LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exynos 2100 vs Snapdragon 888: novos testes reforçam vantagem da Qualcomm

10 de fevereiro de 2021 47

Com a chegada da família Galaxy S21, agora também disponível no Brasil, um dos assuntos mais falados segue sendo o mesmo de gerações passadas: as diferenças de performance entre o Exynos 2100, presente na versão brasileira e global, e o Snapdragon 888, utilizado na variante norte-americana e sul-coreana. Com o abandono dos núcleos customizados em favor do poderoso ARM Cortex-X1, a expectativa era de que o chip da Samsung pudesse se equiparar ou mesmo superar a solução da Qualcomm mas, como vimos em inúmeros testes, a situação é mais complicada do que parece.

Apesar dos clocks mais altos e dos resultados superiores em alguns benchmarks, o Exynos 2100 segue sofrendo com o maior ponto fraco da família Exynos de alto desempenho: performance em cargas de trabalho prolongadas. Sob estresse, o processador sul-coreano sofre bem mais que o Snapdragon, perdendo margens maiores de performance em menos tempo, o que curiosamente tem um efeito positivo na bateria.

Para dar uma nova chance ao chipset da Samsung, o site Anandtech o colocou mais uma vez para enfrentar o processador da Qualcomm em uma extensa lista de testes. A publicação também traz detalhes mais técnicos das especificações de cada chip, comparando-os de maneira mais meticulosa.

Tanto Snapdragon 888 quanto Exynos 2100 são fabricados no processo 5LPE de 5nm da Samsung, equivalente ao processo de 7nm N7P da TSMC, e compartilham da mesma configuração de núcleos: 1 núcleo prime Cortex-X1, dois núcleos de alto desempenho Cortex-A78 e quatro núcleos de baixo consumo Cortex-A55.

Mesmo que tenha mostrado evolução em relação ao Exynos 990, o Exynos 2100 ainda sofre com o aquecimento e perde mais desempenho que o Snapdragon 888 sob estresse.

As diferenças começam nos clocks: 2,91GHz (prime) + 2,81GHz (alto desempenho) + 2,2GHz (baixo consumo) no Exynos, contra 2,84GHz + 2,42GHz + 1,8GHz no Snapdragon. Em contrapartida, o processador da Qualcomm tem mais cache, fornecendo 1MB de cache L2 para o Cortex-X1 e 128KB de cache L2 para os Cortex-A55, contra 512KB e 64KB, respectivamente, do chip da Samsung.

Na prática, temos os mesmos resultados vistos anteriormente. O Snapdragon 888 consegue apresentar performance superior na maioria dos testes, ao mesmo tempo em que consome menos energia. Novamente, em cargas de trabalho prolongadas, o Exynos 2100 perde performance em maior grau e antes do Snapdragon, aumentando a diferença entre os dois.

Na GPU, a história é a mesma. Ainda que a Mali-G78 traga os 40% de ganhos em performance em relação à Mali-G77 do Exynos 990 prometidos pela Samsung, a GPU do chipset sul-coreano só consegue atingir nível de performance similar ao da Adreno 650 do Snapdragon 865 Plus, seguindo atrás da Adreno 660 do Snapdragon 888 por uma boa margem.

A situação é semelhante em GPU, com a Mali-G78 ganhando 40% de performance em relação à Mali-G77, mas passando longe da Adreno 660 do Snapdragon 888.

Segundo os testes do Anandtech, o Exynos 2100 consome de 18% a 35% mais energia que o Snapdragon 888, o que também afetou a performance do aparelho com o chip da Samsung nos testes de bateria. Usando o benchmark PCMark Work 2.0, o portal concluiu que a diferença em autonomia é grande, e chega a ser pior que a do Galaxy S20 Ultra com Exynos 990, ainda que esse resultado em específico possa ser uma anomalia.

Em resumo, o Exynos 2100 é uma evolução clara quando comparado ao seu antecessor, trazendo desempenho 27% superior em CPU e 40% maior em GPU, o suficiente para justificar sua implementação nos mercados em que é vendido, ainda que a queda de performance em cargas de trabalho prolongadas persista. Ainda assim, não foi desta vez que o Exynos conseguiu deixar o Snapdragon para trás. O jeito agora é aguardar pela próxima geração, que trará a aguardada GPU AMD Radeon.

Veja mais


47

Comentários

Exynos 2100 vs Snapdragon 888: novos testes reforçam vantagem da Qualcomm
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos