a presença de ambas as empresas já com a nova produção de 5nm estimula que a tecnologia seja adotada para outras fabricantes de SoC e ao que parece, a próxima a adotar a litografia em questão será a MediaTek, com a chegada do especulado Dimensity 2000.
Segundo rumores levantados pelo já conhecido vazador "Digital Chat Station" na rede social chinesa Weibo, a marca pode trazer já no começo do ano que vem o Dimensity 2000, sendo esse o primeiro da linha a trazer produção em 5nm, superando o Dimensity 1200 (de 6nm) e as gerações anteriores que foram desenvolvidas em 7nm.
Ainda de acordo com o suposto roadmap divulgado por ele, as marcas Oppo e vivo devem se beneficiar inicialmente da novidade, sendo provável que nos meses seguintes, as outras parceiras da marca também lancem aparelhos com essa nova versão de SoC embarcado.
Uma das potenciais marcas que não é citada no rumor mas que possivelmente aproveitará a parceria com a MediaTek é a Honor que, após ter sido vendida pela Huawei, deve começar a apostar em trazer SoCs de outras empresas, diminuindo assim a dependência do Kirin, da HiSilicon.
A expectativa (obviamente ainda não confirmada) é que o Dimensity 2000 traga embarcada a próxima geração de núcleos Cortex-X (alegadamente Cortex-X2), combinado com núcleos Cortex-A79 e GPU Mali-G79, o que depende ainda da confirmação desses núcleos e GPU pela Arm.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários